O mundo digital representa um cenário instável com as tendências de novas ferramentas, da tecnologia e da informação. Muitas redes sociais fazem parte da história dos internautas que se conectam, diariamente, para se entreter e se relacionar com pessoas de todo o mundo. Toda essa flexibilidade surgiu com as fundações de algumas plataformas, como Facebook e Orkut, que ao passar dos anos, perderam a sua essencialidade pela velocidade de novas aparições de redes mais contemporâneas. No dia 04 de fevereiro comemora-se a criação do Facebook em alusão ao tema: “Dia do Amigo do Facebook” para celebrar a fundação da rede e homenagear os “amigos virtuais” que se conectam.
O FB surgiu em 2004, por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin, Andrew McCollum e Chris Hughes. Durante os anos, o FB se tornou a maior do mundo, fascinando o público com ferramentas interativas e dinâmicas. Era nítido o progresso, que já em 2012, o Facebook comprou o Instagram por um bilhão de dólares. Em 2014, adquiriu o WhatsApp por 16 bilhões, e até 2019, o Facebook já havia adquirido 70 empresas.
“O Facebook atualizou o conceito do Orkut, onde os internautas migraram para a plataforma nova fazendo com que o Orkut perdesse forças. A cada novo lançamento de rede, as pessoas dão mais atenção à nova atração e se dispersam um pouco mais das que participam. Essa oscilação acontece também em um perfil de um negócio que precisa estar constantemente atualizado e presente nas redes em que seu público está, em movimento. Para que a sua marca não caia no esquecimento, é necessário observar quais as redes fazem mais sucesso no momento para divulgar um produto e/ou serviço”, explica Paulo Leocadio, CEO da Agência Taruman.
Em setembro de 2022, a rede popular (Facebook) contava com 1.98 bilhão de usuários ativos diários em todo o mundo, o que representou um aumento de cerca de 54 milhões em setembro de 2021, segundo a Website Rating (análise de serviços). Mas apesar desse resultado positivo, o Instagram e Tik Tok vem despertando o interesse dos internautas em termos de vinculações mais instantâneas e segmentadas.
Segundo a consultoria Brand Finance, encarregada por realizar um ranking de redes sociais, o Facebook é uma das redes sociais mais usadas no mundo, mas de uns anos para cá uma outra rede se popularizou rapidamente, o Tik Tok. O valor de mercado do TikTok cresceu 11,4%, resultado que o levou a liderar a listagem e ser a rede social mais valiosa atualmente. Logo, um estudo realizado pela Emplifi (plataforma de customer experience unificada), mostrou que o Instagram segue ampliando sua vantagem sobre o Facebook, com uma audiência de 40,3% maior do que o FB, com um engajamento 22.7 vezes maior que o FB, no 1° trimestre de 2021.
“Seja para uma plataforma, para uma comunidade ou para um perfil pessoal ou de negócio, para sobreviver no mundo digital são necessárias algumas estratégias, como: manter a interação do público com novidades, compartilhar assuntos relevantes e atraentes, e atingir uma “dor” de seus seguidores”, disse Caio Damasceno, COO da Agência Taruman.
Ao complementar o assunto, Caio Damasceno, COO da Agência Taruman, cita 5 dicas valiosas para o seu perfil não enfraquecer nas redes sociais. Confira:
1 – Crie um nome para o seu perfil da sua marca que seja fácil de ser lembrado é encontrado;
2 – Participe dos tópicos de discussão onde o seu perfil institucional interaja com temas segmentados referentes ao seu serviço e produto. E já para o perfil pessoal, mantenha interação com os seus temas relacionados aos seus gostos;
3 – Certifique-se que suas publicações estejam claras e objetivas para atrair um maior número de seguidores;
4 – Mantenha uma periodicidade de publicações e crie um relacionamento com os clientes e/ ou amigos;
5 – Mantenha todas as páginas de mídia social também em outros sites. Você poderá ganhar um público proveniente durante a jornada na internet.
Conheça os serviços da Taruman, Agência de Marketing, para alavancar o seu perfil nas redes sociais. Saiba mais, aqui!