O brasileiro adotou de vez as compras via e-commerce, especialmente após a pandemia, o que tem impactado as projeções para o setor. Dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) revelam que a expectativa é que a curva de crescimento seja mantida nos próximos quatro anos. Somente para 2024 a estimativa de faturamento é de R$ 205,11 bilhões, o que representa um aumento de 10,45%, comparando com a previsão de vendas para 2023.
Com o mercado confiante, estratégias de marketing de performance, podem apoiar o varejo digital a aumentar as vendas. Segundo a ABComm, a quantidade de clientes comprando online deve ultrapassar os 90 milhões de consumidores.
“Se no marketing tradicional é comum uma abordagem mais ampla e focada em construir a imagem da marca, o de performance tem como objetivo principal alcançar resultados concretos e mensuráveis, como vendas, leads gerados e retorno sobre o investimento. Outro ponto interessante é a segmentação mais direcionada, que permite alcançar exatamente o público que tem maior potencial de conversão”, detalha Salomão Araújo, Commercial VP da Rakuten Advertising, rede global número 1 em marketing de performance da Rakuten Advertising, rede global número 1 em marketing de performance.
A seguir, o especialista apresenta 4 maneiras eficientes para aumentar as vendas neste ano. Confira!
Acompanhe toda jornada do cliente
Guiar o consumidor por todas as etapas do funil de vendas garante uma conversão mais assertiva, com menos desistências ao longo da jornada do cliente. Ao utilizar programas de afiliados, por exemplo, uma opção é escolher por um comissionamento seletivo a cada momento de venda. No topo do funil, confie em afiliados que trarão conhecimento para a marca, recompensando-os de acordo com as ações mais interessantes para cada parceiro. Influenciadores digitais segmentados são fortes aliados nessa estratégia e têm ganhado cada vez mais força entre os mais jovens. Uma pesquisa do Google Insights revelou que 70% dos adolescentes confiam mais em influenciadores de nicho do que em “celebridades” de grande alcance.
Crie parcerias com Afiliados
Os programas de afiliados são uma parte fundamental do marketing de performance no e-commerce. A cada venda realizada é feito um pagamento comissionado para quem divulga os produtos e serviços. Já o anunciante aumenta e diversifica as receitas. Isto ajuda a expandir o alcance da marca e direcionar tráfego qualificado para o site, aumentando as chances de conversão. “Esta é a principal vantagem. Os seguidores estão interessados nos temas que os afiliados abordam, o que faz com que as chances de conversão sejam geralmente mais altas. Há também a questão da credibilidade que um afiliado transmite ao seu público. Se ele recomenda um produto ou serviço, isso pode gerar mais confiança nos consumidores do que uma simples propaganda da marca, influenciando positivamente a decisão de compra dos clientes em potencial”, analisa o VP.
Ofereça os estímulos certos
Tão valioso quanto atrair novos leads é converter vendas. Por isso, é importante oferecer estímulos no fundo do funil que aumentem as chances de compra, como o ganho de cashback e aplicação de programas de pontuação para fidelizar o cliente. Essas estratégias, inclusive, também podem ser aplicadas no meio do funil, influenciando positivamente a decisão do consumidor diante de outras ofertas da concorrência. “Analisando o momento final da compra, os afiliados que oferecem cashback desempenham um papel fundamental no momento da decisão, ajudando as marcas anunciantes a concentrar parte do market share durante os picos de vendas, como datas sazonais relevantes para o e-commerce. Isso destaca a importância de oferecer recompensas tangíveis aos consumidores, incentivando a fidelidade e o aumento das vendas”, garante Salomão.
Realize otimizações contínuas de campanha
Com base nos dados de desempenho em tempo real, as campanhas de marketing de performance podem ser otimizadas continuamente para maximizar o retorno sobre o investimento e melhorar as taxas de conversão. Entre as opções estão os testes A/B, para verificar qual forma de comunicar atrai mais os interesses dos consumidores, além de realizar experimentos para comparar diferentes variáveis, como cópias de anúncios, imagens, segmentação de público-alvo e estratégias de lances. “Ao analisar os insights e resultados dos testes, as campanhas podem ser melhoradas de forma ágil e assertiva, o que pode envolver ajustes na segmentação de público, no orçamento investido, além de otimização de palavras-chave e mudanças de conteúdo dos anúncios”, esclarece o VP.