A Ecolab, líder mundial em tecnologias e serviços de água, higiene e energia, está se abrindo para novos formatos de comunicação e relacionamento. Pela primeira vez no país, a multinacional americana patrocina um reality show, voltado para quem quer empreender no mercado de alimentação.
“Percebemos que o reality Startupers® é uma ótima oportunidade para expandir o nosso relacionamento com os proprietários de restaurantes e com aqueles que desejam entrar no mercado de alimentação. Há anos a Ecolab vem desenvolvendo tecnologias para otimizar o uso de recursos, como mão de obra, água e energia, ajudando a viabilizar a implantação de novos restaurantes e a melhorar a rentabilidade dos já existentes”, explica Alexandre Sanchez, diretor do negócio Institutional para o Brasil.
Montar um negócio no Brasil é um desafio para poucos. Segundo o IBGE, 346 mil empresas foram fechadas nos últimos 3 anos e quem empreende no Brasil pode considerar-se um herói, pois o país figura entre os piores lugares do mundo para a criação de empresas.
É nesse ambiente desafiador, que empreendedores de todo o país inscreveram-se para participar do Reality Show Startupers®, visando montar seu próprio negócio.
O formato, criado pelo empresário Roberto Miranda, coloca os participantes (Startupers) dentro de negócios de sucesso em funcionamento, para enfrentar desafios reais de gestão, tendo como sócios grandes restaurateurs.
“O cenário é, sem dúvida, desafiador. Ainda mais quando consideramos a reputação dos estabelecimentos. Hoje, um post negativo nas mídias sociais, pode levar à falência de um restaurante”, menciona Sanchez. “A principal missão de um restaurante é encantar seus clientes e podemos ajudar com isso. A Ecolab oferece produtos, serviços e conhecimentos especializados para ajudar a manter os alimentos seguros, sejam na sua fabricação e processamento, ou em restaurantes e lanchonetes. Ou seja, oferecemos proteção para o consumidor final e para a marca dos nossos clientes”, complementa o executivo.
Lisandro Lauretti, sócio de Jamie Oliver, famoso chef inglês, dono de mais de 70 restaurantes em 19 países; Leonardo Marigo, que está à frente do Grupo Evvai, e Juscelino Pereira, dono dos renomados restaurantes Piselli Jardins e Piselli Sud são os restaurateurs desta primeira temporada do reality show.
“Ser dono de restaurante não é o puro glamour”, afirma o proprietário do Jamie’s Italian, Lisandro Lauretti, que opera 3 restaurantes com fila na porta. “Os participantes terão de se desdobrar na identificação de respostas para os desafios que enfrentamos diariamente e achar soluções para a expansão das casas”, complementa Lisandro.
“Os desafios dos participantes são enormes e giram em torno das etapas do processo empreendedor: Concepção, Avaliação, Implementação e Sustentação”, explica Roberto Miranda, idealizador do Startupers® e Reitor da URM Faculdade Roberto Miranda, em São Paulo.
Durante o programa, cada participante terá de mostrar criatividade, para inovar, lógica, para fazer estudos de viabilidade, organização, para planejar ações, liderança, para a gestão de pessoas e equipes, e disposição para desenvolver todos esses talentos.
Para superar esses desafios, os startupers (participantes) terão a ajuda de experientes consultores do ING® Instituto de Negócios da Gastronomia. A cada 4 episódios, um vencedor ganhará produtos e serviços da Ecolab, uma vaga na incubadora do ING® e a consultoria dos mentores do Instituto por um ano, visando o sucesso do seu projeto
O Reality Show Startupers® estréia no dia 30 de maio na Rede TV! e será exibido toda quinta-feira, das 00:30 às 1h, para todos os municípios cobertos pelas 40 emissoras coligadas. A primeira temporada contará com 8 episódios.
Também é possível acompanhar o Startupers® pela internet, no canal da Faculdade Roberto Miranda no YouTube em www.youtube.com/URMTV. Para mais informações: www.startupers.com.br.