Por Giuliana Tranquilini
O Personal Branding Experience (PBEX EXPERIENCE®️), congresso internacional de Marca Pessoal, foi realizado este ano no Brasil, em dezembro de 2023. Sob a liderança da executiva Daniela Viek, o evento reuniu especialistas como William Arruda, precursor da Marca Pessoal no mundo, e Luigi Centenaro, criador do método Personal Branding Canvas. As discussões tiveram como foco principalmente a intersecção entre Personal Branding e Inteligência Artificial.
Como palestrante internacional, com o tema “Dos Algoritmos à Autenticidade”, pude levar o debate sobre como os algoritmos das redes sociais manipulam nossa percepção da realidade e muitas vezes fazem com que tenhamos que ajustar nosso comportamento, mesmo sem estar alinhado aos nossos valores. Para contrapor essa realidade, é necessário praticar o equilíbrio entre manter uma presença online genuína e a tentação de se conformar com os padrões impostos pela tecnologia.
O principal ponto dessa discussão é o conceito de reforço intermitente positivo, uma tática sutil usada pelas plataformas digitais, e como isso molda nosso comportamento, impactando o modo como levamos e percebemos nossas Marcas Pessoais. A compreensão desse mecanismo provocou uma reflexão profunda sobre como a manipulação tecnológica, embora muitas vezes imperceptível, pode levar a um comportamento compulsivo ao desalinhamento com a identidade da Marca Pessoal. No final, isso desafia a autenticidade que é crucial no fortalecimento de uma Marca Pessoal memorável.
O PBEX EXPERIENCE®️ 2023 trouxe ainda um debate sobre a aplicabilidade do Personal Branding em diversos setores, como nas relações interpessoais e na interculturalidade, superando a ideia de que esse recurso seria apenas para executivos e empreendedores. Foi um momento para refletir como a Marca Pessoal interage em diferentes contextos e como este tema tem crescido em muitos mercados ao redor do mundo e ganhando a cada dia mais relevância no Brasil.
Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de experimentar o Personal Branding Canvas, conduzido pelo seu idealizador, o italiano Luigi Centenaro. O método consiste na ferramenta visual de uma página mais popular para projetar sua própria estratégia de Marca Pessoal, traduzida para mais de 10 idiomas e usada globalmente. Como resultado, muitas inspirações e vontade de construir um mercado forte para ajudar os clientes com as melhores práticas.
Uma das lições deixadas nesta edição é a necessidade de proteger o Personal Branding de influências superficiais. As palestras e diálogos profundos reafirmaram a importância de manter a humanidade no centro do Personal Branding, utilizando a tecnologia como uma ferramenta para realçar nossa verdadeira natureza.
O PBEX EXPERIENCE®️ reforçou o compromisso de todos os presentes de garantir que a tecnologia seja uma aliada na construção de Marcas Pessoais autênticas e significativas, lembrando-nos que, apesar dos avanços tecnológicos, o coração do Personal Branding permanece inalterado: ser autenticamente humano.
*Giuliana Tranquilini é co-fundadora da consultoria de Personal Branding BetaFly Brandmakers, responsável pela criação do exclusivo e reconhecido Método FLY®. Palestrante no Brasil e Estados Unidos, também é co-autora do best-seller “Sua Marca Pessoal”, professora de MBA e mentora de estudantes, empreendedores e residentes de Medicina. Foi uma das palestrantes internacionais do PBEx 2022 e 2023.