Que o mercado do Franchising é promissor, ninguém tem dúvidas, mas os dados são surpreendentes. No Brasil, só em 2022, segundo dados apontados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a venda de franquias teve um acréscimo de 2.771 operações no país, totalizando 173.770 unidades.
Isso representou também um aumento de 8,8% em faturamento no 1º trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado, em todos os 12 segmentos do setor, com destaque para moda, saúde e beleza.
Lembrando que em 2012 o Brasil já era o 4° país com o maior número de marcas de franquias no mundo e o 6° lugar no número de franquias, segundo a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Mas onde o Marketing Digital entra nessa história? Bom, além de o mercado de franquias ter se mostrado como um grande trunfo para a expansão de empresas em diversos segmentos, o online também possibilitou a otimização na venda de franquias em diferentes setores, por vezes até, sem a necessidade de visitação do comprador a nenhuma unidade.
Certo, Max, entendi que o mercado de franquias é promissor e que o marketing digital vai conseguir turbinar as vendas. Mas qual a melhor estratégia para vender franquias?
Application Funil + Inside Sales= Venda de Franquias
Diferente do que você possa pensar, existe sim uma fórmula para venda de franquias no digital, que consiste basicamente no uso correto e alinhado de dois conceitos: Inside Sales e Application Funil.
Mas como assim? Vamos entender um pouco mais sobre como essa soma pode ajudar efetivamente na venda de franquias.
Application Funil
Você já viu alguém comprando uma franquia que não conhece nada sobre o mercado, produto ou a franqueadora? Provavelmente não. Por isso, é necessário uma estratégia de aumento gradual do nível de consciência do comprador. Mas o que é isso?
Bom, o funil de aplicação – como pode ser traduzido – diz respeito a estratégias que buscam criar conscientização no usuário do seu produto ou serviço.
Ou seja, através de um plano de Inbound Direto (entrega de materiais com conteúdos sobre o setor, o mercado e a franqueadora) e CRM (manutenção de contato via e-mail, WhatsApp, redes sociais para criação de relacionamento). Assim, é possível captar e conversar com um determinado público e fazê-lo entender sobre o que você está vendendo.
Afinal, é muito mais fácil vender algo quando seu cliente entende de fato o que está sendo ofertado. Assim, além de se apresentar como uma possível solução, você também filtra através dessa conscientização aqueles que têm o perfil para se tornarem potenciais clientes.
Então vender franquia vai demorar, certo? Porque precisamos primeiro produzir conteúdo. Na verdade não. A missão do Application funil é criar demanda. Entretanto, você sempre precisa estar atento para capturar a demanda que já existe.
Então a nível de marketing, você nunca pode desvincular o application funil de uma estratégia de marketing direto. É necessário sempre em primeiro lugar garantir a captura de demanda existente e depois gerar mais demanda.
Dessa forma, você cria materiais e conteúdos para captar atenção, consegue o contato e educa o lead, filtrando quem tem o melhor perfil de compra. A partir disso, o time de Inside Sales entra em cena e fica mais próximo de fechar vendas de forma mais eficiente.
Inside Sales
Quando falamos na venda de um produto com ticket médio alto, em que é necessário conhecer e entender o modelo de negócio, você provavelmente pensa que é indispensável ter um contato presencial com o comprador, não é mesmo?
Bom, e se eu te disser que esse contato pode ser mais eficaz e ainda deixar uma eficiência operacional maior? Isso é uma realidade principalmente por conta de times de inside sales bem estruturados e treinados para realizar negociações complexas.
Ainda não sabe o que é Inside Sales? Confira nosso conteúdo completo sobre o assunto!
Esse é o exemplo da Lugano Chocolates, por exemplo. A franqueadora, cliente da assessoria de marketing da V4 Company, que vendia em média duas franquias por mês, bateu recorde de vendas em junho de 2022, com 25 unidades vendidas no mês.
Isso representa um faturamento de R$3,88 milhões – contando somente a taxa de franquia – nos primeiros 6 meses de 2022, através de um processo 100% inside sales. Ou seja, sem visita presencial, apenas gerando leads através da internet.
Mas quais as premissas para que isso aconteça?
Para que isso aconteça, é necessário que você tenha atenção em alguns pontos, os principais são:
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Time de vendas qualificado e treinado;
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Entender e organizar a estrutura de SDR & Closers;
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Geração de demanda qualificada;
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Uso do Application Funil.
E se eu não conseguir usar o Application funil e inside sales?
É necessário entender uma coisa aqui: fazer esse processo funcionar de forma efetiva é difícil e exige muito conhecimento. Ou seja, se você é uma franqueadora e está tendo dificuldades tanto em começar quanto em fazer essa estratégia dar certo, isso não é culpa sua.
Assim, para te ajudar a estabelecer um processo efetivo na venda de franquias, vou te deixar meu WhatsApp pessoal para uma consultoria gratuita. O que acha? É só clicar nesse link para começarmos a expansão inteligente do seu negócio ainda hoje.