De acordo com a empresa global Socialbakers, o Brasil conta com cerca de 1 milhão de influenciadores digitais e a estimativa é que os microinfluenciadores representem entre 70% e 90% desse volume. Mas, afinal, qual a relevância deste perfil expressivo de creators para o mercado? A BR Media Group pode explicar. A consultoria é proprietária do MIS, uma plataforma exclusiva e desenvolvida especialmente para esse público, que possibilita, além da troca de experiências e aprendizados entre os integrantes ativos nela, a conexão estratégica destes com marcas importantes para realização de campanhas. Desde sua criação em 2018, a ferramenta já soma mais de 20 mil cadastros que se enquadram em mais de 40 categorias do mercado. A empresa projeta crescimento da base de usuários de 110% até o final de 2021.
De acordo com Lina Andreosi, Head do MIS, a ferramenta é vista hoje como uma comunidade plural e desempenha um papel fundamental para a profissionalização desses microinfluenciadores. “O MIS dá visibilidade para esses creators, que muitas vezes estão começando e precisam de suporte para alcançar grandes marcas. Fora isso, também disponibilizamos para o público da plataforma conteúdos exclusivos sobre mercado e dicas para que sejam profissionais e alcancem o sucesso”, conta a Head da plataforma.
Para a microinfluenciadora digital Ana Magalhães, dona do perfil @anasendomae, por exemplo, o MIS foi uma grande divisora de águas em sua carreira. “Foi por meio da plataforma que comecei a trabalhar com grandes marcas e a entender o poder do marketing de influência. Antes disso parecia que eu tinha apenas um hobby. Foi com o MIS que passei profissionalizar mais os meus trabalhos e a buscar mais informações”, relata a influenciadora.
:: O PODER DOS MICROINFLUENCIADORES!
Número de seguidores não é tudo. O que realmente importa são os resultados e o engajamento. E é neste contexto que os microinfluenciadores ganham destaque e mostram que podem ser grandes quando o assunto é efetividade.
“Todos os perfis de influenciadores são importantes para alavancar marcas, mas cada um traz uma proposta diferente. Perfis macro e autoridades, por exemplo, são fundamentais para trazer awareness e credibilidade para uma marca. Mas se o objetivo é sustentar uma campanha e transmitir uma determinada mensagem de forma próxima e intimista, os perfis micro são os mais indicados”, explica Lina.
Os microinfluenciadores têm esse potencial. Eles são como amigos, que contam com uma linguagem proprietária e próxima de suas audiências e, com isso, geram interações genuínas e constroem relações de confiança com o público. Isso significa que dependendo do objetivo de uma marca, 50 creators com número menor de seguidores podem trazer um resultado mais efetivo do que um creator com 5 milhões de seguidores.
:: O PAPEL DO MIS PARA AS MARCAS
Do ponto de vista das empresas, o MIS funciona como uma consultoria para contratação de influenciadores e gerenciamento de campanhas. Para isso, a plataforma conta com uma equipe qualificada para trabalhar na curadoria de perfis, de acordo com o objetivo de cada marca. O mesmo time é responsável por auxiliar os creators na cocriação de conteúdo, garantindo qualidade e resultado.
:: COMO FAZER PARTE DA COMUNIDADE MIS?
A plataforma aceita cadastros de perfis que contam com a partir de 1 mil seguidores. Ao realizar o cadastro, o influenciador deverá preencher seus dados, incluindo indicação de interesses e audiência. Após esse passo, o cadastro é validado pelo time da MIS, que realiza a análise de conteúdos e veracidade de seguidores. Sendo aprovado, o perfil passa a integrar a comunidade.
Para saber mais, basta acessar: https://mis.brmediagroup.com.br/ou acompanhar MIS nas redes sociais pelo perfil @misbrmedia.