Com apenas 5 anos de atuação, a agência de brand experience URBN Experience estreia no maior evento de música do país com dois grandes projetos de marca. Para o Rock in Rio 2022, a URBN Experience realiza, em parceria com a agência 1.2.3.5.8, um espaço grandioso e orientado pela sustentabilidade para o cliente Suzano. O espaço é assinado pelo ateliê de arquitetura Estúdio Chão, que já desenvolveu outros projetos com a URBN Experience. Além disso, a URBN Experience prepara ativação volante para a marca de papel higiênico Mimmo, em parceria com a agência MullenLowe.
Guiado pela sustentabilidade – um dos pilares da URBN Experience e da Suzano – o espaço para a fabricante de papel e celulose será 100% livre de plásticos e feito de material reciclável. Elaborado a partir de um posicionamento de marca para a Suzano desenvolvido pela agência 1.2.3.5.8, o espaço terá uma instalação artística impactante que remete a uma árvore, cujos galhos e folhas serão formados por copos de papel que a Suzano vai oferecer ao público do Rock in Rio como alternativa aos copos de plástico. O mobiliário do espaço, como bancos, também será feito a partir dos copos. O design do espaço foi feito pelo Estúdio Chão, celebrado escritório de arquitetura e cenografia que já atuou em parceria com a URBN Experience em outros projetos, como o inovador festival IluminaRio, que em 2021 transformou a Praça Mauá em uma galeria de arte com obras feitas de luz.
“O Rock in Rio é um dos maiores eventos do planeta e fazer parte dele é um marco importante que reflete a ousadia e a capacidade de entrega da URBN. É também um grande desafio, já que o público do Rock in Rio está interessado em ver seus ídolos, não necessariamente nas marcas. Por isso precisamos ser bastante criativos para conquistar esta atenção de forma positiva, sem ruídos e que seja lembrada depois”, avalia o sócio-fundador da URBN, Julio Custódio.
Além de sustentável, o espaço da Suzano ficará integrado à natureza: as folhas da instalação de árvore irão se movimentar com o vento, fazendo com que a escultura nunca esteja igual. À noite, uma iluminação artística dará uma dimensão ainda mais inusitada à escultura. “Mostraremos o produto do cliente sob uma nova perspectiva, tanto de uso direto pelo público no formato de copos e mobiliário, como de forma mais artística na instalação”, adianta Julio.
O espaço da Suzano trará outras ativações de marca, como monitores informando sobre produtos feitos a partir do eucalipto – como combustível, roupas, maquiagem, copos etc. –, atitudes individuais que colaboram com a sustentabilidade do planeta e big numbers da Suzano em responsabilidade socioambiental. Haverá também um game interativo, em que os participantes poderão ganhar prêmios valiosos. Todas estas estações são executadas pela URBN Experience.
Com o objetivo de introduzir os copos de papel como alternativa aos copos de plástico no festival, a Suzano propõe o ciclo completo, incluindo o descarte correto dos copos após o uso. Haverá contêineres espalhados por toda a Cidade do Rock, com promotores que explicarão a importância do descarte correto e distribuirão prêmios feitos de papel, como suportes para celular, a cada dois copos ou embalagens da Suzano descartados corretamente. Esta ativação também será executada pela URBN.
Mimmo: o ursinho influencer que virá ao mundo real com a URBN Experience
Outra importante ativação da URBN Experience será com a marca de papel higiênico Mimmo. A narrativa elaborada pela agência MullenLowe e executada pela URBN Experience é que o mascote da Mimmo, um ursinho que é influenciador e vive em outro universo, trará seu avatar para participar do Rock in Rio. Promotores da marca circularão pelo festival, acompanhados de um personagem no formato do urso, convidando o público a utilizar o filtro de realidade aumentada que materializa o ursinho nas fotos e vídeos. O público poderá ganhar brindes da marca.