ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Marketing Pesquisa e Dados

Pesquisa: empresas humanizadas têm rentabilidade duas vezes maior

Apresentada em São Paulo durante a primeira Conferência Latino-Americana sobre Capitalismo Consciente, estudo inédito no País, conduzido por estudiosos da USP de São Carlos, listou 22 companhias que se destacam em maior rentabilidade, satisfação dos clientes e engajamento dos colaboradores, ao adotar os pilares do Capitalismo Consciente

Da redação ABC da Comunicação by Da redação ABC da Comunicação
31/03/2019
in Pesquisa e Dados
0 0
Pesquisa: empresas humanizadas têm rentabilidade duas vezes maior
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Uma pesquisa inédita realizada no Brasil mostra que empresas que adotam os pilares do Capitalismo Consciente – conjunto de práticas que gera valor financeiro, sustentabilidade e bem-estar social para todas as partes envolvidas em um negócio, de acionistas, colaboradores e até consumidores – apresentam resultados superiores, quando comparadas à média das 500 maiores companhias do País. Ao fazer negócios de maneira que siga tais preceitos, essas organizações superam as concorrentes em quesitos como rentabilidade, fidelidade dos clientes e engajamento dos funcionários. O estudo foi apresentado nesta quarta-feira (20/3), em São Paulo, durante a primeira Conferência Latino-Americana sobre Capitalismo Consciente.

No total, o estudo brasileiro mapeou dados e informações de 1.115 empresas brasileiras, que representam mais de 50% do PIB, até chegar nas 22 corporações que se destacam pelas melhores práticas e resultados alinhadas ao conceito Capitalismo Consciente. São elas: Hospital Israelita Albert Einstein, Bancoob, O Boticário, Braile Biomédica, Cacau Show, Cielo, ClearSale, Elo7, Fazenda da Toca Orgânicos, Johnson & Johnson, Jacto, Klabin, Malwee, Mercos, Multiplus, Natura, Raccoon, Reserva, Tetra Pak, Unidas, Unilever e Venturus.

O objetivo do estudo no território nacional é mostrar que, mesmo diante dos casos de corrupção que assolaram o Brasil nos últimos anos, há um grupo de empresários comprometidos com a ética e a sustentabilidade que deve servir de modelo para todas as corporações. A pesquisa, realizada pelo departamento de Engenharia de Produção da USP de São Carlos, é baseada na metodologia do professor Raj Sisodia, da Babson College (EUA), co-fundador do movimento global Capitalismo Consciente.

“Mesmo passando por mudanças de governo, redução de investimentos estrangeiros, crise econômica, crise política e social, as Empresas Humanizadas do Brasil tiveram um desempenho muito superior à média das 500 maiores empresas do país. Isso comprova a tese de que empresas que são movidas por um propósito maior, e são legitimamente reconhecidas por todos os seus stakeholders por fazerem negócios da maneira correta – com ética, cultura corporativa que preza pelo bem-estar dos colaboradores, responsabilidade social e ambiental -, são naturalmente mais admiradas, amadas, confiáveis, valorizadas e lucrativas”, afirma Pedro Paro, consultor e responsável pela pesquisa Empresas Humanizadas Brasil.

Em períodos longos, de 4 a 16 anos de análise, as Empresas Humanizadas chegam a ter rentabilidade duas ou mais vezes superior à média das 500 maiores empresas do país, conforme aponta o gráfico abaixo. Essas empresas também alcançam junto aos clientes uma satisfação 240% superior, e os índices de satisfação e bem-estar dos colaboradores chega a ser 225% maior, quando se compara as Empresas Humanizadas do Brasil (EHBRs) com empresas comuns.

Fonte: Pedro Paro, resultado preliminar do trabalho de doutorado na USP.

“Essas empresas tornam o mundo melhor pela maneira como fazem negócios, e o mundo responde. Quando uma empresa compreende a razão pela qual ela existe no mundo, e vive esse propósito maior de maneira autêntica e legítima, a sociedade naturalmente responde a seu favor. Os colaboradores ficam mais engajados. Os clientes se fidelizam e passam a promover a marca. Os fornecedores, parceiros, investidores e a comunidade , passam também a defender essa empresa. E esse é o fator crítico do sucesso nos negócios, é assim que as melhores empresas conseguem prosperar, gerando valor para todos os envolvidos”, completa Pedro.

Para Ricardo Catto, um dosconselheiros da pesquisa, o estudo ganha uma relevância ainda maior dado o atual cenário político e econômico do país. “Com a nova formação de governo, e o novo ministério da economia, há uma promessa de menos estado e mais mercado. E o que isso significa? Se o estado reduzir sua ingerência na economia e o mercado não estiver preparado para ocupar este espaço, estaremos perdendo a chance de colocar o Brasil no devido lugar. Na minha visão, o empreendedorismo com propósito precisa ser capaz de ocupar este espaço, e atender às demandas da sociedade por Prosperidade, Qualidade de Vida e Justiça Social. E agora, com os exemplos inspiradores das Empresas Humanizadas, temos uma chance única de criar uma nova narrativa para o ambiente de negócios no país”, afirma Ricardo.

Alguns números que revelam a dimensão da pesquisa:

  • 1.115 empresas mapeadas;

  • 900 mil avaliações de consumidores coletadas;

  • 136 mil avaliações de colaboradores coletadas;

  • 2.394 stakeholders ouvidos;

  • 152 indicadores avaliados;

  • 65 horas de entrevistas, sendo 12 horas de gravação;

  • 1.400 páginas de estudo de caso.

Mais detalhes sobre a pesquisa estão disponíveis no site www.humanizadas.com.

 

Tags: pesquisa

Related Posts

Dia das Mães: tendência de compras online deve se consolidar como principal canal de consumo em 2025
Pesquisa e Dados

Dia das Mães: tendência de compras online deve se consolidar como principal canal de consumo em 2025

...

Pesquisa mostra que 61% dos consumidores aprovam a interação com chatbots
Pesquisa e Dados

Pesquisa mostra que 61% dos consumidores aprovam a interação com chatbots

...

5 lições que as marcas devem aprender com cada geração

5 lições que as marcas devem aprender com cada geração

Estudo inédito revela que 98% das empresas enfrentam déficit de profissionais com habilidades em nuvem

Estudo inédito revela que 98% das empresas enfrentam déficit de profissionais com habilidades em nuvem

Estudo da FTI Consulting revela que executivo brasileiro é mais preocupado com cibersegurança, mas tem dificuldade em entender riscos

Estudo da FTI Consulting revela que executivo brasileiro é mais preocupado com cibersegurança, mas tem dificuldade em entender riscos

Virta e Instituto QualiBest revelam os Impactos da Inteligência Artificial na Comunicação Corporativa

Virta e Instituto QualiBest revelam os Impactos da Inteligência Artificial na Comunicação Corporativa

Pesquisa Vanpro aponta crescimento das agências em 2023 e perspectivas positivas para 2024

Pesquisa Vanpro aponta crescimento das agências em 2023 e perspectivas positivas para 2024

Campanhas publicitárias relacionadas a Páscoa aumentam 133% do investimento do último ano, aponta estudo da tunad

Campanhas publicitárias relacionadas a Páscoa aumentam 133% do investimento do último ano, aponta estudo da tunad

Next Post
O futuro das telecomunicações está alinhado à Inteligência Artificial

O futuro das telecomunicações está alinhado à Inteligência Artificial

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X