Por Marcelo Xavier, jornalista e coordenador de comunicação da Alfapress Comunicações
A comunicação tem passado por muitas mudanças nos últimos anos, com o ganho de importância e relevância das redes sociais, que trouxeram uma dinâmica muito mais ágil ao processo, permitindo uma maior interatividade e um novo comportamento das empresas e marcas para manter um diálogo positivo com o seu público.
As mídias sociais também trouxeram um novo personagem para esse cenário: o influenciador. A cada dia, ele vem ganhando relevância na comunicação e passou a disputar espaço e atenção das empresas com os jornalistas. As marcas tiveram que abrir os olhos para esse novo stakeholder e incluí-lo em seus contatos e ações especiais, já que ele permite atingir públicos específicos e nichos que antes eram mais difíceis de serem alcançados.
A imprensa também vem passando por grandes transformações que se tornaram ainda mais intensas em 2020 com o advento da pandemia, mudando completamente o trabalho de comunicação, obrigando os profissionais do setor a se adaptarem rapidamente a esse novo cenário.
Para acompanhar esse momento, a medição da efetividade das ações e dos resultados de comunicação se tornou prioritário para os profissionais da área conseguirem medir a qualidade da exposição de marcas e empresas. A análise quantitativa, conjunto de resultados medidos por meio de matérias conquistadas, foi ficando restrita para necessidades específicas, como varejos que precisam justificar números a lojistas ou empresas multinacionais que precisam dar algum tipo de report numérico para suas matrizes. A centimetragem é cada vez menos indicada como fonte de informação sobre qualidade de exposição. Ou seja, não reflete de forma alguma a qualidade da presença da empresa e da marca na imprensa. Diante disso tudo, a cada dia ganha força a necessidade de uma nova forma de medir a exposição.
Que benefícios essa medição de qualidade traz e como fazê-la? A análise qualitativa busca trazer uma visão clara de como a exposição na mídia está acontecendo e com isso contribuir para que o profissional de comunicação tenha uma atuação mais focada e em linha com a estratégia e negócio do cliente/empresa, que ajude a ter um foco qualitativo em vez de quantitativo. Para ter essa análise de forma adequada, ela não pode ser baseada somente em percepção, sensibilidade e aspectos imensuráveis. É necessário que seja algo claro, matemático e estruturado, pois somente assim é possível ter uma análise empírica e fundamentada. E precisa que seja algo prático, objetivo e intuitivo para que não seja trabalhoso para quem fará a análise.
Frente a todo esse desafio do cenário da comunicação e à necessidade de uma ferramenta que contribuísse nesse processo de alinhamento à estratégia e ao negócio do cliente, foi criado o IARE – Índice Alfapress de Relevância e Exposição, que permite essa análise qualificada da exposição em tempo real e, também, garante um histórico das publicações e da evolução da qualidade de exposição, além de servir como uma referência de informações e consulta. A plataforma foi criada com o envolvimento de toda equipe da agência, de todas as áreas, pois a união de conhecimentos contribui para a criação de uma solução para melhor atender aos clientes.
Sempre de forma alinhada ao cliente, o IARE avalia diversos fatores, como a relevância do veículo frente à estratégia de negócio e outros aspectos variados do conteúdo da matéria, e dá uma nota para ela. No fechamento do mês é informada a média do período e, também, a média acumulada do ano, que refletem como está a exposição e permitem uma reação rápida da comunicação em caso de desvio de objetivo e baixa qualidade de presença na imprensa. A ferramenta aceita que seja feito qualquer ajuste a qualquer momento para que a estratégia da empresa seja refletida na avaliação da qualidade de exposição.
Essa análise oferece inúmeros benefícios para o profissional de comunicação e para a empresa que a utiliza, pois permite ajustes de rota com extrema rapidez sempre que isso se mostrar necessário, bem como indica se a estratégia está indo bem e que deve ser mantida. E por ser uma análise bem objetiva, permite que esse processo seja feito com agilidade e em linha com o cliente.
A Alfapress segue sempre atenta às mudanças da comunicação, saindo na frente e oferecendo esse serviço aos seus clientes para seguir prestando o melhor serviço de comunicação e alcançando os resultados cada vez mais qualificados de exposição.