Por Daniel Sousa, consultor de growth da Jüssi, e contribuição de Heitor Miranda
As tecnologias digitais possuem uma natureza transitória e as ferramentas rapidamente se tornam obsoletas – realidade que impõe às empresas um senso de urgência e uma habilidade forte de adaptação. Nesse ambiente digital em fluxo, o mercado de software de testes A/B vem registrando um crescimento consistente e uma taxa estimada de expansão de 11,7% para os próximos dez anos. Com isso, o setor deverá atingir uma avaliação de US$3,673 bilhões até 2033, segundo o relatório Future Market Insights sobre o mercado de software de testes A/B.
E, por isso, é tão importante contar com profissionais especializados para darem os suportes necessários no processo de adaptação e de tomada de decisões assertivas. E ainda é imperativo que as companhias aprimorem cada vez mais sua capacidade de resposta às mudanças inesperadas.
A desativação do Google Optimize no final de 2023, por exemplo, foi um marco no mercado de tecnologias digitais que exigiu respostas rápidas e eficientes do mercado. Em um ambiente digital em fluxo, empresas com visão estratégica e capacidade de inovação contínua têm mais facilidade para se adaptarem ao cenário e se posicionarem à frente no competitivo domínio do marketing digital.
Vale ponderar, no entanto, que o fim do Google Optimize pode ser também uma oportunidade para analisar os esforços existentes e considerar melhorias. Essa avaliação pode envolver a revisão dos objetivos de otimização, identificação de novos recursos que podem ser incorporados às estratégias e análise do desempenho de campanhas anteriores para identificar áreas que precisam ser aprimoradas. Isso ajudará na criação de um processo mais eficiente que resultará em ganhos para o negócio. A análise técnica e criteriosa de plataformas alternativas ao Google Optimize pode ser um caminho paraentender e atender as demandas de usuários.
Em um mercado altamente competitivo e de muitas incertezas, o grande objetivo das empresas é se destacar para alcançar cada vez mais clientes e obter retorno financeiro. Com esse intuito, é importante que tenham um site ou aplicativo que gere conversão, e os testes randomizados, ou especificamente os A/B, têm ajudado a reduzir os riscos ao adotar novas abordagens de produto, comunicação, experiência, dentre outras coisas.
Os testes A/B promovem resultados precisos, podendo ser usados em diferentes canais de comunicação. As versões testadas não sofrem interferências externas, comprovando a assertividade desse método. Assim, baseando-se nos dados obtidos, as hipóteses levantadas recebem um retorno da audiência, tornando-se informações concretas para as empresas, que agora poderão aplicar o modelo que teve maior taxa de conversão.
Dessa forma, com dados consistentes, é possível redefinir estratégias, abordagens e conteúdos personalizados e assertivos de acordo com as características e comportamentos do público-alvo, a fim de melhorar o desempenho e a experiência do usuário durante toda a jornada, reduzir a taxa de rejeição, gerar mais leads, otimizar a taxa de conversão e atingir as metas.
Um grande aliado para a execução no contexto dos sites e aplicativos são as plataformas especializadas em teste e experimentação. Elas trazem celeridade ao processo, dando independência para os times de negócio que passam a não depender mais de releases para testar hipóteses e também ajudam os times técnicos a priorizarem os pontos que têm maior efetividade, resultando em maior eficiência operacional.
O relatório Future Market Insights mostra ainda os fatores que estão impulsionando esse crescimento e o principal deles é a aceitação do usuário. A aprimoração e melhorias contínuas que os testes podem proporcionar melhoram a experiência e trazem resultados, como uma maior taxa de conversão ao longo do tempo. Tudo isso em softwares que auxiliam o desenvolvimento de experimentos, trazendo dados, comparações e desempenho das testagens. Não à toa que o próprio Google incentiva o uso de testes A/B, afirmando que não apresenta nenhum perigo para a classificação de pesquisa de um site.
Algumas alternativas que podem ser consideradas:
- A/B Tasty: Uma opção voltada principalmente para E-commerce, com recursos de Testes A/B e personalização. A ferramenta possui integrações variadas e uma interface intuitiva.
- Optimizely: Oferece uma versão gratuita básica e é adequada para pequenos E-commerces. Possui recursos de Testes A/B, personalização e uma interface de arrastar e soltar.
- VWO: Com uma versão gratuita de 30 dias, destaca-se pela integração com Magento. Além dos Testes A/B, suporta testes multivariáveis e possui uma interface amigável.
- Croct: Plataforma brasileira de personalização que utiliza machine learning para segmentar comportamento dos usuários. Oferece experiências personalizadas sem codificação e integra-se com outras ferramentas.
- Adobe Target: Solução robusta para design, execução e medição de experiências personalizadas. Disponibiliza Testes A/B, segmentação e recomendações via inteligência artificial. Integra-se com produtos Adobe.
- Oracle Maxymiser: Ferramenta para testes e otimização de sites, com Testes A/B, personalização em tempo real, recomendações via machine learning e insights orientados por dados, incluindo Heatmaps.
Cada plataforma tem suas particularidades, portanto, é necessário considerar alternativas disponíveis no mercado conforme as funcionalidades, assim como se estão de acordo com as necessidades e estratégias da empresa.
Bio Daniel Sousa:
Com mais de oito anos de atuação em publicidade, Daniel atua como consultor de growth na Jüssi. Especialista em maximizar o desempenho online de empresas, concentra-se em impulsionar o crescimento sustentável dos negócios de clientes que atende. Sua abordagem é fundamentada em melhorias contínuas baseadas em dados, com o objetivo não apenas de atingir, mas de superar metas estabelecidas.
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