Essa semana eu me peguei assistindo uma série Brasileira, disponível no Star+, chamada o Rei da TV, que aborda a vida de um dos maiores comunicadores do nosso país, Silvio Santos.
Ao mesmo tempo que apresenta sua trajetória, que começou como camelô, até se tornar dono de uma das maiores empresas de mídia do país, a trama também funciona como uma verdadeira aula sobre a história e bastidores da Televisão Brasileira.
Se passando em períodos distintos, observarmos as diferentes realidades do nosso país em cada período.
Desde quando o rádio era o principal meio de comunicação e a televisão ainda dava seus primeiros passos, passando pelo período da ditadura militar e como as empresas de comunicação precisaram lidar com a censura, até o auge da programação, nas décadas de 80 e 90.
A televisão sempre exerceu um grande fascínio nas pessoas e acredito que entender a sua história e passado é essencial para que possamos compreender o momento atual e futuro, desse meio de comunicação, que vive o seu momento mais desafiador.
Se antes o papel da comunicação via internet era visto como algo secundário, não se pode negar que hoje, principalmente com a grande ascensão dos streamings, a realidade é outra e a possibilidade de assistir o que você quiser, na hora que você quiser mudou completamente a forma como nos relacionamos com o consumo dos programas audiovisuais.
Se quando eu era criança, precisava esperar o horário certo para assistir o meu desenho favorito, hoje, os pequenos assistem o que mais lhe chama atenção, exatamente no momento que querem.
No entanto, eu particularmente considero um erro quem diz que a Televisão está condenada ao seu fim.
Um exemplo vivo disso é o rádio, voltando ao contexto da série, esse era o meio de comunicação mais poderoso no início da jornada do jovem Silvio Santos, no entanto, mesmo com o domínio da Televisão, o rádio ainda continua existindo, mesmo perdendo grande relevância, ainda continua sendo um formato importantíssimo.
Novas iniciativas mostram que futuro da Televisão está ligado com um modelo mais híbrido, televisão em conjunto com o streaming.
Acredito que o melhor exemplo disso na atualidade é a PLUTO TV, gratuita, fácil de acessar e disponível em diversas plataformas, você encontra uma programação linear, mas com opções para assistir os programas sob demanda.
Quem trabalha nesse meio vive um desafio novo com todos esses cenários, se antes, você poderia concentrar todos os investimento de marketing do negócio em um anúncio no Jornal Nacional, hoje é necessário diluir isso em diversos canais e formatos diferentes.
O mundo digital trouxe novas perspectivas, mas isso não significa necessariamente que eles não possam conviver e se adaptar.
Se a televisão vai morrer, isso somente o futuro vai dizer, mas que ela precisará se adaptar todos os dias, isso é mais que certo!