Se o Assaí Atacadista fosse uma plataforma de streaming, possuiria uma das maiores bases de “assinantes” do país, com 35 milhões de clientes que realizam compras todos os meses em suas lojas. É essa “audiência” que está no centro da estratégia de retail media da empresa – lançada a partir de março deste ano.
Por estar no segmento favorito para a compra de alimentos e com salões de vendas que podem atingir até 10 mil m² (isto é, somente o espaço por onde circulam os/as clientes), o Assaí passa a oferecer novos formatos de mídia para agências e anunciantes interessados(as) em aumentar a conversão de suas marcas.
Um exemplo é o novo formato de retail media no Assaí lançado para a unidade Vila Maria, na capital paulista, que contou com a instalação de painéis digitais nos topos dos corredores de produtos. Cada loja conta com 13 desses espaços, posicionados estrategicamente para garantir visibilidade aos(as) clientes. Logo abaixo das telas, ficam as principais ofertas vigentes. Esses novos pontos são totalmente personalizáveis para os parceiros comerciais. A loja foi a primeira a contar com a novidade.
Outra iniciativa foi realizada no Assaí Anhanguera, zona Oeste da cidade de São Paulo. Atrelada à sazonalidade da Páscoa, a loja apresentou uma ativação inédita da Lacta e BIS, marcas da Mondelez. A instalação de um pórtico de LED na entrada da loja cobriu todo o espaço, despertando a curiosidade de quem chegava logo ao entrar. Além disso, um estande dos chocolates foi montado poucos passos após o pórtico, aumentando a visibilidade dos produtos da empresa parceira.
“Quando falamos de retail media é essencial considerar a audiência e a capacidade de conversão do espaço. Precisamos despertar o interesse do(a) cliente e garantir que o produto esteja disponível no mesmo momento. Com o tamanho de nossas lojas, temos a vantagem natural de oferecer espaços que podem ser utilizados para várias ações e totalmente personalizados”, comenta Jonatas Calábria, Gerente de Trade Marketing do Assaí Atacadista.

A VEZ DO ATACAREJO
Desenvolver o trabalho de retail media foi um caminho natural diante do crescimento do formato de atacarejo no Brasil – hoje, com mais de 70% do mercado de alimentos – e, em especial do Assaí. Com um parque de lojas cada vez mais central e em todas as regiões do país, em 2023, a Companhia se tornou a rede alimentar mais presente nos lares brasileiros – um em cada quatro domicílios compram em uma das mais de 290 lojas. “Isso tem feito as marcas olharem com mais atenção às nossas possibilidades de ativação – afinal, é onde está o(a) consumidor(a) –, aprimorando o diálogo e nos desafiando a testar diferentes formatos de anúncios”, comenta Jonatas.
O Assaí veio num movimento de forte expansão especialmente nos últimos três anos, quando abriu 115 lojas. Grande parte, resultado do projeto de transformação de pontos adquiridos de uma rede de hipermercados, o que permitiu ao Assaí entrar em regiões mais centrais de grandes centros urbanos e em pontos irreplicáveis por meio da expansão orgânica, se aproximando ainda das classes A e B.
Passada essa fase intensa de aberturas, a Companhia se volta a partir deste ano para explorar e potencializar esses novos pontos. “Assim, ganhamos não apenas no relacionamento e na consolidação de parcerias com anunciantes, mas trazemos uma nova forma de rentabilizar os espaços de nossas lojas”, completa. A executiva conta que há várias oportunidades de ativação numa loja Assaí, que começam a partir do momento em que o(a) cliente entra no estacionamento até a hora de passar pelo caixa de pagamento. Pela própria natureza do atacarejo, há um grande número de clientes jurídicos nas lojas (como comerciantes do ramo alimentício) – aproximadamente 45% do público do Assaí – o que significa aos anunciantes a possibilidade de comunicação e ativação também dele. Além disso, as unidades do Assaí possuem pontos complementares que podem ser aproveitados e passam a fazer parte da nova estratégia, a exemplo de telas em espaços como cafeterias e açougues.
As possibilidades também se estendem para fora das lojas. No modelo “Out of Home“, a marca Assaí divide o espaço com parceiros comerciais, direcionando o(a) cliente tanto para o produto quanto para o ponto de venda onde ele(a) poderá encontrá-lo. No universo digital, a estratégia consiste em conectar as ativações de retail media ao modelo “phygital” adotado pela rede, que combina a experiência da loja física com a facilidade do ambiente digital. Com mais de 12 milhões de clientes cadastrados (esta base seria o 3º maior streaming do Brasil) em apenas oito meses de operação, o aplicativo Meu Assaí é capaz de oferecer ofertas customizadas com base na geolocalização e no perfil de consumo dos(as) clientes. Os bons resultados levaram o aplicativo a ser um dos cinco varejistas com maior crescimento de downloads no Brasil.
“Acreditamos que as lojas físicas estão cada vez mais integradas ao ambiente digital, e a instalação de pórticos, totens e TVs promove uma interação mais eficiente entre a indústria e os clientes. Além disso, com o conhecimento do perfil de nossos clientes, podemos propor ações assertivas com nossos fornecedores, agregando valor às marcas e proporcionando uma experiência de compra mais satisfatória. Para isso, a visibilidade e a conversão são as palavras-chave”, conclui Jonatas.