Criatividade é um conceito permanentemente associado à Publicidade. De fato, um anúncio criativo tem sempre mais chances de ser visto e, principalmente, de ser lembrado. Mas, a criatividade não é suficiente para levar um anúncio a cumprir seu principal papel, o de vender um produto, marca ou ainda fortalecer a imagem junto ao público. É imprescindível que tenha um argumento reconhecidamente como verdadeiro e absolutamente relevante para o consumidor. Essa combinação de visibilidade e relevância é que torna um anúncio, um bom anúncio. Some-se a isso o fato de que o leitor, ouvinte ou telespectador deva identificar-se com a mensagem. Se esse processo não ocorre o anúncio fica distante emocionalmente de seu público. Ele deve conter elementos que pertençam ao universo de valores, cultura e ambiente ao qual ele se destina.
Não basta uma imagem bonita legendada por um título, mesmo que atraente. É preciso que após ser visto, o anúncio desperte interesse sobre o produto anunciado, que ofereça informações precisas que permitam uma decisão favorável em relação ao que foi anunciado. Importante ter sempre em mente que seu cliente não está sozinho no mercado, que existem pelo menos mais uma dezena de outras marcas disputando a preferência do mesmo consumidor. Por isso, é preciso dar bons motivos para que o escolhido seja o produto de seu cliente.
Portanto, antes de escrever é preciso planejar o que será escrito, compreender os anseios do consumidor e o que ele espera do produto. Se for possível, experimente o produto e ouça as pessoas que pertençam ao target do seu futuro anúncio. Como você pode concluir um bom anúncio começa a nascer antes de ser escrito, Aliás, bem antes….