Que a tecnologia vem evoluindo cada vez mais, é fato. Com ela, surgem também novas mídias e novos dispositivos que fazem parte do cotidiano das pessoas. Provavelmente você já ouviu falar em “dispositivos vestíveis” ou “relógios inteligentes”.
Wearable é o nome dessa tecnologia e ela pode mudar a maneira com que as marcas comercializam seus produtos online. Veja, a seguir, o que é wearable e como essa tecnologia impacta no marketing digital:
O que é wearable?
Wearable é um dispositivo tecnológico portátil que pode ser vestido. Esse acessório geralmente é utilizado como complemento de smartphones. Os wearables podem receber notificações de e-mail, redes sociais, mensagens e outros tipos de funções.
Como o wearable funciona na prática?
- Smartwatch ou Relógio Inteligente: relógio com processador que permite o recebimento de notificações de e-mail, redes sociais, mensagens, entre outras funções, como tocar música e até mesmo o monitoramento da saúde.
- Smartband ou Pulseira Inteligente: com esse dispositivo é possível acompanhar o desempenho em exercícios físicos e práticas esportivas. Por ter incluso GPS e sensor de batimentos cardíacos, você tem informações de distâncias percorridas, calorias perdidas, entre outros dados.
- Óculos inteligente: talvez um dos mais surpreendentes wearables, esse dispositivo é capaz de se conectar com as mídias sociais, tirar fotos, gravar vídeos, receber e-mails, receber informações sobre previsão do tempo e GPS, além de ter microfone para chamadas de voz. O dispositivo está sempre interagindo com aplicativos.
- Jaqueta Inteligente: o Google, em parceria com a Levi’s, criou uma jaqueta que possui tecnologias instaladas com fio condutor, permitindo que as pessoas realizem ações como aumentar o volume da música, ler mensagens de texto e e-mail e até mesmo atender chamadas telefônicas.
Esses são alguns dos exemplos do que é wearable, mas o mercado está em expansão e muitas novidades ainda surgirão para fazer parte do cotidiano das pessoas.
Qual o impacto do wearable no marketing digital?
Assim como o crescimento das redes sociais, o número de usuários de wearable vem aumentando. Com isso, as empresas terão que adaptar o seu conteúdo e sua estratégia para esses dispositivos, pensando em campanhas que foquem na experiência dos usuários com um conteúdo específico para o público correto.
Os marqueteiros precisarão saber com detalhes o que é wearable e como esses dispositivos funcionam se quiserem bons resultados.
Nos dias atuais, os consumidores têm cada vez mais o poder de escolha sobre o conteúdo que desejam ver. Por isso, estratégias que precisam interromper a experiência do usuário com uma propaganda ou banner podem causar desconforto a ele.
Os wearables facilitarão a coleta de informações do público-alvo para campanhas de marketing digital. Isso facilita conhecer melhor o perfil do público para entregar conteúdos mais especializados.
As campanhas serão mais assertivas criando um outro nível de interação entre marca e público. Por isso, explorar os wearables será indispensável para o marketing digital.
Contudo, é inegável que a tecnologia wearable está presente na vida das pessoas. Novos dispositivos e formatos surgirão no futuro próximo. Os profissionais de marketing precisarão se adaptar se quiserem ter melhores resultados no marketing digital.
A sua empresa está preparada para a tecnologia wearable? O seu time de marketing sabe o que é wearable? Entre em contato conosco e conheça as possibilidades que temos para a sua marca.