Por João Risoléo
Medir o PLM (Product Lifecycle Management) e o PDM (Product Data Management) na mesma régua é um erro que pode custar caro a todo projeto de gestão de coleções e produtos da sua empresa. Isso porque existem diferenças claras entre os dois universos. Ambos os conceitos estão imersos na administração de informação de produtos, ou seja, mesmo sendo conceitos relacionados, são distintos, quando utilizados na gestão de produtos ao longo de seu ciclo de vida.
O PDM é uma parte essencial do PLM e se enquadra na gestão dos dados e informações relacionadas a um produto, incluindo documentos técnicos, desenhos, especificações, lista de materiais, arquivos CAD e outras informações importantes para o desenvolvimento, fabricação e manutenção de um produto. Podemos dizer que o Product Data Management é focado principalmente na organização, controle e rastreamento de dados, a fim de garantir a integridade e consistência das informações de um produto.
Já o PLM, se dá por um conceito mais amplo que engloba o PDM e outras áreas relacionadas ao ciclo de vida do produto, como planejamento estratégico, desenvolvimento de produtos, produção, marketing, fornecedores externos (de mão de obra e/ou produto acabado), vendas e o suporte pós-venda. Ou seja, o Product Lifecycle Management envolve a coordenação e integra todas as atividades e processos durante o ciclo de um produto, estando presente desde a concepção, até a retirada do mercado.
Esse conceito, diferente de todos os outros, busca gerenciar o produto como um todo, incluindo dados, processos, colaboração, documentação, decisões e informações relevantes em cada estágio. De forma objetiva, podemos dizer que o PLM, além de possuir as features do PDM, conta com: Informações de tendências; Performance de Vendas em Tempo real; Gestão da Carteira de Clientes; Materiais para o marketing; Criação de catálogos por clientes e Votação de produtos (por clientes internos e externos).
Segundo o levantamento do site Mordor Intelligence, o mercado de software de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) foi avaliado em US$ 21 bilhões em 2020 e deve atingir US$ 32 bilhões até 2026, registrando um CAGR de 6,92% durante o período de previsão de 2021 – 2026. Nesse sentido, podemos observar que o mercado está compreendendo os benefícios que o Product Lifecycle Management traz para as marcas.
Portanto, podemos dizer que o PLM vem a ser a melhor solução estratégica que existe no momento. Além de engajar pessoas desde seu início, apresenta soluções alinhadas à área de negócios, o que é muito importante para a sobrevivência de uma marca. Dessa forma, conseguiremos reunir todas as pontas da cadeia de produção, de forma eficiente.
*João Risoléo é CEO da uMode, startup que oferece soluções para Marcas de Moda com o objetivo de aumentar o impacto e a disrupção na forma de se vender produtos em escala, com menos sobras, mais margem e menos estoque. Atuando há mais de 15 anos com moda, João é empreendedor há 10 anos e investidor-anjo. Inclusive, realizou o exit da CrossX.