Já parou para pensar no que significa o termo “marca pessoal”? Bom, na realidade, a compreensão é bem simples: a sua “marca” representa tudo aquilo que é atrelado a você. Marcas existem para empresas, assim como para profissionais. E da mesma maneira que é possível escutar o nome de uma loja e já entender qual o seu principal serviço, o desenvolvimento de uma sua marca pessoal forte é capaz de fazer com que o seu nome seja o mais lembrado e relevante quando o assunto é uma especialidade em nosso mercado. Mas isso acontecerá apenas se você tem uma construção de marca bem consistente e fundamentada e um posicionamento que torne a sua marca única, especial, específica.
É através da marca pessoal de cada um que o empreendimento que vocês tem ou trabalham é conhecido pelas outras pessoas. O nome de cada profissional vem antes do nome da empresa e é por isto que neste momento em que vivemos é imprescindível que tenhamos a nossa marca pessoal bem construída e posicinada como queremos ser reconhecidos.
Ao criar perfis nas redes sociais, você já está espalhando conteúdo e expressando a sua visão enquanto marca. Isso inclui sua postura profissional e tudo o que você posta e compartilha de outras fontes. Se você deseja construir uma imagem profissional forte, que de fato seja reconhecida pelo valor que você agrega ao que faz, é preciso que haja coerência em seu conteúdo e na sua fala. É de suma importancia que você espresse seus valores, suas opiniões e até o seu propósito mantendo uma congruência entre o que você diz e faz, de forma geral, a fim de trazer para a sua audiência a percepção de que você tem uma opinião formada, embasada e é capaz de ser referência na sua área. Elevar a percepção pessoal que o mercado tem de você também é uma estratégia para subir seu conceito, que inclusive, vai pagar mais pelos seus serviços porque enxergará autoridade em você.
“Posicionamento é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala.” A frase, de Jeff Bezos, CEO da Amazon, define super bem o que se entende por posicionamento. Você já parou para pensar sobre isso? O mercado conhece você e pelo que? Qual a especialidade que diferencia você dos demais e o que você comunica como profissional e marca pessoal que é? E ainda, como as pessoas percebem a sua marca e o que dizem quando você não está na sala? São muitos pontos para serem levados em consideração quando enxergamos valor e relevância em ter uma marca pessoal sólida, séria e congruente. E para ser de verdade um profissional diferenciado, com rentabilidade acima da média do mercado, reconhecido pelo que faz com louvor é preciso encontrar o que eu chamo de “caminho do meio”.
Esse “caminho do meio” é encontrado através de um planejamento de branding voltado para a sua marca pessoal, onde são analisados diversos pontos cruciais para a criação e desenvolvimento de reputação, de autoridade, especificidade e muito repertório. É possível também encontrar, através desse planejamento, os elementos incopiáveis da sua marca e que trarão a diferenciação dentro do seu nicho de atuação, além de encontrar a forma exata de se comunicar com os seus diferentes públicos e ser reconhecido por sua especialidade elevando sua forma de se rentabilizar. É um trabalho minucioso que coloca sua marca nos trilhos, ser visto e considerado pelo mercado com mais propriedade e com valor agregado.
Aproveito para deixar algumas dicas importantes para você ir pensando em aprimorar sua marca pessoal:
1. Tenha um foco
Seja especialista na sua área ou nicho, não generalista. Quem quer atender a tudo e a todos, não atinge mercado algum e não é lembrado por uma especificidade. Quanto mais restrita e focada for sua marca, mais fácil será para as pessoas lembrarem quem você é. E quando chega a hora de contratar um profissional como você para palestras, trabalho, recomendações, sua marca será lembrada por eles.
2. Seja autêntico sempre
O mercado já tem muitas cópias do mesmo profissional e do mesmo nicho. Então, procure sempre se diferenciar por seu repertório, conhecimento e networking.
3. Peça que te vejam do lado de fora da sua bolha
É muito importante saber como colegas, amigos e até mesmo o mercado, te enxergam. Peça um feedback para eles. Outro jeito de saber como o mercado te vê é fazendo uma busca com o seu nome na internet. Veja em que assuntos está relacionado, se positivos ou negativos.
4. Tenha um objetivo no digital
Você precisa ter a estratégia da sua marca pessoal focada também para o meio online. Isso porque a internet é a maior fonte na busca de informações de todos os tipos. Então, deixe a sua impressão digital na rede de forma ética e muito congruente com seus valores e propósito.
4.Tenha clareza do propósito
Nossa marca pessoal é construída a partir do nosso DNA, sobre a nossa identidade, valores e habilidades. Por isso, é fundamental sempre levar em conta nosso propósito e aquilo que queremos conquistar. Já parou para pensar qual é o seu?
5.Alavanque e potencialize seu networking
Participe de eventos para fazer networking, saiba se apresentar, seja objetivo sobre a sua especialidade e expertise. Para se destacar você precisa ter segurança para se apresentar e se comunicar. Pessoas se conectam com pessoas. Já pensou como você quer ser lembrado pelos outros?
Kaká Cerutti | @kakaceruttioficial
É estrategista de marca com foco em diferenciação, autenticidade e posicionamento de marcas para mulheres.