A Nextdial, startup que desenvolve tecnologias para emissoras de rádio unificando ON + OFF na geração de dados, métricas e modelos comerciais, anuncia o lançamento da nova versão Plataforma Nextdial, com uma série de melhorias e novos recursos que aumentam a capacidade das emissoras de rádio na medição qualificada de sua audiência nas plataformas digitais e possibilitam a geração de novas receitas e estratégias comerciais.
A plataforma Nextdial Intelligence, que tem sua metodologia de mensuração de audiência seguindo a diretriz Digital Audio Measurement Standards, ganha melhorias nos algoritmos de detecção de plays inválidos seguindo o guideline Invalid Traffic (IVT 2.0) Detection and Filtration Standards Addendum e incorpora uma nova metodologia para contagem de ouvintes únicos que leva em consideração a deduplicação de dispositivos conectados à transmissão da emissora, seguindo a guideline Audience Reach Measurement Guidelines, criada pelo MRC (Media Rating Council), entidade dos Estados Unidos que reúne empresas da indústria de mídia para definir padrões e guias para serviços de medição de usuários e relacionados.
Como resultados desta atualização, a nova versão passa a ser Plataforma Nextdial e contar com um novo relatório, compilado trimestralmente, de média móvel da audiência, similar a metodologia das pesquisas tradicionais, incluindo novos indicadores como a audiência dentro da cobertura da antena, que permitirá às emissoras analisarem o comportamento do ouvinte da antena a partir dos dados da Internet. O recurso estará disponível em todos os relatórios a partir de fevereiro de 2023 a todos os clientes desde a versão básica, fornecida pelas empresas de streaming FabricaHost e Virtualcast.
“Seguindo nosso compromisso em garantir a entrega de serviços de medição válidos, confiáveis e eficazes, essa é uma atualização importante, que traz confiança do meio anunciante nos números apresentados pelas emissoras e possibilita ao mídia uma melhor elaboração de planos multiplataformas, aumentando o bolo do rádio a médio e longo prazo”, comenta Thiago Fernandes, CEO da Nextdial.
As emissoras clientes também terão acesso ao Sistema de Opec de Spot Garantido e PI Programático, ambos utilizados amplamente pelo mercado anunciante no meio rádio. O PI Programático permite que os espaços que não são vendidos pelo departamento comercial da emissora, sejam ofertados para plataformas de compra de mídia com veiculação e checking feitos pela Nextdial em conjunto com o sistema de fiscalização do comprador.
De acordo com Thiago Fernandes, a nova funcionalidade permite às emissoras extraírem o máximo valor dos seus espaços publicitários. O Spot Garantido pode ser utilizado como um produto premium (já que é veiculado no momento de maior atenção do ouvinte, logo após o play, e é possível garantir que o ouvinte escutou a publicidade e o conteúdo da rádio), e também é uma ferramenta para atrair aquele anunciante que coloca R$100 ou R$200 nas redes sociais. “E a emissora não tem trabalho extra, tudo é controlado pelo sistema, rotação das campanhas, veiculação, fiscalização e checking, tudo de forma automática para a emissora usar o tempo em outras atividades”, acrescenta o executivo.
Ao final de cada mês o sistema faz a soma do que foi comprado e fiscalizado em cada plataforma de compra de mídia e a plataforma Nextdial enviar por e-mail as informações atualizadas sobre a quantidade apurada.