Por Yuval ben-Itzhak, CEO da Socialbakers
Há
uma mudança contínua na maneira como as
marcas e seus departamentos de marketing alocam e gerenciam publicidade
paga nas mídias sociais. Por um lado as marcas estão investindo
mais no orçamento para as mídias sociais, pois é onde está a audiência.
Mas, ao mesmo tempo, obter um entendimento claro de exatamente
onde o budget em publicidade estão sendo aplicados e quais resultados
estão gerando pode ser um desafio.
Isso ocorre porque a capacidade de rastrear
anúncios online em várias plataformas sociais e coletar métricas
precisas sobre seus resultados têm sido imprecisos, na melhor das
hipóteses. O processo geralmente é ineficiente e fornece poucas
informações sobre várias contas de anúncios gerenciadas em diversas
regiões e equipes. Também pode haver desafios com as maneiras pelas
quais os dados são armazenados e compartilhados entre as partes
interessadas.
Essa falta de clareza, transparência e
supervisão dos gastos com anúncios em mídias sociais está custando as
marcas seus orçamentos de marketing. Se as equipes não
conseguirem proteger e gerenciar adequadamente os dados do anúncio, os
custos aumentam e os resultados diminuem Hoje, as marcas exigem
novas ferramentas que proporcionam maior controle, segurança e
transparência para seus gastos com anúncios em mídias sociais.
A segurança dos dados é fundamental para o
sucesso e a reputação de uma empresa. As inúmeras violações de segurança
de alto perfil – e as subsequentes saídas de executivos, bem
como os preços das ações das empresas em queda – ilustram esse ponto de
maneira vívida. No entanto, a segurança dos dados não é
apenas um problema de TI. Também é um problema para os profissionais de
marketing, que precisam se proteger contra as pessoas erradas que
veem os dados de seus anúncios.
No passado, simplesmente não valia o tempo e
as despesas para as marcas coletarem todos os seus dados, limpá-los e
descobrir como entendê-los. Era simplesmente muito caro e pesado.
Hoje, porém, a capacidade de transformar dados brutos em insights
acionáveis é um imperativo para os negócios. E isso é particularmente
verdade quando se trata de publicidade em mídias sociais.
A boa notícia é que as soluções de
marketing estão democratizando não apenas o acesso dos profissionais aos
dados, mas também à análise. Hoje, a solução de
Inteligência Artificial certa pode reunir informações de diferentes
sistemas de maneira fácil e rápida, permitindo às marcas mais
tempo para limpar os dados e obter informações úteis.
De acordo com a pesquisa de CMO da Gartner, no
ano passado, a martech – projeto, ferramenta ou startup que alia a tecnologia ao
marketing – foi
a “maior
área de investimento quando se trata de recursos e programas de
marketing”. Além disso, de acordo com um estudo de Moore Stephens e
WARC,
marcas no Reino Unido e na América do Norte aumentaram seus gastos com
martech em 44% durante o ano de 2018. 77% dos profissionais de
marketing em mídias sociais disseram que agora usam ferramentas martech,
com outros 18% esperados para usá-las no próximo ano.
No entanto, apesar da crescente adoção de
soluções martech, o Content Marketing Institute relata que 50% dos profissionais da área disseram que suas empresas não tinham a
tecnologia certa para gerenciar conteúdo e 35% disseram que não estão fazendo pleno uso da tecnologia.
Então, como a martech pode ajudar as marcas a
obter mais controle e transparência sobre os gastos com anúncios em mídias sociais? Fornecendo esses recursos:
• Visualização precisa e unificada dos
gastos com anúncios em várias equipes, contas e regiões geográficas;
• Análise confiável do desempenho e do ROI
do anúncio para ajudar a evitar desperdício de orçamentos;
• Colaboração entre as partes interessadas
no marketing para garantir objetivos e prioridades uniformes;
• Segurança para dados de anúncios que
minimizam o risco de os dados serem acessados pelas pessoas erradas.
As soluções da martech que fornecem acesso
mais transparente aos dados e análises relacionadas podem tornar os
profissionais de marketing mais eficazes do que nunca. Para as marcas,
este é um momento de transição, à medida que elas se aprofundam no
universo da publicidade em mídias sociais. Mas também é um momento
de oportunidade. Aqueles que o aproveitarem, com os mais recentes
avanços martech para transparência, controle e proteção de dados, não
apenas sobreviverão a esse momento; eles vão prosperar com isso.