Com a proposta de uma formação empreendedora em dois anos, a Startup Academy lança o primeiro curso superior certificado pelo Ministério da Educação (MEC) a partir de uma metodologia orientada à criação de startups. É o Startup Business: Gestão de Negócios Inovadores. As aulas iniciam em maio de 2024 e as inscrições podem ser realizadas pelo site www.startup academy.digital.
A edtech – investida pela Atitus Educação – tem como cofundadores líderes com mais de 20 anos de experiência na área educacional, de empreendedorismo e de inovação, como Susana Kakuta, Juliana Suzin e Alsones Balestrin, e já conta com importantes aliados. São parceiros locais, nacionais e até internacionais, como Coursera, Instituto Caldeira, Base27, Ventiur, Escola JP e Colégio Liberato.
“Acreditamos que a educação deve ser tão ágil, inovadora e adaptável quanto as startups que mudam nossa vida cotidiana. Por isso, combinamos nesta formação a robustez acadêmica com experiência prática ativa para que, ao final do curso, os nossos alunos não apenas tenham um diploma de ensino superior, mas uma startup certificada e pronta para decolar no mercado”, explica a CEO e co-fundadora da Startup Academy, Juliana Suzin.
E esse posicionamento fez com que a edtech buscasse parcerias no Brasil e mundo afora. Como é o caso do Base 27, sediada em Vitória (ES), que iniciou com foco na engenharia e construção e hoje conta com uma comunidade aberta que conecta aproximadamente 150 negócios.
Para Michele Janovik, CEO do hub, a aproximação contribui para que o Base 27 atinja um dos seus objetivos estratégicos, que é ser o principal agente catalisador da inovação no Espírito Santo. “Queremos diversificar a matriz econômica do estado e, para isso, precisamos que os empreendedores tenham apoio na jornada de criação de uma startup e um saber mais profundo sobre inovação e empreendedorismo”, comenta.
Outra cartada estratégica da Academy é a parceria com a Ventuir Aceleradora. Nascida em 2013 e com atuação nacional, a Ventiur já avaliou mais de 3 mil startups em todos os Estados brasileiros e investiu em mais de 70 negócios inovadores, avaliados em cerca de R$300 milhões. Para Sandro Cortezia, CEO da aceleradora, “a iniciativa vai ser de grande sucesso no mercado, pois é um programa de qualidade, com base acadêmica forte e uma conexão enorme com o mercado”.
Educação inovadora
Certa de que o modelo de educação atual exige aprendizagem contínua, a Startup Academy conta ainda com a parceria da plataforma global Coursera, que permitirá que os alunos acessem uma mixagem de conteúdos extracurriculares, previamente indicados pela Academy, para complementar seus estudos. Lembrando que os conteúdos disponíveis pela Coursera são ofertados por renomadas instituições de ensino superior ao redor do mundo.
Vestibular
Os alunos podem ingressar na graduação por meio da sua nota no Enem ou de uma redação em que relata seu objetivo com a formação. Quem desejar ingressar por transferência ou segunda graduação também poderão acessar o curso por meio da redação. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.startup academy.digital.
As aulas, que se iniciam em maio, são realizadas de forma virtual, mas os estudantes podem acessar os polos da Startup Academy distribuídos em diferentes estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e São Paulo.