Certamente você já se viu nessa situação. Pesquisou, organizou, planejou, previu tudo o que poderia acontecer, mas apareceu um imprevisto que fez você ter que mudar seus planos de uma hora para outra. O que fazer nesse momento para não enlouquecer?
Tomar decisões repentinas não é algo agradável, principalmente para quem gosta de se planejar.
Particularmente, gosto de me planejar. No trabalho, organizo minha agenda da semana e reviso-a dia a dia. Sempre que vou iniciar uma nova atividade, começo sempre pela imersão e pesquisa para me aprofundar no tema, antes de ir para a ação. Procuro sempre prever o que pode dar errado para já incorporar uma solução previamente. Em geral, controlo o tempo gasto em cada atividade. Redijo procedimentos para auxiliar a mim e ao meu time na execução de algumas tarefas a fim de sermos mais produtivos. Estabeleço objetivos de curto prazo e metas de longo prazo para ter sempre uma direção a seguir.
Então, quando ocorre algum imprevisto na rotina de uma planejadora, é um tanto desafiador. Mas saber lidar com as situações inesperadas, sem que isso gere aquela sensação de angústia ou irritação, é chave para manter o equilíbrio e conseguir finalizar o que precisa ser concluído.
Vou dividir algumas ações que eu costumo ter em meu dia a dia para conviver com essas situações e que podem te ajudar:
- Respire fundo e, antes de agir, pense. Avalie se você precisa fazer algo de imediato ou pode postergar um pouco, de forma a ganhar tempo para não deixar de fazer o que já estava planejado para aquele momento.
- Quando tiver uma emergência, que precisa ser resolvida naquele instante, priorize-a. Negocie um novo prazo para a outra atividade que estava programada. Se necessário, explique que você teve um contratempo.
- Peça ajuda. Se você não pode deixar de realizar nenhuma das atividades e não tem condições de fazê-las ao mesmo tempo, veja quem pode fazer algo por você. Delegue. Sempre terá alguém com boa vontade para te auxiliar.
- Há situações que fogem totalmente de nosso controle. É nessa hora que você precisa rever planos e conceitos. A vida é feita de ciclos. Às vezes, precisamos aceitar a mudança, mudar nosso rumo e atitude, ajustar o curso.
Agnes Garcia é sócia diretora da Propeller Marketing. Publicitária, com MBA em Gestão Empresarial e certificação pelo SEBRAE, é especialista em branding e em planejamento de marketing, atuando há mais de 20 anos na área de comunicação.