A 4ª Edição do Panorama Inventta com o tema “People-driven Innovation”, acontecerá no dia 13 de março, no espaço Cubo Itaú, em São Paulo. Sob a organização da consultoria Inventta, pioneira na América Latina em inovação e estratégia, o evento deve reunir 100 lideranças das maiores empresas do Brasil para compartilhar a experiência de empresas que fizeram a diferença na criação de novas receitas e aumento de eficiência de seus processos, ressaltando o impacto positivo do lado humano na inovação que gera resultado, a partir de cases reais de inovação da Rede Gazeta, Jundu, Aurora e O Boticário, abordando as possibilidades em meios de comunicação, no setor das commodities, no setor de alimentos ou do ecossistema da beleza.
De acordo com o CEO da Inventta, Vinicius Scarpa, o People-driven Innovation é uma oportunidade única para construção de network entre líderes globais de inovação e profissionais conectados com iniciativas de inovação das organizações. Além de contar com abordagens voltadas para a construção de processos e métodos práticos que mudaram a realidade das empresas, o evento apresentará números e resultados operacionais.
Por meio do case do Grupo O Boticário, o evento irá demonstrar os resultados que são possíveis de se alcançar engajando lideranças integradas de múltiplas áreas da organização em prol da inovação. A partir da consultoria da Inventta, a marca de perfumes e cosméticos criou, por exemplo, um novo conceito de loja que conta com um laboratório de fragrâncias para que os clientes desenvolvam seus próprios perfumes, entregando experiências pioneiras no mercado. “A marca transformou toda a sua cadeia de valor, redesenhando sua estratégia para um olhar muito mais cuidadoso com o usuário final e explorando negócios em adjacências”, diz o CEO da Inventta.
Com o case da mineração Jundu, a consultoria irá iniciar um debate sobre a necessidade de engajamento da alta gestão na criação de projetos transformacionais com foco real no cliente. Com o objetivo de explorar novas fontes de receita a partir dos seus ativos estratégicos, a mineradora identificou espaços de oportunidade em que o seu principal produto, a areia, não fosse tratada como commodity pelo mercado. “Com o engajamento do CEO e de todo o corpo gerencial, ajudamos a Jundu a transformar seu modelo de negócio por meio da exploração de novos territórios. Criando um novo modelo de negócio focado em esportes de areia, a empresa passou a oferecer a experiência completa da quadra de esporte, agora eles vendem o serviço da quadra instalada, com manutenção inclusa, conta Scarpa.
De acordo com o CEO da Inventta, o projeto com a Jundu cresceu. Hoje a empresa possui fontes de receita a partir de parcerias com empresas de vestuário para esportes de areia, como a Mormai, e exploram comercialmente um aplicativo criado para ajudar os donos das SuperQuadras Jundu a aumentarem a taxa de ocupação de suas quadras.
O encontro também traz exemplos de inovação da marca Aurora. Segundo o CEO da Inventta, a marca de alimentos desenvolveu uma série de melhorias nos seus processos, sobretudo logísticos, a partir do envolvimento dos seus colaboradores em programas de ideias. Em dois anos de programa de inovação, a empresa capacitou mais de 100 colaboradores, gerou 2,4 ideias e levou mais de 80 soluções para serem testadas no mercado. Neste período observamos uma redução de custos superior a R$21 Milhões e mais de R$ 160 Milhões em novas receitas.
Já a Rede Gazeta desenvolveu juntamente com a consultoria novos projetos voltados para produção de conteúdos, formas de lidar com o público, meios de interação com o público e lançando plataformas a partir da participação massiva dos colaboradores em programas de intraempreendedorismo. A emissora gerou novos modelos de negócio já com faturamento no mesmo período, a partir de uma metodologia de programa interno de inovação que contou com apoio e envolvimento direto da alta e média liderança.
Segundo o CEO da Inventta, o engajamento de pessoas é uma tendência que cresce cada vez mais entre o desenvolvimento de novas marcas, produtos e experiências. “Ajudamos a alta gestão e lideranças conectadas com inovação a criar um ambiente que permita encarar desafios comuns no mundo da inovação como a aversão ao erro, a cultura de curto prazo, a falta de reconhecimento interno, dentre outros, sob uma nova perspectiva”, diz Scarpa.
Serviço:
People-driven Innovation | Panorama Inventta
Quando: 13 março de 2023, das 17h00 às 19h00
Onde: Cubo Itaú, São Paulo – SP