Um estudo do Instituto QualiBest
aponta que 76% dos consumidores já compraram um
produto após conhecê-lo por meio de influenciadores digitais. Isso
demonstra o poder de alcance e de repercussão dessas pessoas e abre
portas para que o marketing de influenciadores seja usado por marcas de
vários portes e segmentos.
Num passado não tão distante,
uma das principais maneiras utilizadas pelas empresas
para anunciar seus produtos era por meio de comerciais de TV com
celebridades. Hoje, embora a televisão continue importante, é a internet
o canal de contato mais relevante entre diversas empresas e suas
personas. Com isso, a distância entre as duas partes foi reduzida
significativamente e é possível falar diretamente com o público, sem
nenhum intermediário.
“Houve uma grande transformação na maneira como as
empresas se comunicam com seus consumidores. Para negócios naturalmente
digitais, como o e-commerce, o marketing de influência é
essencial para esse contato com o público alvo. Aproveitar uma figura já
conhecida é uma estratégia interessante para quem busca gerar
engajamento.”, afirma Marina Coelho, head de marketing growth da
Wirecard Brasil.
Mas, afinal, como trabalhar com o marketing de
influência e torná-lo um ativo para o negócio? Veja algumas dicas:
• Tenha objetivos claros
Como em qualquer tipo de campanha, o primeiro passo
para trabalhar com marketing de influência é fazer o planejamento,
definindo, antes de tudo, os objetivos da estratégia. Eles podem ser
diversos, como gerar mais leads, aumentar a visibilidade da sua marca ou
gerar vendas. O importante é que as metas e as métricas de
acompanhamento estejam bem estabelecidas.
Depois, é hora de pensar no conteúdo e no tipo de
parceria. Ela pode ter apenas inserções pontuais, como o envio de um
produto para o influenciador ou a presença dele em um evento; pode
ser uma campanha mais longínqua, com diversas publicações do
influenciador; ou pode ser uma estratégia realmente em longo prazo, em
que
o digital influencer se torna um tipo de embaixador da marca. Também
devem ser definidas as plataformas nas quais o marketing de
influência vai atuar, como Instagram, YouTube, Twitter, etc.
O relacionamento entre marca e influenciador digital
pode ocorrer de diversas formas no marketing de influência. Existem
empresas que apenas mandam seus produtos para os digital influencers,
que os recebem e mostram ao público. Porém, firmar uma estratégia mais
sólida com os influenciadores para que eles utilizem as
mercadorias no dia a dia ou falem sobre elas costuma ter mais sucesso.
• Escolha influenciadores que tenham fit com sua
empresa
De modo geral, não há uma receita pronta para
escolher os digital
influencers.
É preciso pesquisar e ver o
que mais se enquadra à sua estratégia. Também é preciso garantir que os
influenciadores tenham fit com a empresa. Para uma loja de
maquiagens, por exemplo, o ideal é buscar alguém que tenha como foco a
área de beleza. Se sua empresa tem como valor o respeito ao
meio-ambiente, é preciso ter um influenciador que possua esse mesmo
ideal. Contar com agências que gerem a relação entre marcas e
influenciadores também é uma boa alternativa.
O marketing de influenciadores transmite confiança e
credibilidade, já que é feito por alguém que, ao mesmo tempo em que tem
fama, também é muito próximo dos seus seguidores. Por isso,
ele precisa traduzir e representar os valores de uma marca.
• Valorize influenciadores autênticos
O marketing de influência pode ser feito por pessoas
de todos os perfis, basta que elas tenham certo poder de repercussão na
internet. Isto é, as celebridades continuam sendo influenciadoras,
mas hoje é possível que qualquer outra pessoa também faça esse papel,
até mesmo gente como a gente, que cria um canal no YouTube ou tem
muitos seguidores nas redes sociais.
O importante nisso tudo é que o consumidor tenha a
percepção de que o influenciador é uma pessoa real que usa e gosta do
produto em questão, e que não é apenas mais uma marca fazendo
propaganda do próprio artigo que comercializa. Aliás, segundo dados do Google , 3 em cada 4 pessoas acham importante que o YouTube
tenha pessoas reais, autênticas ou parecidas com elas, por exemplo.
• Acompanhe as métricas
É fundamental analisar quantos seguidores o digital
influencer tem, já que isso representa seu poder de influência, mas
também é preciso ter atenção ao quanto essa pessoa tem em comum
com o seu público ou responde às necessidades dele. Não há dúvidas de
que uma cantora é mais famosa do que uma mãe influenciadora da
sua região, por exemplo, mas ela pode não ter o mesmo impacto com a sua
persona.
O marketing de influenciadores tem um grande poder de
persuasão e impacta na decisão de compra pelo consumidor. Por isso, é
importante estudar essa estratégia e colocá-la em prática para
otimizar ainda mais seus resultados.