Por Antônio Sá, sócio-fundador da Amicci, explica como a estratégia garante sucesso de varejistas com produtos de marca própria
O marketing é a ferramenta mais poderosa para que empresas promovam notoriedade, engajamento e fidelização com os consumidores . Para uma marca própria, então, é mais do que fundamental para conquistar autoridade e competir com empresas renomadas em seus segmentos.
Produtos de marcas próprias pertencem a uma organização, geralmente redes de supermercado, hipermercado e atacadistas, e comercializados exclusivamente por meio de lojas do grupo. Um exemplo famoso é o portfólio de produtos do Carrefour, presente, inclusive, nesta edição do BBB, o maior reality show do Brasil.
Mas não só o varejista aposta na estratégia, muitas outras empresas, como distribuidoras e DNVBs (Marcas Verticais Digitalmente Nativas), estão criando itens exclusivos para competir com marcas líderes do mercado.
Em um passado não muito distante, as marcas próprias eram muitas vezes associadas a produtos de qualidade inferior. E embora o cenário tenha mudado, o desafio de atingir o consumidor final ainda é grande. Afinal, é preciso mostrar que qualidade e bom preço caminham lado a lado.
Levando em conta que o mundo é cercado por telas e a maneira de consumir conteúdo mudou, o comportamento dos clientes precisa ser analisado de perto para que as melhores estratégias sejam traçadas com um objetivo em comum: o sucesso do produto.
Alinhado a isso está o planejamento omnichannel, integrando lojas físicas e virtuais a compradores, fazendo com que o consumidor tenha opções assertivas tanto online quanto offline.
O ponto de venda físico é, inclusive, uma excelente oportunidade para trabalhar a divulgação das marcas próprias e levar os clientes para o ambiente digital, por exemplo, com ativação das promoções por meio de um aplicativo.
No caso das marcas próprias, que diferente das líderes de mercado não incluem na estratégia investimentos robustos em TV, jornal e rádio, é preciso adotar técnicas de marketing digital das maneiras mais variadas, seja com e-mail marketing, site, blog ou redes sociais. O resultado é efetivo desde que focado no público-alvo certo e que a estratégia seja bem elaborada, mesmo com recursos limitados.
Trago ainda um ponto muito importante: empresas que atuam ativamente na internet têm mais chances de se tornarem referência. Utilizar dos espaços disponíveis no ambiente digital para produzir conteúdos ora densos, ora leves contribui para resolução de dúvidas e constrói autoridade.
A previsão de crescimento das marcas próprias é extremamente positiva, principalmente se levarmos em consideração exemplos de outros países, em que varejistas criaram grandes marcas comerciais a partir desse modelo de negócio. Em contraponto, o consumidor está cada vez mais preocupado com a origem de seus alimentos e busca entender o processo de produção.
Sendo assim, a comunicação clara com o público é o diferencial. E com o que se vê de mercado pode-se dizer que o marketing digital é o melhor amigo dos negócios que têm produtos de marca própria, já que as ferramentas ajudam a promover mais confiabilidade e referência, podendo aparecer organicamente em divulgações, matérias em veículos de comunicação e como pauta de formadores de opinião.
Antônio Sá
Sócio fundador da Amicci – empresa especialista em Desenvolvimento & Gestão de Marcas Próprias –, Antônio Sá é também palestrante e professor em cursos de MBA e Pós-graduação em algumas das principais escolas de negócios do país, como FGV, FIA, FAAP, entre outras. Com larga experiência como executivo do varejo, teve passagens pelo GPA e Wal-Mart, tendo atuado nas áreas comerciais, de marketing e como Diretor de Marcas Próprias.