No mês do Outubro Rosa, a Marisa, maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil, promove diversas iniciativas com foco na valorização da autoestima das mulheres que enfrentam o câncer de mama. As ações abordam o tema de diversas maneiras, indo desde a doação de sutiãs específicos para mulheres mastectomizadas até a criação de uma rede de apoio com mulheres de todo o País, além da criação de um cartão presente corporativo destinado à ajuda a uma instituição.
Para a doação, a companhia criou uma rede de apoio formada por 80 mulheres que passaram pela cirurgia de mastectomia, intervenção em que uma ou ambas as mamas são retiradas, parcial ou totalmente. A ideia é que elas recebam as três versões do Sutiã do Recomeço – peça exclusiva criada o ano passado pela equipe de moda da varejista com o apoio técnico da Sociedade Brasileira de Mastologia -, e indiquem pessoas na mesma condição, dando, assim, continuidade à rede que atenderá cerca de 400 mulheres. Ao todo, serão 1.200 sutiãs doados.
A partir deste mês, o Sutiã do Recomeço poderá ser encontrado em todas as lojas da Marisa, assim como no site. Serão três opções de cores nas tonalidades preto, rosa e lilás, com detalhes em renda, alças finas, laterais largas e compartimento interno para colocação da prótese. O Sutiã do Recomeça reforça o compromisso da Marisa em ser uma amiga das mulheres, já que além de ter um design funcional, também possui uma estética bastante feminina, algo que estava em falta para mulheres mastectomizadas.
Em paralelo, a varejista montará uma estrutura itinerante na capital paulista para recolher depoimentos que contribuam para a autoestima na luta contra o câncer. Os materiais capturados serão transformados em ilustrações. Para democratizar ainda mais a ação, uma campanha nas redes sociais convidará outras pessoas a gravarem vídeos com a #RedeDoRecomeço que, posteriormente, serão transmitidos em todas as lojas. Além disso, já é possível ver algumas mensagens de apoio em mobiliários urbanos de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
O conteúdo produzido durante o período dará vida a um livro distribuído em hospitais que tratam a doença. A companhia também irá disponibilizar o material em versão on-line na landing page de Outubro Rosa no site Marisa (www.marisa.com.br/outubro-rosa). “As iniciativas da rede valorizam o papel da mulher na sociedade, que se inspira e se apoia em outras mulheres. A Marisa faz a conexão entre elas”, explica Andrea Sanches, diretora de Marketing da Marisa.
Outras duas ações do projeto Outubro Rosa da Marisa envolvem doações para o Protea, instituto que financia o tratamento médico de mulheres com câncer de mama. A companhia criou o Cartão Outubro Rosa, um cartão pré-pago, disponível em dois valores — R$20 e R$50 — e que pode ser trocado integralmente por produtos Marisa. Para cada cartão vendido a Marisa irá doar 20% do valor para o Protea. “Lançamos este cartão neste Outubro Rosa, e inicialmente será comercializado apenas para empresas parceiras nossas. A ideia é gerar engajamento de nossos parceiros e seus colaboradores com a causa”, explica Sanches.
No dia 19 de outubro, a Marisa realiza, ainda, o Dia Rosa, data em que parte das vendas de qualquer lingerie — tanto nas lojas físicas, quanto no e-commerce — será destinada ao Instituto Protea. A ocasião será marcada por uma roda de conversa sobre a importância da autoestima na luta contra o câncer. Ela acontecerá em São Paulo e será transmitida ao vivo pelo perfil @VoudeMarisa no Instagram.
O projeto Outubro Rosa Marisa conta com o apoio de: Itaucard, Icatu Seguros, JCDecaux, Momentum, Del Rio, Plié e Dilady.
Conheça a história do Sutiã do Recomeço
A criação do Sutiã do Recomeço foi inspirada em uma carta enviada à Marisa em 2018 pela Elizabeth Tremmel, contando sobre sua batalha contra o câncer de mama e quanto um sutiã antigo, adquirido em uma das lojas da marca, a havia feito se sentir feminina como nenhum outro. Ela, que passou por uma mastectomia, reencontrou ali naquela peça a sua autoestima, o seu recomeço. A Marisa, então, decidiu criar um sutiã que fizesse a Elizabeth e outras tantas mulheres que enfrentaram ou que ainda enfrentam o câncer de mama. Ao longo de sua história, a Marisa é conhecida e reconhecida por seu slogan “De Mulher para Mulher”. Está presente hoje em todas as regiões do Brasil e conta com aproximadamente 380 lojas nas melhores ruas e shoppings do país. É uma das pioneiras do setor no e-commerce, oferecendo seus produtos pela sua loja virtual há 19 anos. A Marisa também possui uma divisão de produtos e serviços financeiros, associada ao financiamento de suas clientes, que amplia o valor e o acesso aos seus produtos.