ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Mantenedores

O diferencial está na essência

Flávia Brito | Especialista em reposicionamento com foco no cliente

The Branding Group por The Branding Group
05/06/2022
em Mantenedores
0 0
Startup TUKANO de, Sergio Marone, lança três biocosméticos em sua plataforma e convida à reflexão “que futuro você quer”?
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Uma pequena cidade ao Norte de Portugal, que ganha fama por ter o marco do quilômetro 0 da “rota 66” portuguesa, a estrada nacional 2 liga o país de Norte a Sul. Chaves, uma cidade pouco conhecida e descoberta por turistas, rústica, tradicional, que carrega consigo uma leveza e um povo apaixonado por suas origens. Além de uma beleza natural apaixonante, Chaves também carrega um tesouro não tão escondido assim, e que vale a visita de quem quer vivenciar uma experiência completa.

 

O famoso Restaurante Pensão Flávia está posicionado no centro da cidade, sua entrada segue o padrão de qualquer simples local em uma cidade pequena e antiga, algo nenhum pouco chamativo. Talvez seja por esse fato que nem todo mundo dá a chance para o restaurante. Ao entrar, primeiro irá deparar-se com um bar, e é ao fundo que a mágica acontece.

 

Em uma ampla sala, paredes azuis e brancas que combinam com as toalhas quadriculadas arrumadas nas mesas. A decoração rústica vê-se nos vários instrumentos musicais pendurados, também, nas paredes, junto com cartas de clientes, caricaturas, bandeiras da cidade e de times de futebol. Para completar, encontram-se mobílias de madeira escura e as louças preto e branco em cima das mesas.

 

Ao sentar-se, um simpático garçom deseja as boas-vindas e pergunta o que quer beber. Não existe cardápio. Como boa turista que gosta de conhecer a cultura local, pedi um vinho da casa. Junto com as bebidas, chegaram também pequenas frigideiras, combinando com as louças que já estavam na mesa, servidas de entradinhas frias. Em seguida, vieram as entradinhas quentes. Se gostou, é só pedir mais. As porções não são grandes justamente para que o cliente experimente de tudo e repita quantas vezes quiser. Das entradas, vem o prato principal, a seguir da sobremesa, um café e um licor da casa. Tudo isto também à vontade.

 

Não mencionei quais foram os pratos pois cada dia pode ser diferente. Repito, não existe cardápio. Ou seja, o que o cliente irá consumir vai depender do que a cozinha tem para oferecer naquele dia.

Ao final da experiência, ao pedir a conta, o simpático garçom entrega mais uma panelinha. Mas dessa vez, com tampa e vazia. O cliente é quem define o quanto a experiência do Restaurante Pensão Flávia vale. E por experiência própria, você nunca vai achar que pagou o suficiente. Se quiser dar gorjeta aos funcionários, é em outra panelinha fechada para que ninguém veja, e depois, dividido a todos.

 

Você deve estar se perguntando: por que uma experiência como esta não ganhou fama no mundo inteiro? Escolha de posicionamento. O Restaurante Pensão Flávia optou por manter sua reputação selecionada. Manter suas origens e essência, como um local aconchegante e discreto na pequena cidade fora de rota turística ao Norte de Portugal. Entretanto, o restaurante está sempre cheio e já foi tema de inúmeras reportagens no País.

 

Talvez sem querer, o Pensão Flávia trabalha muito bem estratégias de escassez e exclusividade, simplesmente porque o cliente sabe que a experiência que viverá no local hoje, nunca mais irá acontecer. Ou não da mesma maneira. Além disso, já que o cliente define o valor, a experiência precisa ser impecável. Assim, o foco sempre será a satisfação do cliente. É o que encanta.

 

E, por mais simples que seja, os consumidores estão dispostos e sedentos por vivenciar experiências diferenciadas, principalmente quando elas são fiéis à essência da marca. Gosto de definir posicionamento como um reflexo no espelho. O que uma marca transmite para o lado externo, ou seja, aos seus clientes, deve ser exatamente igual ao seu reflexo interno. E é o que experiência do Restaurante Pensão Flávia oferece. Basta caminhar um dia nas ruas de Chaves, e você irá confirmar.

 

Flavia Brito | @flaviabrito.branding

Especialista em Reposicionamento com foco no cliente

 

Flavia Brito é Comunicadora e Publicitária por formação, pós graduada em Ciências e Estratégias do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Rio) e mestranda em Marketing pela Universidade do Porto (FEP – U.Porto), Portugal.

Iniciou sua carreira profissional atuando com jornalismo e marketing, até ter a coragem para abrir seu próprio negócio e se especializar no desenvolvimento de marcas.

Com mais de cinco anos de atuação no mercado de branding, Flavia é estrategista em experiência de marca e reposicionamento, com foco na essência dos negócios e estratégias centralizadas no cliente.

Atualmente, atende clientes em Portugal e no Brasil, em segmentos variados.

Tags: Blog dos MantenedoresbrandingThe Branding Group

Posts Relacionados

L’Oréal Brasil patrocina Camarote Pride na Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo
Mantenedores

O que você advogado(a) perde em não gerir sua marca pessoal nas redes sociais?

...

Samsung celebra a inauguração do estúdio de produção virtual equipado com o painel The Wall em parceria com a CJ ENM
Mantenedores

Posicionamento sensorial

...

“Procura-se” na campanha do agasalho e do alimento que a SPR assina para a Prefeitura de Porto Alegre

Feel the screen: conecte suas emoções digitais

Rodrigo Cartacho, ex- Sympla, anuncia novo negócio na área de live commerce

Cases de sucesso no Marketing Digital: você precisa disso!

Mion é o mais novo embaixador do Itaú Unibanco

As melhores estratégias de Inbound Marketing de 2022

KPMG lista prioridades para os conselhos de administração neste ano

Como uma agência de marketing faz sua empresa economizar tempo

Shopping Praça da Moça recebe mais uma edição do Futencontro

4 dicas para fazer um planejamento financeiro de marketing

CEO da Stefanini Brasil debaterá inovação, transformação digital e experiência do consumidor no LeaderX

7 segredos para produzir um texto de vendas de alto impacto

Próximo
Mulher, negra, mãe e periférica: Samanta Lopes leva inclusão às empresas globais

ESG: empresas mais conscientes mudam o mundo!

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 5.7k Assinantes

ABC Trends

  • KPMG contrata Luiz Rodrigo Barros e Silva e reforça Consultoria de Estratégia

    KPMG contrata Luiz Rodrigo Barros e Silva e reforça Consultoria de Estratégia

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • O que você advogado(a) perde em não gerir sua marca pessoal nas redes sociais?

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Contaí Summit, evento que reúne lideranças e empreendedores LGBTQIAP+ está de volta com patrocínio da AVON e Ambev

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Rede global de agências de triplo impacto (ati) cresce no Brasil e reforça movimento de críticas à indústria da comunicação e publicidade

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Vinicius Gambeta, da Agência de Bolso, lança livro sobre marketing estratégico e valor será destinado à ação social

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Qual seu sistema de automação de marketing preferido?

Eventos

Mês Atual

julho, 2022

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X