Pra quem (ainda) não sabe, a Agência SugarLab é uma agência com foco no live marketing e apesar de trabalhar outros pilares como o marketing de influência, o brand experience e o marketing digital, nós gostamos mesmo é de fazer eventos!
Por isso resolvi trazer para a minha coluna deste mês, alguns motivos para a sua empresa investir em eventos corporativos.
1 – Reconhecimento da sua marca no mercado
O fortalecimento do brand awareness, através da criação de estratégias e ações conjuntas, resultantes em experiências positivas que transmitem o posicionamento da sua marca e os seus diferenciais perante o mercado, garante uma relação de confiança com o seu público-alvo.
Como já diz o ditado popular “Quem não é visto, não é lembrado” fazer eventos é uma ótima maneira de se destacar diante da multidão. Em tempos onde a concorrência chega a ser desleal, com todo mundo fazendo a mesma coisa e brigando pelos mesmos clientes, se tornar referência e se expor como tal, é de extrema importância para o reconhecimento da sua marca.
2 – Geração de networking
Talvez esse seja o principal motivo para a realização de eventos nas empresas. Compartilhar ideias e experiências é uma ótima maneira de se destacar no mercado. Promover a interação dos participantes, em espaços pensados especialmente para eles garante uma experiência de marca que pode se tornar inesquecível.
Ampliar a rede de contatos é de extrema importância para quem está em busca de expansão. O networking gerado em eventos corporativos é indispensável para os profissionais da sua empresa, pois além de aumentar o background cultural de referências de cada um, eles também podem se atualizar em relação aos processos internos de outras empresas.
3 – Motivação dos colaboradores
Além do networking gerado entre os profissionais de cada setor, os eventos são responsáveis por motivar equipes de vendas por exemplo. São nos eventos que eles têm conhecimento antecipado dos lançamentos da empresa e entendem na prática como é o funcionamento de cada produto e/ou serviço prestado pela companhia.
Sem contar a integração entre clientes, futuros clientes, colaboradores e gestores, que melhora muito com a aproximação que os eventos proporcionam. Profissionais motivados e engajados podem auxiliar e muito nas campanhas externas promovidas pelas empresas. Philip Kotler defendia que “o marketing deve ser pensado de dentro pra fora” e isso nos prova que eventos corporativos são uma forte ferramenta de endomarketing.
4 – Pesquisa de mercado
Se motivar colaboradores e gerar networking é importante, imagine oferecer acesso a dados de mercado e concorrentes em tempo real? Os eventos proporcionam isso. São em feiras segmentadas por exemplo, que a maioria das empresas apresentam suas novidades para o mercado. É uma ótima oportunidade de seus colaboradores terem acesso a essas informações.
5 – Novas oportunidades de negócio
Por último, mas não menos importante, eventos são responsáveis por gerar muitos negócios novos. Além da interação com potenciais novos clientes, realizar eventos pode trazer para a sua empresa oportunidades novas de negócios, como prospecção de investidores, possíveis parcerias e fornecedores novos.
E por falar em clientes novos, é importante fechar novos contratos, mas mais importante ainda é fidelizar os antigos. Manter a sua marca viva na cabeça dos que já são seus clientes é fundamental para o fortalecimento da sua imagem. E convidar esses clientes para eventos promovidos pela sua empresa demonstra interesse em mantê-los por perto.
O interesse por eventos corporativos tem aumentado a cada ano e a realização desses eventos representa uma oportunidade incrível de trabalhar a imagem da sua marca de uma forma mais macro. Eles são capazes de entregar tudo em uma experiência única, pense nisso!