A Social Miner, empresa de tecnologia que ajuda sites e e-commerces a aumentarem suas conversões por meio da exclusiva metodologia de People Marketing, produziu relatório de performance do mercado de e-commerces na Black Friday 2018.
Para o estudo, a empresa se uniu a empresas referência no mercado virtual, como Vindi, Neoassist, MindMiners, Anymarket, Rankmyapp e Ghfly, e analisou o comportamento de navegação de mais 25 milhões de usuários cadastrados na sua base, além daqueles da base dos parceiros.
A pesquisa – que estabeleceu um comparativo da performance das lojas durante o evento em relação a média do segundo semestre deste ano e levou em consideração a jornada de compra dos consumidores na data comercial – mostrou que os setores que mais se beneficiaram com a Black Friday foram Moda, Bebidas e Eletrodomésticos e Eletroportáteis com uma representatividade em vendas de 38,85%, 19,13% e 12,14%, respectivamente.
Além disso, o material revela que mulheres compraram mais das categorias Bebês (92%), Moda (90%) e Beleza e Saúde (84%), enquanto homens deram preferência a produtos dos setores de Hotéis e Viagens e Informática, ambos com 93%, e Bebidas, com 76%.
Outra descoberta desse relatório foi que, de todas as vendas geradas no segundo semestre de 2018, 31% se concentraram no mês da Black Friday. Já em relação à fidelidade dos consumidores, a pesquisa revela que apenas 4,39% do consumidores que compraram na Black Friday de 2018 tinham comprado na mesma loja em 2017 – dado que evidencia que as marcas não tem investido em estratégias de retenção junto a grupos de consumidores que apresentam um alto potencial de compra.
O relatório completo da Black Friday 2018 está disponível aqui