Principal premiação da publicidade mundial reconhece campanha que os clubes fizeram em prol da doação de sangue.
O futebol brasileiro, neste ano, teve um destaque especial no Festival Internacional de Cannes (França). Duas campanhas publicitárias realizadas para o Vitória (BA) e Sport (PE) receberam reconhecimento dos críticos e foram premiados no maior prêmio da publicidade mundial.
Modelo da carteirinho do torcedor-doador
A campanha “Pelo Sport tudo. Até depois de morrer“, desenvolvida pela Ogilvy & Mather, visava o aumento das adesões Central de Transplantes de Pernambuco. A campanha foi um sucesso entre os torcedores do Sport, que brincavam dizendo o quanto seria legal que “os órgãos rubro-negros”, após morrer, continuassem vivos em outras pessoas. Ao final, a Central apresentou aumento de 50% no número de doadores declarados.
A premiação foi nas categorias: Gran Prix: 3 Leões de Ouro (2 Promos e 1 em Relações Públicas); em Marketing Direto ganhou 1 prata e 1 bronze.
Criada pela agência Leo Burnett Tailor Made, a campanha “Meu sangue é Rubro Negro” conquistou 1 Leão de Ouro e 1 de prata, ambos na categoria Direct. E, também, em Relações Públicas levou 1 prata.
Sobre a campanha: o clube baiano aceitou a ideia da agência publicitária e retirou as faixas vermelhas do seu uniforme. Tornando, assim, a camisa alvinegra. Ao longo das divulgações, com aumento de doações de sangue, a camisa voltou, aos poucos, a ser rubro-negra.
Fonte: Mundo do Marketing