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O que aprendi em 2 anos liderando a equipe de marketing da V4 Company

Max Satiro by Max Satiro
05/01/2023
in Colunistas
1 0
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Quantas vezes uma oportunidade apareceu e você ficou receoso de ir em frente? Bom, isso aconteceu comigo há um pouco mais de 2 anos, quando Dener Lippert me deu a missão de liderar o time de marketing da V4 Company,  mas diferente de muitos eu não tive medo de arriscar e aceitei o desafio. 

 

Na época, o time de marketing era composto por 5 profissionais, gerenciamos cerca de R$200 mil em mídia e tínhamos 3 meses para apresentar um resultado palpável ou o Dener procuraria um player de mercado para ser nosso novo CMO.

 

O resultado? Bom, falei um pouco sobre ele ao completar um ano como CMO da V4 Company, e pelo tempo, dá para imaginar que conseguimos virar o jogo, não é mesmo? Mas não foi nada fácil, e segue não sendo. 

 

Por isso, hoje resolvi compartilhar um pouco dos meus aprendizados ao liderar uma equipe de marketing de alta performance que nos levaram a ser a maior assessoria de marketing digital do Brasil.

Quais os meus principais erros nesses dois anos como CMO? 

Ao completar um ano como CMO da V4 Company, eu já havia identificado erros que quando corrigidos nos levariam a um próximo nível. Muitos deles conseguimos resolver, mas como em todo time em que se exija alta performance e desempenho acima da média, somos mais propensos a cometer erros. Ou melhor, esperamos e buscamos por eles. 

 

Mas por que é tão importante errar, Max? É simples, tão bom de saber o que funciona, é entender o que não funciona. E quando falo em entender, é aquela velha história de fazer todo erro um aprendizado. 

 

Além disso, quando me refiro a buscar o erro, significa estar sempre atrás de inovar e encontrar soluções que movem os ponteiros certos. E sem erros não há como inovar. 

 

Certo, Max, mas quais foram seus erros liderando uma equipe de marketing de alta performance? 

 

1. Não coloquei responsáveis para frentes importantes

Arriscamos em organizar o primeiro grande evento da V4 e, de todos erros possíveis, pecamos pelo básico em alguns aspectos e por um motivo simples: a falta de responsáveis por frentes específicas. 

2. Subimos os investimentos mesmo com CPMQL alto

Erramos no controle de investimento comparado a geração de demandas. A razão foi que não conhecia formas diferentes de escalar a mídia. Hoje usamos a escala de forma horizontal e não vertical, além de estarmos abrindo sempre novos canais de aquisiçãol.

3. Falhamos na integração assertiva entre os times de marketing e vendas

Não avisamos com antecedência o time de vendas das campanhas que estávamos fazendo. Isso gerava estresse nos leads que recebiam comunicação cruzada.

4. Erramos em processos básicos do nosso CRM de marketing

Perdemos nossa conta do Active Campaign. Quando se está muito grande algumas ações básicas acabam não sendo tão valorizadas. Isso nos fez pecar pelo básico em uma frente que pode gerar bons resultados. 

5. Deixamos criar ruídos na comunicação entre players e lideranças

Falhei em alinhar o time com minha visão e com a visão de liderança. Com isso, também falhamos em comunicar qual o real objetivo de fazer o que estamos fazendo. 

 

Além disso, descobri que tasks e informações estratégicas são como pães, é sempre melhor distribuir enquanto estão quentinhos.

6. Erramos em tentar controlar o mercado, e não usá-lo ao nosso favor

Não usamos de liberdade criativa para fazer eventos/lançamentos especiais dentro dos períodos sazonais do ano. 

7. Erramos várias vezes na estrutura do time

Mudamos tantas vezes de organograma que as pessoas acabavam se confundindo nas suas missões e não entregando o que precisavam entregar

 

Enfim, erramos na estratégia, operação, processos e até na comunicação.

 

Mas essa quantidade de erros não trouxe um grande prejuízo? Sim, mas sempre mitigamos os riscos para que esses erros não nos levassem à ruína. Erramos muito, mas erramos rápido e barato. 

 

Além disso,  soubemos identificar e lidar com esses erros de uma maneira que possibilitou extrair o melhor de cada um deles. Por isso, não vejo problema algum em assumir todos erros que tenho junto ao meu time.

 

Além disso, através desses erros, construímos o melhor ano da V4 Company, e vou apontar isso falando um pouco dos nossos acertos e vitórias. 

Mas o que eu fiz que você deveria fazer também?

Se um ano atrás falei sobre ter uma equipe maior, com mais especialistas e com capacidade de gerenciar um maior valor de mídia, posso dizer que hoje já contamos com uma equipe de quase 40 pessoas, e pelo menos 6 heads gerenciando diferentes frentes do time. 

 

Além disso, foram mais de R$15 milhões investidos em mídia só em 2022, o que demonstra não só um crescimento da marca como um todo, mas também o amadurecimento do time para investir mais dinheiro e de forma mais estratégica. 

 

Agora, quais foram as principais vitórias que posso destacar?

 

1. Melhorias do time em qualidade técnica, voltados para resultados e métricas

Criamos o método 70/20/10 como forma de estudo. 70% do tempo para resolver problemas hoje, 20% para resolver os problemas do futuro e 10% para entretenimento.

 

Dentro desses 70%, forçamos todo o time a usar o um evento interno como forma de especialização.

2.Melhoria em processos internos com campanhas

Começamos a seguir um rigoroso calendário de ações dentro de cada mês. Sem enfiar tasks em cima de tasks e sempre pensando em otimizar os resultados das campanhas Always on.

3. Identidade visual por produto

Definimos um responsável somente para cuidar da identidade visual de cada produto. Sempre pensando em fazer algo simples e elegante que entregue a maior taxa de conversão possível.

4. Planos de mensuração por produto 

Criamos um Plano de mensuração por produto. Com Contas específicas, pixel, GTM e conectamos tudo isso à nova estrutura do GA4. Fizemos isso para todas as fontes de tráfego mais tradicionais, como Google, Facebook…

5. Início de uma campanha de distribuição complexa (Brand Lift)

A ideia surgiu quando já havíamos capturado toda a demanda existente com os mais de R$600k mês somente em campanhas de Search. Por isso, começamos a brand lift, pensando em criar novas demandas. 

6. V4 Bday a maior campanha que fizemos

Fizemos um grande evento pensando nos 3 pilares do curso Advanced Strategic Marketing Program da Reforge: acquisition, retention e monetization. Nesse grande evento nosso objetivo era adquirir o maior número de clientes possíveis com o menor CAC, com intenção de monetizar com eles no LTV. E funcionou bem.

7. Dobramos o número de tráfego orgânico no site

Redesenhamos toda nossa estratégia de SEO, olhando para SEO Tech primeiro, otimizando todos os problemas do nosso domínio a partir de uma migração do WordPress para Next.js. Assim, a partir disso começamos a dar um foco maior nas frentes on-page e off-page, com conteúdos alinhados com nossa persona, além de uma estratégia de longo prazo.

8. Aumento de seguidores e engajamento em todas nossas redes sociais

Mantivemos perpétuo o investimento em mídia para crescer em nossas redes sociais, pensando em novos seguidores e fortalecimento de marca. Além disso, criamos uma estrutura de distribuição de conteúdos e distribuição de pérolas (conteúdos que demonstram o que somos e queremos ser como empresa).

Ou seja, apesar de todos os erros, meu segundo ano à frente do time de marketing da V4 Company me possibilitou comemorar diversas conquistas e vitórias para fazer o melhor ano da nossa assessoria de marketing, e que nos levarão a um próximo nível.

E o próximo ano liderando o marketing da V4 Company?

Agora que falamos sobre erros e vitórias, o que de fato eu aprendi com isso? Onde esse aprendizado pode nos levar em mais um ano liderando uma equipe de marketing digital de alta performance? 

 

Para começar, todo esse cenário nos mostrou que estamos cada vez mais perto do nosso BHAG – Big Hairy Audacious Goals -, ou seja, nossa meta mais ousada e cabeluda. Assim, além do BHAG principal da V4 Company, de ser a maior empresa de serviços do mundo até 2030, buscamos ser a maior marca do setor e o maior case de Growth B2B do mundo.

 

Parece impossível, não é? Mas estamos cada dia mais perto. Para o próximo ano seguimos com o desafio de gerar mais resultados, investindo mais ainda em mídia e dobrando nossa equipe de marketing. 

 

Esse desafio está longe de acabar. Welcome to the Hardcore Business World! 

Tags: alta performance nas redes sociais ]CMOsliderançaMarketing Digital

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