ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Investir em PDM ou PLM no mundo da moda?

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
30/07/2023
in Artigos Especiais
0 0
Investir em PDM ou PLM no mundo da moda?
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por João Risoléo

Medir o PLM (Product Lifecycle Management) e o PDM (Product Data Management) na mesma régua é um erro que pode custar caro a todo projeto de gestão de coleções e produtos da sua empresa. Isso porque existem diferenças claras entre os dois universos. Ambos os conceitos estão imersos na administração de informação de produtos, ou seja, mesmo sendo conceitos relacionados, são distintos, quando utilizados na gestão de produtos ao longo de seu ciclo de vida. 

O PDM é uma parte essencial do PLM e se enquadra na gestão dos dados e informações relacionadas a um produto, incluindo documentos técnicos, desenhos, especificações, lista de materiais, arquivos CAD e outras informações importantes para o desenvolvimento, fabricação e manutenção de um produto. Podemos dizer que o Product Data Management é focado principalmente na organização, controle e rastreamento de dados, a fim de garantir a integridade e consistência das informações de um produto. 

Já o PLM, se dá por um conceito mais amplo que engloba o PDM e outras áreas relacionadas ao ciclo de vida do produto, como planejamento estratégico, desenvolvimento de produtos, produção, marketing, fornecedores externos (de mão de obra e/ou produto acabado), vendas e o suporte pós-venda. Ou seja, o Product Lifecycle Management envolve a coordenação e integra todas as atividades e processos durante o ciclo de um produto, estando presente desde a concepção, até a retirada do mercado. 

Esse conceito, diferente de todos os outros, busca gerenciar o produto como um todo, incluindo dados, processos, colaboração, documentação, decisões e informações relevantes em cada estágio. De forma objetiva, podemos dizer que o PLM, além de possuir as features do PDM, conta com: Informações de tendências; Performance de Vendas em Tempo real; Gestão da Carteira de Clientes; Materiais para o marketing; Criação de catálogos por clientes e Votação de produtos (por clientes internos e externos). 

Segundo o levantamento do site Mordor Intelligence, o mercado de software de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) foi avaliado em US$ 21 bilhões em 2020 e deve atingir US$ 32 bilhões até 2026, registrando um CAGR de 6,92% durante o período de previsão de 2021 – 2026. Nesse sentido, podemos observar que o mercado está compreendendo os benefícios que o Product Lifecycle Management traz para as marcas.

Portanto, podemos dizer que o PLM vem a ser a melhor solução estratégica que existe no momento. Além de engajar pessoas desde seu início, apresenta soluções alinhadas à área de negócios, o que é muito importante para a sobrevivência de uma marca. Dessa forma, conseguiremos reunir todas as pontas da cadeia de produção, de forma eficiente.

*João Risoléo é CEO da uMode, startup que oferece soluções para Marcas de Moda com o objetivo de aumentar o impacto e a disrupção na forma de se vender produtos em escala, com menos sobras, mais margem e menos estoque. Atuando há mais de 15 anos com moda, João é empreendedor há 10 anos e investidor-anjo. Inclusive, realizou o exit da CrossX.

Tags: Artigos Especiais

Related Posts

Growth e liderança: o papel do CEO no crescimento da marca
Artigos Especiais

Growth e liderança: o papel do CEO no crescimento da marca

...

Retail Media: o ponto de venda como protagonista da nova era da publicidade
Artigos Especiais

Retail Media: o ponto de venda como protagonista da nova era da publicidade

...

Setor industrial demanda marketing técnico para fechamento de negócios

Setor industrial demanda marketing técnico para fechamento de negócios

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Até onde as marcas podem ir em busca do engajamento?

Até onde as marcas podem ir em busca do engajamento?

Retail media network: o varejo como protagonista da publicidade digital no Brasil

Retail media network: o varejo como protagonista da publicidade digital no Brasil

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Next Post
Tekbond lança linha artística com tintas PVA e tintas para tecido

Tekbond lança linha artística com tintas PVA e tintas para tecido

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual seu sistema de automação de marketing preferido?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X