ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Mídia Pesquisas

Levantamento aponta que modelo de trabalho híbrido flexível é o preferido entre os colaboradores

Pesquisas realizadas pela Kultua, peopletech brasileira pioneira em Diagnósticos de Cultura em profundidade, reforçam a importância de compreender a cultura instalada e o modelo ideal de trabalho a partir da escuta de colaboradores

Redação ABCCOM by Redação ABCCOM
03/02/2023
in Pesquisas
0 0
Levantamento aponta que modelo de trabalho híbrido flexível é o preferido entre os colaboradores
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Após realizar mais de 30 pesquisas de cultura personalizadas com os clientes, a Kultua, primeira peopletech brasileira especializada em Diagnósticos de Cultura personalizados e em profundidade para empresas e consultorias parceiras, finalizou um estudo no qual identificou um padrão de preferência dos colaboradores de diversas empresas quanto ao modelo de trabalho ideal. O levantamento, que escutou 3.128 profissionais entre os meses de janeiro de 2021 e outubro de 2022, reafirmou o desejo e a predisposição da maioria dos funcionários ao formato híbrido. Porém, a alternativa mais escolhida em todas as empresas – selecionada por 49% a 61% dos respondentes – foi o modelo “híbrido flexível”, quando não são definidos dias fixos para ir ao escritório. 

Os dados ainda apontam que o modelo 100% remoto tem a segunda preferência dos participantes do estudo (de 23% a 41% das respostas). Já o modelo “híbrido fixo” aparece como a terceira alternativa (8% a 12% dos entrevistados). Por fim, apenas 3% dos colaboradores, em média, optaram pelo retorno ao modelo 100% presencial. 

Segundo a CEO da Kultua, Lívia Brandini, a grande maioria dos colaboradores se adaptaram relativamente rápido ao trabalho à distância, mesmo que tenham apontado oportunidades de melhoria em ferramentas de comunicação, rituais internos de Gestão de Pessoas e integração entre equipes e áreas da empresa. Além disso, ficou provado que em alguns segmentos, mesmo em empresas com culturas mais tradicionais e que jamais pensaram nisso antes da crise, é possível alcançar produtividade e bem-estar no trabalho remoto. Agora, com a possibilidade de voltar ao escritório, as pessoas não querem abrir mão dos benefícios da flexibilidade conquistada e escolher o que julgam melhor para si e para os resultados do negócio. 

“Boa parte das organizações teve um enorme desafio em manter os seus times engajados e conectados nos últimos três anos. No entanto, algumas áreas corporativas foram surpreendidas pela rápida adaptação de suas equipes. Ou seja, os colaboradores reconheceram que trabalhar em casa ou remotamente era viável. Essa experimentação, mesmo que inicialmente forçada pelas condições da pandemia, possibilitou a quebra de paradigmas e preconceitos com relação a esse tipo de mudança, flexibilizando de vez essa nova relação entre colaborador e ambiente de trabalho físico. Porém, o sucesso disso só é plenamente alcançado ao se trabalhar a cultura organizacional e a Gestão de Mudança de forma efetiva”, afirma. A gestão estratégica de cultura foi predominante para a rápida adaptação aos modelos híbridos 

As pesquisas de cultura personalizadas da Kultua também indicaram que os colaboradores que atuam em organizações mais flexíveis tendem a experimentar mais autonomia no trabalho, maior performance e percepção de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.   

Lívia Brandini explica que grande parte do sucesso obtido nos negócios durante o período da pandemia está atrelado ao bom relacionamento entre líderes e liderados e à percepção de alinhamento entre o discurso da empresa e suas práticas culturais internas. “Não basta as organizações investirem apenas em estratégias de marca empregadora ou selos; tornou-se imprescindível que elas promovam, de fato, melhores experiências de trabalho com base na consistência de suas ações, decisões e posicionamentos diários”, complementa Brandini. Por isso, o momento atual pede por investimentos em Gestão de Cultura para uma melhor Gestão de Mudança. “Uma equipe motivada e satisfeita entrega muito mais resultado para o negócio. E isto só é possível com uma boa gestão cultural. A maioria das corporações geralmente desconhece seus reais desafios críticos a serem priorizados e não pauta suas decisões ou investimentos a partir de métricas confiáveis e efetivas. Antes de definir o modelo de trabalho de sua empresa, é interessante olhar primeiro para dentro de casa para analisar os impactos dessa decisão. Não adianta querermos voltar 100% ao que era antes. O mundo mudou”, conclui. 

Tags: squisastrabalho híbrido

Related Posts

Giuliana Flores é a marca mais lembrada do setor pelos brasileiros, diz pesquisa
Pesquisas

Giuliana Flores é a marca mais lembrada do setor pelos brasileiros, diz pesquisa

...

Brasil em muitas faces: como as diferenças regionais impactam estratégias de marketing e vendas?
Pesquisas

Brasil em muitas faces: como as diferenças regionais impactam estratégias de marketing e vendas?

...

MRM Brasil lança pesquisa exclusiva e revela 10 novas tendências sobre o comportamento do consumidor

MRM Brasil lança pesquisa exclusiva e revela 10 novas tendências sobre o comportamento do consumidor

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

Páscoa pode ter queda nos investimentos em inserções publicitárias na TV Linear, explica estudo da  Tunad

Páscoa pode ter queda nos investimentos em inserções publicitárias na TV Linear, explica estudo da  Tunad

Pesquisa inédita demonstra como as embalagens potencializam a circularidade para empresas de bens de consumo

Pesquisa inédita demonstra como as embalagens potencializam a circularidade para empresas de bens de consumo

Circana apresenta dados sobre a puericultura nos EUA durante a Pueri Expo 2025

Circana apresenta dados sobre a puericultura nos EUA durante a Pueri Expo 2025

Páscoa: pesquisa registra um aumento de 6,12% em pedidos de culinária japonesa durante a Semana Santa 

Páscoa: pesquisa registra um aumento de 6,12% em pedidos de culinária japonesa durante a Semana Santa 

Next Post
De olho na nova tendência do RH: Taqe lista as vantagens do marketing de recrutamento

De olho na nova tendência do RH: Taqe lista as vantagens do marketing de recrutamento

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X