O mercado de e-commerce brasileiro está em constante crescimento, registrando R$262,7 bilhões em 2022, segundo pesquisa da NielsenIQEbit. Com muitas lojas no mercado, para se destacar em meio à concorrência, as empresas precisam estar atentas às novas tendências e tecnologias que surgem. Uma das grandes apostas para impulsionar as vendas online é o Video Commerce, uma estratégia que combina vídeos e lojas online, proporcionando uma experiência de compra mais interativa e envolvente para os consumidores.=
A Widde é pioneira em Video Commerce no Brasil, tendo iniciado há pouco mais de um ano com a plataforma, e já está ditando essa grande transformação que está por vir no mercado de e-commerce. A solução começou focada no segmento de Moda, mas recentemente abriu para todos os segmentos e já conta com mais de mil lojas utilizando a plataforma, incluindo marcas como Approve, LV Store, Pantys, Camys, Speedo e Vinci Shoes.
A Widde oferece uma solução completa para a inclusão, gestão e análise dos vídeos da própria loja para o e-commerce, permitindo que as marcas apresentem seus produtos de forma mais dinâmica e realista. Através da plataforma, é possível adicionar vídeos em diferentes páginas do site, como na página inicial, nas páginas de produtos e nas páginas de categorias, proporcionando aos consumidores uma experiência de compra mais próxima da realidade.
De acordo com Raísa Bresolin, Fundadora e COO da Widde, a solução foi desenvolvida com base nas dores reais dos lojistas. “Nós sabemos que o Video Commerce é o futuro do e-commerce e, por isso, estamos comprometidos em oferecer uma plataforma que seja fácil de usar, eficiente e que traga resultados reais para as marcas. Nosso objetivo é ajudar os lojistas a aumentarem suas taxas de conversão, reduzirem as taxas de troca e devolução e, acima de tudo, proporcionarem uma experiência de compra única e memorável para seus clientes”, afirma.
Com a Widde, as marcas podem criar e gerenciar seus próprios vídeos, sem a necessidade de conhecimentos técnicos ou contratação de agências especializadas. A plataforma é intuitiva e oferece recursos como: vincular produtos do site aos vídeos, receber comentários dos clientes, ter botões para WhatsApp, compartilhamento e medidas da modelo, além de fornecer métricas detalhadas sobre o desempenho dos conteúdos (como visualizações, taxa de conversão, receita impactada e tempo de retenção).
Os resultados alcançados pelas marcas que utilizam a Widde são impressionantes. Apenas no mês de novembro de 2023, mais de 1,2 milhão de pessoas assistiram a vídeos através da Widde (dentro das lojas online), totalizando mais de 3,5 milhões de visualizações. Além disso, a média de aumento em taxa de conversão com a Widde é de 4 a 7 vezes mais quando o consumidor assiste aos vídeos.
Raísa destaca o case da LV Store, loja de moda feminina. Ao começar a utilizar a Widde, a marca já tinha vídeos demonstrativos prontos e os colocou em várias páginas pelo site. Em menos de uma semana de uso da plataforma, foi constatado que a taxa de conversão aumentou 2,5 vezes e o tempo de retenção foi de 2 para 8 minutos.
Outra marca que se beneficiou da solução foi a Not-me Shoes. “A gente conseguiu trazer a nossa rede social para dentro do site. O cliente que vem do anúncio, que não nos conhece diretamente pela rede social, ele também se sente seguro de informação de calce, de material. Ele consegue ter ideia como se tivesse dentro do provador. Isso, além de ser extremamente decisivo em conversão, tem diminuído muito as taxas de troca e devolução do nosso site”, afirma Ana Carina, fundadora da Not-me Shoes.
Com compatibilidade com qualquer plataforma de e-commerce, a Widde está expandindo sua atuação além da moda para atender a demanda de todos os segmentos. “Acreditamos que qualquer empresa, independente do seu porte ou segmento, pode se beneficiar do Video Commerce. Por isso, recentemente, abrimos a plataforma para todos os segmentos e estamos prontos para ajudar ainda mais marcas a alcançarem resultados incríveis”, conclui Raísa.