Se você empreendedor, quer atrair mais clientes e economizar tempo e dinheiro investindo em estratégias mais assertivas, a persona é assunto para você sim, mesmo que marketing não seja sua praia.
A persona funciona como um facilitador de decisões, porque traz clareza de diversos pontos importantes sobre o cliente e seu comportamento de compra.
Para ficar mais claro como isso funciona, vamos direto a um exemplo: Imagine uma empresa do segmento de turismo com o seguinte público-alvo: Mulheres, de 25 a 34 anos, solteiras, graduadas em moda, com renda média mensal de R$ 3.000, que pretendem investir em atualização profissional no exterior e acompanham blogs do tema.
A persona é um personagem criado para representar o público-alvo. Sua construção é feita a partir de uma análise mais aprofundada dos diversos tipos de clientes da empresa, com riqueza de detalhes.
A persona da empresa do nosso exemplo poderia ser:
> Carol tem 28 anos, é solteira, recém-formada em moda e estilista autônoma. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um curso no exterior e sempre quis fazer uma viagem assim. Ela lê blogs de viagens e pesquisa sobre os cursos que sonha fazer. Economiza dinheiro para realizar esse sonho há algum tempo. Carol é super ativa nas redes sociais, principalmente no Instagram. Atualmente está buscando uma agência de viagens que a ajude a encontrar cursos na Europa e que aceitem alunos estrangeiros.
Na prática, o que nossa empresa de turismo do exemplo pode fazer com as informações da persona?
Vamos a alguns exemplos:
- Definir as pautas de assuntos, estilo e “tom “dos conteúdos que vai publicar para falar direto ao coração do seu cliente.
- Direcionar investimento para os canais certos, ou seja, aqueles mais acessados pelo seu cliente.
- Buscar parcerias com influenciadores do seu cliente.
- Criar ofertas atrativas para o contexto desse cliente.
- E por aí vai… Criar esses clientes fictícios permite que a gente se aproxime da mentalidade dos nossos clientes reais, o que facilita muito o processo de identificação dos objetivos, desejos, necessidades e exigências dos consumidores.
Ter uma ou mais personas ajuda a direcionar esforços e investimentos de marketing.
Agora vai lá e descreve a persona principal do seu negócio! E já sabe! Se ficar difícil, estou a disposição.