Hoje, muitos clientes nos questionam sobre o assunto. Mas a primeira pergunta é: o que é branding?
É bastante comum as pessoas confundirem – ou até limitarem – o conceito de branding com a criação de logotipos ou a criação de uma identidade visual corporativa. Na verdade, branding é todo um processo disciplinado para desenvolver e ampliar a fidelidade do cliente, com disposição para investir no futuro. É aproveitar todas as oportunidades e pontos de contato para expressar por que as pessoas deveriam escolher uma marca e não as outras.
O processo de branding compreende desde a criação de uma plataforma de marca, com missão, visão, valores, propósito da empresa, sua essência, seu posicionamento, universo verbal (naming, tom de voz da comunicação), universo visual (logotipo – olha ele aí –, identidade corporativa), experiência do usuário (UX) e ainda estratégia de comunicação. Bastante coisa, né?
Tudo isso movido, é claro, a muita pesquisa, muitas entrevistas, horas de brainstorms, dias de reuniões e inúmeras apresentações.
Num cenário em que cada vez mais empresas disputam espaço na cabeça (e no coração) dos consumidores, temos entendido que a comunicação que apenas vende – ainda que da forma mais criativa possível –, mas não está alinhada com a personalidade, os valores, a essência e as promessas da marca, acaba sendo apenas um solo de guitarra, e não um novo clássico.
A construção de imagem de marca impacta dramaticamente na reputação da empresa, em como ela defende e demonstra seus valores, sua essência. Hoje é muito comum empresas terem suas marcas listadas no balanço geral como um de seus ativos. Muitas vezes, o valor intangível de uma marca pode ser maior que o valor tangível da própria empresa.
Para ilustrar o processo de branding, nada melhor que um exemplo prático: a L5 Networks, cliente da GO! desde 2017. Antes de lançarmos site novo, papelaria, redes sociais e tudo mais, desenvolvemos um extenso estudo que abraçasse as necessidades e expectativas da marca. Como resultado, o brandbook apresentou missão-visão-valores, o novo logotipo e suas aplicações, fontes, cores, filtros de foto, etc. Esse verdadeiro Manual de Instruções da marca não apenas funciona como guia para toda a comunicação da empresa, como também reforça sua reputação e sua filosofia.
Dá um trabalhão fazer tudo isso? Sem dúvida! Mas ter esse longo processo aprovado e ver o cliente assumindo essa nova personalidade deixam claro que o desafio pode ser grande, mas sempre vale a pena.
Esse texto é da Nossa Dupla de criação,
Thiago Tot e Fabio Hourneaux.