Em tempos de afastamento social devido à pandemia do coronavírus, diversas datas tiveram que se adequar para ser comemoradas. Além dos aniversários, chegamos ao mês de abril e teremos que celebrar a Páscoa também de maneira diferente.
Levantamento feito pela STILINGUE – plataforma líder nacional de Inteligência Artificial (IA) para o idioma Português – entre os dias 09/03 e 07/04, constatou que o brasileiro e principalmente o comércio não deixarão um dos principais feriados passar em branco.
Do total de menções, 3,9% reiterou desejo de consumo de Ovos de Páscoa, com as expressões: “queria tanto”, “só queria”, “queria um”. Na lista de desejos, destacam-se os ovos de colher (15%) e também a marca Kinder, citada nominalmente em 2% das intenções de compra. Sobre as opções diferenciadas, como fit, veganos ou sem glúten, a busca está em baixa: apenas 0,6%.
Em situação de isolamento social e possível diminuição de renda, cresce o anúncio de venda de produtos caseiros. Este ano, o volume representou 8,8% frente aos 6,4% do ano anterior. Os interesses, porém, permanecem semelhantes: ovos de colher, bolos e brigadeiros, representando mais de 26% dos produtos anunciados.
Outra adequação notada foi a opção de delivery dos ovos: 45% dos conteúdos que anunciavam produtos à venda disponibilizaram serviços de entrega.
As principais marcas e restaurantes prepararam descontos e investiram em entregas próprias sem custo ou parcerias, como Rappi e IFood.
E, por se tratar de um feriado cristão somado à questão do isolamento em casa, as mensagens pedem para aproveitar o momento e refletir sobre “amor”, “verdade”, “esperança” e “agradecer todos os dias”. Mais de 3,5% do volume trouxe abordagem religiosa, com divulgação também de missas online, preces e louvores.