A BrandLovrs, plataforma que usa tecnologia para conectar creators e marcas, realizou um estudo para entender como as marcas enxergam hoje a Creator Economy e quais as barreiras para o sucesso das campanhas entre marcas e criadores de conteúdo. Os resultados apontam que 95% das marcas pretendem aumentar ou manter seus investimentos em Creator Marketing. No entanto, cerca de 50% delas enfrentam desafios significativos ao trabalhar com criadores de conteúdo.
Os números relevam que a maior dificuldade, enfrentada por 75% das empresas, é contratar os creators certos, que se alinhem genuinamente com os valores e a estética da marca. Em seguida, 38% das marcas apontam a qualidade do conteúdo como uma preocupação. A mensuração do retorno sobre o investimento (ROI) também é um ponto de atenção para 29% das empresas, sinalizando a necessidade de ferramentas e métricas mais precisas. Outros desafios incluem a gestão do relacionamento com os criadores e as burocracias jurídicas e financeiras, mencionadas por 15% e 13% das marcas, respectivamente.
“Essas informações apontam que há muita oportunidade para marcas e creators alavancarem seus resultados e a tecnologia tem um papel fundamental para tornar escalável a colaboração entre os anunciantes e produtores de conteúdo. Nossa missão na BrandLovrs é eliminar essas barreiras para tornar fluído e vantajoso a colaboração entre esses agentes da Creator Economy. Com a nossa plataforma e nosso time de especialistas temos causado uma disrupção na cadeia de contratação dos creators. Sem intermediários no processo, garantimos que o orçamento de marketing seja integralmente investido em mídia de impacto direto, eliminando custos desnecessários e aumentando a eficiência do investimento”, explica Rapha Avellar, CEO e fundador da BrandLovrs..
O estudo relevou também o papel da tecnologia para escalar o relacionamento entre marcas e creators, 81% dos respondentes destacaram a eficácia da BrandLovrs na escala do relacionamento com creators e 75% na automação de processos, dois dos desafios citados pelas marcas anteriormente. Por outro lado, os creators afirmam que preferem se relacionar com marcas através do aplicativo da BrandLovrs por múltiplas razões, entre as principais estão encontrar oportunidades (67%), ganhar dinheiro (59%); receber produtos (33%) e negociar com marcas (32%).
“Temos trabalhado para construir essa comunidade proprietária, onde as marcas têm acesso direto e controle sobre os dados dos creators que realizam suas campanhas. A gestão integrada e análise consolidada de campanhas otimiza o tempo e aumenta a eficiência operacional, enquanto a automação de pagamentos e contratos desburocratiza a gestão financeira e jurídica das campanhas”, afirma Avellar.