Por Talita Antunes Bieliauskas
Quem trabalha com marketing já sabe, há muito tempo, da importância das sazonalidades para alavancar as vendas. Datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Natal, são ansiosamente esperadas pelo varejo, representando algumas das maiores altas no ano. Com um planejamento sazonal assertivo, associado ao uso de tecnologia e dados, é possível atingir o supra sumo das oportunidades.
Em 2020, em razão da pandemia e do isolamento social, esses períodos ganharam ainda mais força e importância. Com a maioria das lojas de portas fechadas, o e-commerce foi a saída para atingir o público e fomentar as compras. A estratégia deu certo. Um exemplo foi a Black Friday. De acordo com dados da consultoria Ebit/Nielsen, a data bateu recorde de vendas no Brasil em novembro, somando R$ 4 bilhões entre os dias 26 e 27, um aumento de 25% em relação a 2019. Certamente, também sentiremos essa movimentação ao longo de 2021.
O conceito do marketing sazonal, basicamente, envolve o conjunto de estratégias utilizadas para gerar mais vendas em determinada época do ano. É uma tática que funciona com base na ideia de que um produto ou serviço tem mais vendas em certos períodos e menos em outros. Com base nessa análise, que varia de acordo com os produtos e serviços oferecidos, os negócios conseguem aproveitar todo o potencial de comercialização e se planejar para criar ações para momentos que, teoricamente, seriam de baixa saída.
Estratégia inteligente
O primeiro passo para criar uma estratégia eficiente de marketing sazonal é definir as datas em que ele será colocado em prática. Os períodos escolhidos devem ser os de maior afinidade com seu produto, sempre de acordo as demandas de buscas online, e de maior adesão do seu respectivo público-alvo. Antecedência no planejamento é imprescindível. Embora a sazonalidade por si só seja uma excelente oportunidade de alavancar o negócio, com um bom planejamento é possível se destacar entre os concorrentes e conquistar a preferência dos consumidores. Para tanto, é imprescindível estar presente, do início ao fim, na jornada de buscas do usuário para a sazonalidade específica.
Para os meses que não trazem sazonalidades tão marcantes para certos segmentos, como no início do ano, é preciso uma atenção especial, pois podem ser períodos importantes para manter contato com os consumidores, apostando no marketing de fidelização e explorando estratégias de CRM que possam ser integradas com estratégias de mídia. Afinal, quem efetuou uma compra em uma data específica, mas teve uma experiência positiva, pode voltar a qualquer momento, principalmente se for incitado a fazer isso. O estímulo ao engajamento é positivo e ajuda a manter as vendas aquecidas até nos meses tradicionalmente mais parados.
Além disso, também há chances de conquistar novos consumidores, apostando no convite para que conheçam a marca/produto por meio de promoções, brindes ou outras comunicações assertivas. A regra é que todo o dia deve ser considerado um dia importante para conquistar um novo cliente e converter uma venda, por menor que ela seja.
À parte de usar como base as estações do ano ou datas comemorativas, é preciso pensar em outros fatores como clima, promoções, campanhas de incentivo e, sobretudo, procurar entender as necessidades do seu público. Em qual momento eles vão precisar do seu produto ou serviço? A resposta é simples de conseguirmos quando falamos de dados e tecnologia. Um exemplo está na união entre o marketing e a climatologia, que pode auxiliar uma empresa a fazer ofertas de produtos mais apropriados para dias mais frios ou quentes.
Ferramentas de alavancagem
Outra oportunidade é o investimento em mídia programática, também conhecido como Ads (anúncios), sobretudo, nas redes sociais. A possibilidade de monitoramento em tempo real e direcionamento para compra ou contato direto tornam a mídia programática indispensável para praticamente todos os mercados. Isso sem falar no Google Trends, um termômetro das principais demandas de buscas, que funciona como alternativa para antecipar tendências e, consequentemente, ofertar produtos e itens da forma mais precisa possível.
Uma marca também pode apostar em suas próprias sazonalidades, oferecendo promoções em um determinado período. A estratégia criativa pode garantir uma excelente exposição de mídia, engajamento e um retorno acima do esperado. Outra opção está em utilizar o aniversário da empresa para ofertar benefícios ao público, algo muito comum nos Estados Unidos e já ganhou seu espaço por aqui, principalmente no varejo de alimentos e eletrodomésticos.
Tão importante quando o desenvolvimento das estratégias e a preparação do planejamento é a execução. Invista em tecnologia para a entrega de mídia e mensuração de resultados, traçando um plano com métricas que ajudem a avaliar, em tempo real, o retorno de determinada iniciativa.
Por fim, lembre-se de aplicar aqui o conceito favorito de muitos empreendedores: erre rápido para corrigir a rota mais rápido ainda. Não tenha medo de alterar as ações no meio do caminho. O importante é garantir sempre a melhor experiência para os clientes e os melhores retornos para os negócios.
*Talita Antunes Bieliauskas é Head of Planning na GhFly, empresa especializada em marketing ditgital de performance