Por Daniel Santos
Está se aproximando uma das datas mais aguardadas pelos consumidores, e esse é o momento de descobrir o que deve ser feito para vender mais na páscoa.
Não tem como negar: a páscoa é um dos feriados mais aproveitados pelos empreendedores da indústria e do comércio.
Afinal, é uma excelente oportunidade para fazer negócios e, consequentemente, alavancar as vendas da empresa.
Como ainda faltam alguns dias para a páscoa, reunimos algumas dicas para você aproveitar o feriado com umas vendas extras.
Quer saber como? Descubra no nosso artigo de hoje!
Planejar para vender mais na páscoa
Quando falamos em estratégias para alavancar as vendas, independente de qual seja a área de atuação da sua empresa, planejar é essencial.
Com um bom planejamento é possível prever os riscos de investimento e descobrir quais as melhores estratégias para divulgar a sua marca.
Principalmente em datas sazonais, como a páscoa, onde o fluxo de vendas no mercado tende a crescer.
Mesmo com a crise, os consumidores não deixam de presentear as pessoas importantes que estão à sua volta.
E é por essa razão que a sua empresa precisa ter um bom planejamento para alcançar esse público nesse momento.
Apostar em uma boa pesquisa de mercado é um macete que ajudará no seu planejamento para vender mais na páscoa.
Com ela você poderá identificar as demandas dos seus consumidores, e supor quais produtos serão mais bem aceitos por eles.
Por isso, se você deseja fazer da páscoa uma data próspera para a sua empresa, não deixe de planejar.
Foco no cliente
Jamais esqueça de que o cliente deve ser o foco de toda e qualquer ação de marketing planejada pela sua empresa.
Antes de pensar nos lucros, procure observar e entender aqueles que trarão estes resultados para o seu negócio.
O que eles estão procurando? O que atrai a sua atenção? Quais são as suas preferências?
Além disso, é importante acompanhar as tendências e novidades do mercado para apresentar ao seu público as melhores propostas.
Selecione os produtos
O primeiro passo para vender mais na páscoa é definir a linha de produtos que ganhará destaque nessa campanha.
É de suma importância também ficar atento às quantidades desses produtos no estoque para não correr o risco dele ficar em falta durante esse período.
Ambiente colorido e festivo
É bastante importante preparar a sua empresa e os seus funcionários para receberem os clientes no clima da festa.
Decorar o estabelecimento é importante para entrar no clima da páscoa, e esse apelo visual pode ser distribuído por toda e empresa.
Muitos empreendedores gostam de decorar o ambiente com bandeirolas, outros apostam nas camisetas personalizadas.
É legal também investir em adesivos e cartazes que destaquem a celebração.
Nesse momento vale tudo para desejar aos consumidores uma feliz páscoa e maximizar as vendas.
Tente não exagerar na decoração, deixando o seu estabelecimento visualmente atrativo para os clientes.
Despertar nos clientes a necessidade deles comprarem de você
Por mais que a páscoa seja marcada pela venda de chocolate, não esqueça de que a data é uma festa em família.
Ou seja, por mais que você trabalhe com outros produtos, é preciso despertar o interesse dos clientes no seu negócio.
Como fazer isso?
Com as perguntas que vendem (claro)!
Se a sua empresa fornece roupas, por exemplo, pergunte ao seu cliente se ele não gostaria de ir com uma roupa nova para a festa.
A resposta, na grande maioria das vezes, é um sim, não tem erro.
Capriche na vitrine para vender mais na páscoa
Muita gente não sabe, mas a vitrine possui papel fundamental de atrair os clientes para dentro da loja.
É ela a encarregada pela decisão do consumidor em entrar ou não dentro de um estabelecimento para conhecer os seus produtos.
De acordo com um material divulgado pelo Sebrae SP, 30 segundos é o tempo que leva para uma pessoa ser captada pela vitrine.
Mas para que isso aconteça é necessário que ela esteja atraente e desperte a atenção do público.
Uma ideia legal é destacar algum dos produtos selecionados para a campanha, ainda mais se esse item estiver com um bom desconto.
Outro ponto que vale destacar é dar preferência aos mais vendidos e que tenham a ver com a páscoa.
Além disso, é necessário informar os seus consumidores de que a sua loja está em clima de páscoa.
Para isso, aposte em uma arte com uma excelente comunicação, ou conte com a ajuda de alguns materiais gráficos.
Como, por exemplo, adesivos, displays, wobblers, entre outros.
Apelo para o emocional
Como a páscoa é uma data como foco na família, uma boa maneira para alavancar as vendas da sua empresa é apostar no apelo emocional.
Desenvolver uma campanha que desataque isso é uma boa forma de chamar a atenção dos seus consumidores.
Consequentemente, eles se sentirão na obrigação de recorrer aos seus produtos/serviços na páscoa.
Time preparado
Não adianta negar: treinamento é sempre a melhor maneira de garantir um time preparado para vender.
Em datas comemorativas, como a páscoa, isso fica ainda mais em evidência.
Por isso, oriente a sua equipe a oferecer o melhor atendimento possível, incluindo eficiência e cordialidade.
Uma boa ideia é criar para os funcionários uma campanha de incentivo às vendas, além de treiná-los para potencializar os resultados.
Redes sociais
É aquela história que sempre mencionamos nos nossos artigos, todo mundo está online, por isso, é importante marcar presença no meio digital.
Para vender mais na páscoa é importante divulgar as ações da sua empresa nas redes sociais.
Envolva os seguidores com promoções, publique os seus produtos em destaque, estimule o compartilhamento de postagens.
Tenha canais de atendimento nas redes sociais
Com o forte crescimento das redes sociais, boa parte dos consumidores busca atendimento por esses canais digitais.
Alguns empreendedores ainda sentem insegurança quanto ao uso dessas ferramentas, porém, mais de 70% das empresas já as utilizam.
Como principais vantagens destacamos:
– Estreitamento do relacionamento entre as marcas e seus consumidores;
– Facilidade na comunicação;
– Agilidade em obter feedbacks;
– Clareza para gerar relatórios de métricas;
– Melhora na reputação da empresa.
Você está preparado para vender mais na páscoa? Agora é com você! Coloque essas dicas em prática.
Esse conteúdo sobre vender mais na páscoa foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!
Um abraço,
Equipe Promopress