O Estadão, representante oficial do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade no Brasil, comunicou que a organização do Young Lions Brazil divulgou os nomes das duplas que representarão o Brasil na competição. O evento totalmente virtual, foi realizado na última sexta-feira, 25 de maio, transmitido ao vivo pelo Youtube e redes sociais. As categorias que terão participação brasileira serão: Print, Digital, Design, Media e Marketer, na Young Lions Competition 2021, competição criativa organizada pelo Festival.
As 5 duplas foram selecionadas por diversos jurados, profissionais líderes em suas respectivas áreas de atuação, escolhidos nas edições anteriores do Young Lions Brazil. A votação aconteceu de forma 100% anônima desde o início até o momento do anúncio. Nesta edição, a seletiva nacional bateu o recorde de inscrições: 198 duplas divididas entre as 5 categorias. O desafio dos participantes era responder com soluções criativas, com briefings de diferentes ONGs, de acordo com as habilidades exigidas em suas respectivas categorias. As instituições selecionadas, como clientes, deste ano foram: Afroreggae, Operação Sorriso, Banco de Alimentos, Fundação Dorina Nowill e CUFA.
Na próxima fase, as duplas selecionadas vão defender o Brasil na competição internacional promovida pelo Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, cujas primeiras atividades acontecem já a partir de hoje, 24. Os competidores vão disputar para defender a permanência do país no topo do ranking, lugar que ocupa desde que a competição começou em 1995.
As primeiras atividades iniciaram na última segunda-feira, 24. Os representantes de mais de 50 países tiveram de conceber uma estratégia de PR que demonstre seu processo criativo para chegar a uma ideia que conecte a organização One Young World, (https://www.oneyoungworld.com), entidade mundial que procura identificar, promover e conectar jovens líderes do mundo inteiro, conecte a organização com seus públicos, construindo fortes relacionamentos com os stakeholders.
Um novo processo de seleção, uma nova equipe organizadora
Este ano o programa implantou um novo modelo de seleção de seus delegados, a partir de briefings que deveriam ser respondidos por duplas formadas por profissionais das diversas áreas relativas às categorias competitivas abertas. Todas as inscrições e peças enviadas para julgamento mantiveram-se em completo anonimato, inclusive durante o processo: jurados avaliaram as respostas ao briefing sem saber quem as havia criado.
Para chegar ao resultado, os jurados do bloco de Criação (categorias: Print, Digital, Design) votaram em duas fases. Na primeira, votaram para selecionar um short-list das categorias. Na segunda, um júri presencial, também on-line, reavaliou a lista de finalistas e escolheu os melhores trabalhos de cada categoria entre eles. No bloco de jurados das categorias Media e Marketer, a votação ocorreu em uma única fase, o que deu origem ao ranking com base nas notas concedidas para os participantes de ambas categorias.
Realizar essa edição do Young Lions Brazil em novo formato foi apenas uma das dificuldades superadas pela organização. As difíceis condições do nosso mercado e o pouco tempo para implantar os novos procedimentos – a decisão de realizar a edição 2021 aconteceu apenas no início de abril – inviabilizaram o financiamento tradicional via patrocínio. Mesmo assim, os organizadores mantiveram a edição deste ano, suportados unicamente pelo valor das inscrições. “Decidimos realizar a 25ª edição do Young Lions e garantir nossa presença na competição internacional mesmo sem nenhuma garantia de que pudéssemos cobrir as despesas de organização e registro das duplas, o que, de fato, não aconteceu”, revela Emmanuel Publio Dias, organizador do programa desde 1995. Para isso, segundo Emmanuel, foi fundamental e decisivo contar com a ajuda da Celinha Camargos e equipe de Redhook School que, a partir deste ano passa a integrar oficialmente a equipe organizadora do Young Lions Brazil.
Young Lions Brazil Competitive Team – 2021
Competition | Country | First Name | Last Name | Job Title | Company |
Design | Brazil | Wallyson | Sousa | Art Director | Heads Propaganda |
Design | Brazil | Maria Carolina | Pillat | Art Director | Heads Propaganda |
Brazil | Filipe | Soares | Copywriter | SunsetDDB | |
Brazil | Felipe Revite | Carvalho | Art Director | SunsetDDB | |
Digital | Brazil | Bruno | Reis | Copywriter | Africa |
Digital | Brazil | Joao Vitor | Santos | Art Director | Africa |
Media | Brazil | Giovanni | Pavan | Strategic Planning Manager | BFerraz |
Media | Brazil | Bruno | Andrade | Brand Connection Lead | Accenture Interactive |
Marketer | Brazil | Guilherme | Poyares | General Manager | Ambev |
Marketer | Brazil | Guilherme | Ferreira | Brand Manager | Ambev |
Young Lions Brazil Program é uma realização do Estadão, representante oficial do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, desde 1995 organizado por Emmanuel Publio Dias, Editora Referência e Redhook School.