No Brasil, dados apontam que o etarismo começa antes mesmo das pessoas chegarem à terceira idade. De acordo com uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2021, aproximadamente 20% dos brasileiros com 50 anos ou mais já se sentiram vítima de algum tipo de discriminação por estarem envelhecendo. Pensando nisso, o Boticário, a marca de beleza mais amada entre os brasileiros*, comemora seus 45 anos de história convidando o público maduro a celebrar suas trajetórias, vivências e aprendizados em uma campanha especial, que busca incentivar a criação de novas formas de interpretação da maturidade por meio da abertura de diálogos sobre autoconhecimento, liberdade e aceitação.
Além de contribuir com o combate do etarismo, a campanha idealizada pela AlmapBBO, “O Tempo não me para. O Boticário 45 anos. É só o começo” traz em seu cerne a valorização dos aprendizados e conquistas após os 45. O objetivo é destacar a idade como uma oportunidade para novos começos, não apenas para as pessoas, mas também para O Boticário – que entra nessa nova fase de olho no futuro, se posicionando como uma marca que está sempre inovando, se renovando e evoluindo, assim como a sociedade. Para construir essa narrativa, a campanha conta com a participação de celebridades brasileiras engajadas na causa e que fomentam debates importantes sobre o envelhecimento sem julgamentos: as apresentadoras e jornalistas Fátima Bernardes e Maria Cândida, a cantora Pitty, e a atriz Cacau Protásio.
“No Boticário, temos o amor como um dos nossos principais pilares. Acreditamos que esse sentimento contribui — e muito — para uma sociedade mais justa e igualitária para todos e que, enquanto marca, temos um papel importante para fomentar o debate de temas sociais relevantes, como é o caso do preconceito baseado na idade”, afirma Renata Gomide, diretora de marketing do Grupo Boticário. “Todas as nossas campanhas, ações e iniciativas buscam impactar positivamente as pessoas em torno das mudanças que queremos ver na sociedade. Queremos gerar conversas saudáveis e reflexões propositivas, movimento que permeia também a nossa relação com consumidores, colaboradores e parceiros”.
“Se eu dependesse do que dizem para mim, esse seria meu último ano (…) para escrever as músicas que sonhei, tocar os ritmos que imaginei, realizar tudo aquilo que pensei (…). Só alguns meses… É quanto falta para os meus 45. Mas eu não vou parar. Vou escrever músicas, gravar álbuns, fazer shows. Vou mudar, me reinventar, fazer o que EU quiser, quando bem entender. Porque o tempo…o tempo não me para. Não deixe ele te parar também”, é um trecho do vídeo-manifesto gravado pela Pitty, divulgado nesta segunda-feira (8). Os demais vídeos, gravados pelas demais personalidades da campanha, serão divulgados nos próximos dias.
Renata ressalta que as ações de comemoração de 45 anos têm como principal objetivo contribuir com a construção de uma perspectiva positiva sobre a maturidade, mostrando que recomeços são sempre possíveis independentemente da idade. “Queremos fortalecer cada vez mais nossas mensagens prioritárias, como o amor, a equidade racial e a igualdade de gênero e de idade – temas importantes não só para a marca, mas para uma sociedade mais justa para todos. Esse posicionamento é fundamental para impactar toda a nossa rede, entendendo o nosso papel e envolvendo o mercado na evolução necessária para essa transformação social”, finaliza.
Boticário, uma marca 45+
Em 1977, o farmacêutico Miguel Krigsner se instalou em uma portinha, numa rua secundária de Curitiba, cidade do Sul do Brasil. Chamou a pequena farmácia de manipulação de o Boticário, nome ideal para traduzir o espírito de alquimista capaz de colocar amor em potinhos. Desde o começo, “Dr. Miguel” percebeu que seu verdadeiro amor eram os cosméticos. Os primeiros que criou foram um creme à base de colágeno, um creme de elastina para estrias, um xampu e um banho de algas marinhas. O boca a boca foi poderoso, e de repente a farmácia passou a atrair cada vez mais apaixonados por aquelas formulações especiais. Logo veio o primeiro perfume, Acqua Fresca, lançado em 1979 e vendido em um frasco em formato de Ânfora, que hoje é o maior símbolo da marca.
O Boticário completa 45 anos com portfólio completo nas categorias de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. É a maior rede franqueada do país e está presente com pontos de venda em mais de 1650 cidades brasileiras, além de outros 15 países.
Veja o vídeo manifesto
FICHA TÉCNICA
- Anunciante: O Boticário
- Agência: AlmapBBDO
- Título: 45 anos
- Produto: Institucional
- Anunciante: O Boticário
- CCO: Luiz Sanches e Pernil
- Diretores de Criação: Rafael Gil e Rodrigo Almeida
- Criação: Daniell Rezende, Igor Cabó, Pedro Hefs
- RTV: Vera Jacinto, Diego Villas Bôas, Bruna Rocha
- Atendimento: Camilla Massari, Daniela Teixeira, Andressa Duo, Monique Costa, Nataly Barros e Pedro Miranda
- Planejamento: Rita Almeida, Tiago Tateyama, Daniela Ferrari, Giovanna Schiavon, Maria Eduarda Menezes
- Mídia: Everton Ulisses Maciel dos Santos, Ana Carolina da Silva, Willian Carvalho de Araujo
- Artbuyer: Stephanue Biekarck
- Banco de imagem: Getty Images e Shutter Stock
- PRODUTORA DE IMAGEM:
- Produtora: CINE
- Diretora: Cris Vida
- Direção de Fotografia: Andre Faccioli
- Prod. Executivo: Raul Doria e Deo Borba
- Assistente de prod. Executiva: Renata Jarud
- Atendimento: Fernanda Mormanno e Jordana Ribeiro
- Coordenador de produção e assistentes: Jair Costa e Roseli Sabino
- Diretor de produção: Tatiana Ueda
- Assistente de direção: Toni Diniz
- Direção de arte: Gabriela Valverde
- Prod. de objeto: Thais Torlize e Maria Helena Alvarenga
- Finalização: CINE X
- Finalizadora: Juliana Silva
- Coordenador de pós: Lucas de Paula e Sergio Cicinelli
- Coordenador de Ilha: Marcos Rodrigues
- Montador: Rafael Mesquiara
- PRODUTORA DE AUDIO:
- Produtora de som: Antfood Music & Sound Design
- Direção de Produção Musical: Lou Schmidt e Fernando Rojo
- Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Luis Bergmann e Vinicius Nunes
- Produção Executiva: Christiane Rachel e Renato Castro
- Coordenação: Monique Munhoz
- Finalização: Bruno Broaska, Fabian Jorge, Pablo Homem de Mello e Tiago Lins
- Aprovação: Alexandre Bouza, Renata Gomide, Marcela De Masi