Na era dos influenciadores digitais, o YouTube é uma das plataformas que ganham cada vez mais força no Brasil. No país, existem mais de 580 mil canais, desses 400 mil possuem mais de um milhão de inscritos e os principais nichos são moda, beleza e fitness.
Os youtubers ganham o público por conta de sua carisma, humor ou até mesmo pelas polêmicas que causam. Este tipo de profissional costuma publicar suas opiniões por meio de seus vídeos, sem medo das críticas e dos chamados haters. Por conta da proximidade que eles demonstram com seus inscritos, os jovens são os que mais se interessam pelo conteúdo publicado – cerca de 96% dos jovens internautas brasileiros com idade entre 18 a 35 anos acessam a plataforma constantemente.
Apesar da popularidade e do alto número de acessos, no Brasil ainda é difícil ganhar um valor considerável por meio da plataforma, a média de ganho dos youtubers é de U$100 a U$200 por mês. Por isso, muitos profissionais procuram alternativas de renda e, uma das mais comuns é o marketing de influência, onde eles fazem campanhas de marketing, venda de produtos, lançamento de livros e participação de eventos.
Segundo a plataforma Social Blade, o youtuber mais assistido do Brasil, Whindersson Nunes, ganha cerca de 450 mil por mês. A influu, ecossistema especializado na profissionalização de influenciadores digitais, trabalha com todo tipo de marca que deseja investir em marketing de influência. O papel principal dessa rede de influenciadores é selecionar o influenciador mais adequado para cada tipo de campanha.
Crédito Foto Destaque: http://www.freepik.com | Designed by Freepik