ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Empresas e marcas: Por que as cores são capazes de exercer influência sobre os consumidores?

Sim: segundo o cientista Fabiano de Abreu, elas influenciam até mesmo os comportamentos dos indivíduos

Redação ABCCOM por Redação ABCCOM
17/01/2022
em Artigos Especiais
0 0
Empresas e marcas: Por que as cores são capazes de exercer influência sobre os consumidores?
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

O fato da cor vermelha estar em placas de trânsito como “pare” não é à toa: de acordo com o cientista luso-brasileiro Fabiano de Abreu, as cores exercem influência comportamental nos indivíduos. Em seu artigo “Neuroanatomia das Cores“, o pesquisador explica que a percepção das tonalidades decorre de uma interação entre ondas, olhos e o cérebro humano. 

Há mais de centenas de anos, as cores são objeto de estudo da ciência: “muitos cientistas como Isaac Newton, Goethe e da Vinci buscaram entender o processo de formação das cores, fazendo vários testes com elas”, explica o neurocientista Fabiano de Abreu. Todos esses estudos foram responsáveis pela ampliação de um campo denominado “teoria das cores”, essencial até os dias de hoje para publicitários, arquitetos, designers e todos os profissionais que trabalham com cores no seu dia a dia. 

Goethe também pesquisou sobre os fatores psicológicos que as cores causam. Eis o motivo da placa “pare” ser vermelha, porque de acordo com os estudos feitos por ele, essa cor transmite urgência e velocidade. 

O cientista contextualiza que atualmente toda a indústria sabe a enorme importância da teoria das cores: “hoje em dia, as cores são amplamente estudadas nas áreas de marketing para a construção da personalidade de uma marca e a forma com que ela irá se comunicar com o seu público alvo. Elas são consideradas aliadas no processo de persuasão para o consumo de um determinado serviço ou compra de um produto”, constata Fabiano de Abreu.

Em sua pesquisa, Fabiano de Abreu destaca que muitos estudos mostram ativações sutis em áreas do cérebro durante a percepção de certas tonalidades: “dois exemplos são as alterações neurais relacionadas à captação de ondas dos cones da retina que diferem entre vermelho e verde e as alterações neurais que ocorrem quando o cérebro identifica cores quentes (amarelo, laranja e vermelho) e frias (violeta, azul)”, afirma o pesquisador. 

De acordo com o estudo, ao receber a informação das cores pela luz, os receptores da retina interpretam a cor. Cada tonalidade tem uma frequência: conforme ocorre a mudança de frequência nas ondas de luz, mais de um receptor será acionado e dependendo da velocidade da frequência, ela pode acionar receptores diferentes, das quais cada uma será absorvida de uma forma distinta.  

As cores e a sua influência sobre o funcionamento cerebral

Cada uma delas é absorvida de uma forma diferente e exerce distintas influências comportamentais nos indivíduos

O fato da cor vermelha estar em placas de trânsito como “pare” não é à toa: as cores são capazes de exercer influência comportamental nos indivíduos. Em meu artigo “Neuroanatomia das Cores“, destaco como que a percepção das tonalidades decorre de uma interação entre ondas, olhos e o cérebro humano, resultando em impactos que envolvem emoções, sentimentos e até mesmo fatores culturais. 

Há mais de centenas de anos, as cores são objeto de estudo da ciência: muitos cientistas como Isaac Newton, Goethe e da Vinci buscaram entender o processo de formação delas, fazendo vários testes com elas. Todos esses estudos foram responsáveis pela ampliação de um campo denominado “teoria das cores”, essencial até os dias de hoje para publicitários, arquitetos, designers e todos os profissionais que trabalham com cores no seu dia a dia. 

Goethe também pesquisou sobre os fatores psicológicos que as cores causam. Eis o motivo da placa “pare” ser vermelha, porque de acordo com o cientista, essa cor transmite urgência e velocidade. Hoje em dia, as cores são amplamente estudadas nas áreas de marketing para a construção da personalidade de uma marca e a forma com que ela irá se comunicar com o seu público alvo. Elas são consideradas aliadas no processo de persuasão para o consumo de um determinado serviço ou compra de um produto.

De acordo com a cultura do indivíduo, as cores ainda são capazes de remeter a determinados fatores: como a mistura de branco e vermelho, que remete ao logotipo da marca coca-cola, por exemplo. 

Muitos estudos mostram ativações sutis em áreas do cérebro durante a percepção de certas tonalidades. Dois exemplos são as alterações neurais relacionadas à captação de ondas dos cones da retina que diferem entre vermelho e verde e as alterações neurais que ocorrem quando o cérebro identifica cores quentes (amarelo, laranja e vermelho) e frias (violeta, azul).

Em meu artigo, explico que ao receber a informação das cores pela luz, os receptores da retina interpretam aquela cor. Cada tonalidade tem uma frequência: conforme ocorre a mudança de frequência nas ondas de luz, mais de um receptor será acionado e dependendo da velocidade da frequência, é possível acionar receptores diferentes, das quais cada uma das tonalidades será absorvida de uma forma distinta. 

Tags: Artigos Especiaisconsumidorescores

Posts Relacionados

Improviso é só pro artista?
Artigos Especiais

Improviso é só pro artista?

...

Precisamos de mais diversidade em nossos times
Artigos Especiais

Precisamos de mais diversidade em nossos times

...

RPA traz redução de riscos e gera eficiência operacional

RPA traz redução de riscos e gera eficiência operacional

O Process Mining pode e deve ser aplicado em processos focados no cliente

O Process Mining pode e deve ser aplicado em processos focados no cliente

Que tipo de líder você é?

Que tipo de líder você é?

Os verbos que as empresas vivem conjugando e o porquê de consultorias

Os verbos que as empresas vivem conjugando e o porquê de consultorias

A expectativa da digitalização do pequeno varejista para 2022

Como migrar sua plataforma de e-commerce? Quais pontos considerar?

Por que Dark Stores são importantes para distribuição logística?

Por que Dark Stores são importantes para distribuição logística?

Próximo
thanks for sharing lista seis tendências do audiovisual para 2022

thanks for sharing lista seis tendências do audiovisual para 2022

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 5.5k Assinantes

ABC Trends

  • Grupo Primo lança Staart, plataforma de educação em tecnologia, com apoio da Logitech

    Grupo Primo lança Staart, plataforma de educação em tecnologia, com apoio da Logitech

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • ADA TINA Italy apresenta dois lançamentos para cuidados com a pele

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Arcor anuncia Hugo Reggiani como diretor geral do Brasil e Gabriel Albertinazzi assume posição global

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • CATUPIRY® lança linha de queijos e manteigas na APAS Show 2022

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Amanco simula ‘apagar de incêndio’ em projeto criado pela RD3 Digital, com Realidade Aumentada

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Qual seu sistema de automação de marketing preferido?

Eventos

Mês Atual

maio, 2022

WEBINAR ABCCOM - A SAÚDE NOS NEGÓCIOS DA SAÚDE. O PAPEL DO MARKETING E DA COMUNICAÇÃO

qui05mai08:0009:00WEBINAR ABCCOM - A SAÚDE NOS NEGÓCIOS DA SAÚDE. O PAPEL DO MARKETING E DA COMUNICAÇÃO08:00 - 09:00 Youtube ABCCOM

Detalhes do Evento

Todo mês a ABCCOM traz um webinar diferente com um tema relevante para o seu negócio na área de marketing e comunicação.

Detalhes do Evento

Todo mês a ABCCOM traz um webinar diferente com um tema relevante para o seu negócio na área de marketing e comunicação.

Horário

(Quinta-feira) 08:00 - 09:00

Localização

Youtube ABCCOM

Organizador

ABCCOMABCCOM Marketing Communitycontato@abccom.com.br

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X