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Nielsen apresenta pesquisa inédita sobre comportamentos e barreiras das mulheres

Levantamento realizado para o Dia das Mães revela liderança feminina no ambiente digital, no uso de Smartphone e Streaming, junto a mídia/anunciantes, influenciadores, diferentes frentes de consumo, dentre outros segmentos

Redação ABCCOM por Redação ABCCOM
09/05/2022
em Pesquisas
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Nielsen apresenta pesquisa inédita sobre comportamentos e barreiras das mulheres
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A Nielsen (NYSE: NLSN), líder global em insights de audiência, dados e análises, apresenta este mês a pesquisa “ELAS: comportamentos e barreiras”. Desenvolvido em parceria com Opinion Box, empresa especializada em pesquisas de mercado online, o levantamento tem como objetivo estimular a inclusão por meio de técnicas de pesquisa da companhia, além de entender o perfil das brasileiras em diferentes frentes, trazendo uma reflexão sobre comportamentos e particularidades. 

“Muito além de entender os comportamentos de consumo para o setor de mídia e marketing, nosso principal mercado, a Nielsen tem a inclusão como um de seus principais valores. Nos posicionamos usando a nossa técnica de pesquisa para que possamos ter ambientes e mercados mais eficientes, mas que também inclua todas as pessoas. Nos mais de 50 países que a Nielsen está presente, esta é uma questão muito relevante”, contextualiza Sabrina Balhes, Líder de Measurement de Nielsen Brasil. 


Realizado entre os dias 24 de fevereiro e 2 de março de 2022 com uso de questionário online para 1000 pessoas de todas as regiões do país, dentre os entrevistados, 69% eram mulheres, 24% homens e 7% optaram por não citar seu gênero. Vestuário, alimentação, eletrônicos, maquiagem, bebidas, decoração, pets, automotivos, medicamentos, artigos esportivos, entre outros estão entre os setores analisados. A pesquisa fornece insights sobre os hábitos de tendências e comportamento dos brasileiros, em especial as mulheres, o que permite orientar as estratégias das empresas para chamar a atenção das consumidoras. 


“Nossa intenção com essa pesquisa é explorar o universo das mulheres sob diversas óticas, passando por hábitos cotidianos, consumo de mídia, conteúdo e produtos, compras e outros aspectos. Com esses dados, além de levantar pontos importantes sobre esse público, conseguimos gerar insights relevantes para marcas que querem entender melhor o universo das mulheres e saber, de fato, o que elas anseiam em várias esferas da vida”, conta Dani Schermann, Head de Marketing do Opinion Box.


Confira abaixo alguns destaques da pesquisa e como o mercado feminino tem se destacado em cada segmento:

Domínio feminino no ambiente virtual

O número de brasileiros que usam a internet continua em crescimento, e com isso a presença feminina também. De acordo com o levantamento Nielsen, o público feminino tem maior presença mais assídua no ambiente virtual em relação ao público masculino. Quando questionadas sobre a frequência que usam a internet, 90% das entrevistadas disseram se conectar diariamente. Entre os homens o percentual de acesso diário é de 83%. Além disso, ao serem perguntadas sobre suas atividades online nas últimas semanas, 80% delas afirmaram que a principal atividade é o acesso às redes sociais, enquanto apenas 65% dos homens utilizam as redes sociais. 

Mulheres lideram o uso de Smartphone

Smartphone é o principal dispositivo para os respondentes. Além dos brasileiros serem os maiores consumidores de celular, as mulheres dominam o uso dele no Brasil. Quando questionados em que tipo de dispositivo(s) acessam a internet regularmente, de todos entrevistados 90% responderam que utilizam o telefone móvel, seguido de 4% de notebook, 3% de desktop e 2% de tablet.

Influencers/famosos e Vlogs conquistam maior atenção das brasileiras

Fenômeno nas redes sociais, os influenciadores/famosos e Vlogs conquistam maior parte da atenção das pessoas que acessam a internet. De acordo com o levantamento Nielsen, o público que acompanha influenciadores é em sua predominância feminino (45%) e está entre 24 a 45 anos, enquanto os homens ficam com 24%.  Quando questionadas se já compraram algum produto ou serviço divulgado por um influenciador, 42% das mulheres afirmaram positivamente. Deste total, 78% delas afirmam que valeu a pena seguir a dica

Streaming e entretenimento como favoritos das consumidoras

Em amplo crescimento, os serviços de streaming têm conquistado o público brasileiro. A pesquisa também revela que conteúdos “On demand”, principalmente de vídeos como Youtube, Netflix e Amazon Prime são os preferidos de 70% do público, sendo mais popular entre jovens de 24-35 anos. Em seguida, aparecem aplicativos para armazenamento de fotos e sites de vagas de emprego, ambos com 64% da preferência. Elas também assistem a mais vídeos, filmes e programas de TV que o público masculino (67% das mulheres revelaram realizar essas atividades nas últimas semanas contra 59% dos homens).

Potencial feminino na conversão e engajamento junto a mídia e anunciantes 

Com maior potencial de engajamento junto aos anunciantes, as consumidoras  são mais impactadas com campanhas e anúncios relacionados a vestuário e alimentos. Para 48% das entrevistadas publicidade voltadas a roupas e calçados, são mais lembradas, contra 27% dos consumidores do sexo masculino. Quando o assunto é alimento, 45% das mulheres afirmam se lembrar de serem impactadas com anúncios do gênero, enquanto entre os homens o percentual fica em 32%.

Além de poder na decisão de compra, o público feminino está mais propenso a adquirir o item visto em campanha publicitária. Em setores como vestuário, 31% das mulheres declaram ter efetuado uma compra de vestuário após virem uma propaganda. O ramo da alimentação fica em segundo lugar, com 30%. Os principais produtos de interesse das mulheres pesquisadas são itens de beleza e alimentos.

Mulheres despontam em quase todos os setores analisados. 

Levando em consideração o alto consumo de informações e produtos online, quando questionado sobre quais tipos de conteúdo consomem online, o público feminino afirmou que costuma consumir principalmente música, notícias, séries e conteúdo relacionado a saúde e beleza. Abaixo o comparativo e os principais destaques:

  • Música –  Público feminino:  57% / Público masculino 44%,
  • Notícias – Público feminino: 56% / Público masculino 58%,
  • Filmes – Público feminino: 53% / Público masculino 55%,
  • Séries – Público feminino: 50% / Público masculino 42%,
  • Beleza – Público feminino: 45% / Público masculino 16%,
  • Culinária – Público feminino:  42% / Público masculino 19%
  • Entretenimento – Público feminino:  34% / Público masculino 31%
  • Educação – Público feminino: 33% / Público masculino 25%
  • Viagens e Turismo – Público feminino:  32% / Público masculino 22%
  • Documentários – Público feminino:  25% / Público masculino 29%
  • Exercícios em casa – Público feminino:  21% / Público masculino 13%
  • Influencers – Público feminino:  21% / Público masculino 11%
  • Conteúdo infantil – Público feminino:  18% / Público masculino 8%
  • Animais/pets – Público feminino:  15% / Público masculino 10%
  • Games – Público feminino: 14% / Público masculino 24%
  • Vlogs – Público feminino: 12% / Público masculino 10%
  • Esportes – Público feminino: 11% / Público masculino 29%
  • Anúncios – Público feminino: 11% / Público masculino 11%
     

Compromisso da Nielsen com o setor

Conectar os clientes às audiências, alimentando a indústria de mídia com soluções inteligentes que auxiliem na compreensão do que as pessoas precisam, assistem e ouvem. Com essa proposta, a Nielsen, líder global em medição, dados e análises de audiência, desenvolve estudos para orientar o setor. A empresa tem a missão de fornecer uma visão mais completa do comportamento do consumidor em todos os setores 


“Vale ressaltar que o estudo tem também como objetivo ajudar a entender o perfil do brasileiro como um todo, além de suas particularidades. Tivemos como propósito apresentá-la em maio, mês das mães, para trazer uma reflexão sobre os pontos levantados no estudo, principalmente no que tange a comportamento e barreiras enfrentados pelas mulheres”, enfatiza Balhes.


Para acessar a pesquisa, clique aqui. 

Tags: NIELSENpesquisas

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junho, 2022

Encontro Oficial da Comunidade ABCCOM - JUNHO San Marco Panetteria Avenida Armando Ítalo Setti, 520

sex24jun08:3010:30Encontro Oficial da Comunidade ABCCOM - JUNHO08:30 - 10:30 San Marco Panetteria

Detalhes do Evento

Encontro da Comunidade ABCCOM Mensalmente a comunidade ABCCOM se

Detalhes do Evento

Encontro da Comunidade ABCCOM

Mensalmente a comunidade ABCCOM se reune para discutir e mapear as principais necessidades do mercado, trocar experiências, fazer networking e conhecer as empresas que fazem parte do nosso ecossistema.

O evento é fechado para filiados, mas convidados podem participar uma vez para conhecer como é a dinâmica do nosso trabalho.

Confirme sua presença e traga um amigo para conhecer mais de perto nossa comunidade.

Venha curtir um café da manha delicioso com a gente! Bons negócios.

  • 24/06/2022 (sexta-feira)
  • 8h30
  • San Marco Panetteria – Av. Armando Ítalo Setti, 520 – Baeta Neves – S.B.C/SP
  • Investimento: R$ 40 por pessoa (valor deve ser pago na entrada do evento)
  • RSVP Obrigatório: (11) 9.6669-7684 (Whatsapp)

Programação

  • 8h30 – Welcome Coffee
  • 9h00 – Prioridades da Comunidade: Debate sobre Soluções para a área de Gestão de Pessoas e Talentos
  • 9h25 – Networking da Comunidade (Apresente sua empresa e o que gostaria de encontrar na comunidade)
  • 10h00 – Encerramento

Horário

(Sexta-feira) 08:30 - 10:30

Localização

San Marco Panetteria

Avenida Armando Ítalo Setti, 520

Organizador

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Lançamento Prêmio ABC Influencers Coco Bambu Avenida Portugal, 1362

ter28jun13:0015:30Lançamento Prêmio ABC Influencers13:00 - 15:30 Coco Bambu

Detalhes do Evento

Na próxima terça-feira acontecerá o lançamento do 

Detalhes do Evento

Na próxima terça-feira acontecerá o lançamento do @premioabc Influencers no @cocobambu_saopaulo às 13h.

O evento será fechado e exclusivo para convidados estrategicamente selecionados pelo comitê do Prêmio ABC Influencers, pela @inflrbr e pela organização da @abccom_vc.

Este evento marca o início da temporada especial comemorativa de 10 anos das premiações da ABCCOM e starta as ativações e inscrições deste ano.

👉🏻 Se você conhece algum influenciador digital da região do ABC e acredita que ele tem potencial para trazer alcance e visibilidade para a premiação, marque ele aqui nos comentários que o comitê adora conhecer perfis novos e pode até considerar um convite para o evento de lançamento!⚡️(a marcação não garante o convite, será necessária a avaliação prévia do perfil pela equipe e os perfis selecionados serão informados individualmente)

#premioabc2022 #premioabc10anos #premioabcinfluencers2022 #premioabc #influenciadoresdoabc #abcpaulista

Horário

(Terça-feira) 13:00 - 15:30

Localização

Coco Bambu

Avenida Portugal, 1362

Organizador

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Detalhes do Evento

Detalhes do Evento

 

E na próxima terça-feira também acontece o lançamento de todos os outros prêmios da ABCCOM, porém, em um horário diferente do de influenciadores: o evento para as premiações de COMUNICAÇÃO, MARKETING, FORNECEDORES e MÍDIA começará às 17h30 com um happy hour incrível no @cocobambu_saopaulo.

Este evento é aberto pra toda a nossa comunidade que quer conhecer mais sobre a premiação e como todos os anos, funcionará da mesma forma: você paga o que consumir, mas com um desconto especial no cardápio do Happy Hour do Coco Bambu Santo André:

✅ 25% de desconto nas entradinhas selecionadas
✅ 50% de desconto nas caipirinhas
✅ chopp a R$ 4,99 🍻
(valores promocionais das 17h às 20h)

Venha conhecer tudo sobre a premiação, tirar suas dúvidas e fazer muito networking.

👉🏻 Confirme sua presença pelo email premioabc@abccom.com.br até o dia 26/6. Contamos com todos vocês! #abccom #premioabc10anos #juntosparatransformar

Horário

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