O isolamento social como medida de contenção da transmissão do novo coronavírus, não é novidade, deixou as pessoas mais tempo dentro de casa nos últimos 14 meses. E a busca por estar cada vez mais confortável em um ambiente que passou a ser de moradia, lazer e trabalho ao mesmo tempo demandou que as pessoas, de maneira geral, buscassem ressignificar os momentos e os espaços do lar. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tal fator movimentou o mercado de móveis no país. Mesmo em ano de recessão econômica, o setor teve crescimento de 11,9% em 2020, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), conduzida pelo órgão.
Em momentos como o atual, quando lojas em diversos estados brasileiros permanecem de portas fechadas, é preciso fazer uma comunicação assertiva com este público, alvo das novas campanhas nacionais de venda da Italínea e Criare, ambas criadas pela Batuca, agência gaúcha de publicidade com mais de oito anos de expertise no mercado nacional. Batizadas, respectivamente, de “Realize Já – Sua Casa de Cara Nova Italínea” e “Momento Criare – o momento para transformar a sua casa é agora”, ambas ficarão no ar durante 60 dias e têm foco em “migrar” o público dos pontos de venda (PDV) ao on-line, substituindo as presenças em lojas físicas.
“Estamos desenvolvendo todo o material no âmbito digital, onde os conteúdos das marcas já têm muita força entre os consumidores. O comércio em PDV está com muitas limitações e nossa ideia é transferir a experiência de compra e venda para o on-line”, explica André Lima, CEO da Batuca.
“As estratégias são similares, mas o direcionamento será individual, de acordo com o perfil comportamental dos clientes e com a percepção e o empenho com dados trazidos pelos representantes de cada uma. O público é composto por consumidores que neste momento estão olhando para o seu lar, seu espaço e adequando de acordo com o novo comportamento e as necessidades do dia a dia. Mais tempo em casa é igual a mais conexão com a casa. Reflete em um ‘novo morar’ e um ‘novo viver'”, adiciona.
Embora tenha criado novos conceitos, peças e mensagens, a agência se aproveitou da bagagem adquirida no ano passado, quando o país também passou por vários meses de quarentena e isolamento. “Em março de 2020 foi a primeira vez que surgiu esta demanda. E lá atrás já tivemos um bom resultado. Neste ano, voltamos a um momento delicado. Muitas lojas foram fechadas e, em menos de uma semana, criamos conceitos e estratégias alinhadas, graças à expertise e dados das primeiras campanhas, que nos fizeram agir em uma velocidade que contribuísse com os anseios da rede”, adiciona Lima.
A mensagem que as marcas e a Batuca pretendem passar ao público vai muito além de que é possível se fazer compras maiores por outros meios, principalmente durante a pandemia, que não sejam presenciais. “Nunca antes paramos para observar o nosso entorno e ver as necessidades e as funcionalidades que ele pode nos apresentar. Nunca antes paramos para ver o nosso espaço com olhar diferente, e menos ainda para sentir a necessidade de integrar, mudar e adequar. Italínea e Criare, além de trazerem um apelo promocional, estão presentes e dispostas a auxiliar nestas mudanças e ajustes em nossas casas. Queremos mostrar que é possível transformar o lar e torná-lo ainda melhor”, conclui o CEO da agência.
“Sabemos que o consumidor, neste momento de pandemia, passou a usar a casa de maneira diferente do que estava acostumado. A necessidade de dividir o mesmo espaço da casa com outras atividades, seja com o trabalho ou o lazer com os filhos, está exigindo reformas, tanto no estilo de vida como no de mobiliar.
“Implementar uma campanha nacional de vendas é uma excelente estratégia para engajar a rede para seguir na mesma direção na busca por resultados. Com o aporte em mídia por parte da indústria, é possível potencializar ainda mais as ações das lojas e chegar mais rapidamente no consumidor que deseja mudar seus móveis, mas que, por estar mais dentro de casa, busca as ofertas que chegam primeiro digitalmente. Aproveitamos a capilaridade da Italínea para mostrar toda a força da rede que conta com mais de 700 pontos de venda no Brasil”, adiciona Fabiane Regina Bottezini, Supervisora de Marketing das marcas Italínea e Criare.