De olho no futuro do mercado de trabalho e nas tendências de mercado atuais, a Awari, plataforma de ensino e desenvolvimento de carreira, que inspirou seu modelo de negócio em escolas como Springboard e a Lambda School, lança novos cursos este mês, três deles voltados para a gestão de produtos, programação/dados e design de experiência e interação. Ao ampliar e diversificar a oferta de cursos, a edtech reforça seu posicionamento de formar profissionais para o mercado brasileiro, contribuindo com a pujança da nova economia, além de ser uma resposta à fuga e escassez de talentos que vem ocorrendo nos últimos anos no cenário nacional.
Segundo a Softex, organização social voltada ao fomento da área de TI, para 2022, o Brasil carece de 408 mil postos de trabalho na área de tecnologia. Esse déficit soma-se a outro: em 12 anos, de 2010 a 2022, a escassez de profissionais na área está resultando na perda acumulada de R$ 167 bilhões ao País.
Além disso, a debandada de profissionais que passaram a atuar fora do Brasil tem sido um desafio para as empresas brasileiras. Uma pesquisa realizada pelo Linkedin, revelou aumento de 273,59% na migração desses talentos para o mercado americano entre maio de 2020 e abril de 2021, quando comparada ao período anterior. O segundo País que lidera a lista dos mais procurados é a Austrália com 252,96% de evasão.
Fatores como a possibilidade de ganhar em dólar e a experiência de um intercâmbio cultural e social, têm pesado muito na decisão desses talentos. Uma das apostas encontradas pelas corporações, sobretudo as que atuam com tecnologia, tem sido buscar formação especializada e parcerias com empresas como a Awari. Neste sentido, a edtech traz para as suas capacitações profissionais com mais bagagem e estrada no mercado, empregando processos de mentoria individual com os alunos durante as formações que, aliás, ocorrem de maneira online e ao vivo.
Além disso, com a ampliação no número de cursos, a empresa visa atender outra demanda que surgiu ao longo da pandemia: atender milhares de profissionais que optaram ou tiveram que mudar de profissão e de carreira nos últimos dois anos, e que encaram um processo competitivo e acirrado de relocação no mercado. Quem ganha? Os dois lados: as empresas que contratam profissionais com qualificações para o momento de escala que estão vivendo, e o candidato que consegue, em pouco tempo, se qualificar de forma específica e não genérica, galgando cargos, experiências, posições e salários compatíveis com o desejado. Outra novidade é que a assinatura da edtech passou a funcionar de outra maneira.
Quando o aluno se torna um membro da Awari, ele passa a ter acesso ilimitado ao conteúdo de todos os cursos da plataforma, e recebe créditos para se matricular em turmas com aulas, ao vivo, nos cursos de sua preferência. Com isso, pode, inclusive, utilizar parte dos créditos para agendar sessões de mentorias individuais, sendo elas técnicas ou voltadas para carreira, com experts do mercado, personalizando assim a sua jornada de aprendizado na plataforma.
Recentemente, a edtech anunciou aporte de R$ 3,5 milhões feito por grandes investidores na área de educação como Mathur Shashank, diretor da Harvard Management Company, Mike Mahlkow founder da Blair/Lambda School e Ben Hamner, CEO da Kaggle além de outros nomes de cenário econômico, como Brian Requarth, da VivaReal e Miguel-Burguer-Calderon fundador da americana Ethyca. Em sua segunda rodada, o recurso será alocado na expansão e diversificação da oferta de cursos, programa de assinaturas, aumento geográfico e em pessoas.
Nova temporada de capacitações para 2022
Gestão de produtos para todas as áreas
Os três cursos voltados para a gestão de produtos são: product leardeship, product discovery e product marketing. A primeira capacitação trabalha com ferramentas e conceitos para as pessoas que desejam liderar times de produto, explorando ainda as múltiplas relações entre equipes, departamentos e interesses na criação de produtos de sucesso.
O segundo curso, de product discory, tem como premissa a formação de pessoas interessadas em estratégias e insights na construção de produtos ideais para o negócio e para os usuários finais. No processo de aprendizado, os alunos irão trabalhar com criação e definição de usuários, planejamento de pesquisa, condução de entrevistas e análise de resultados para validar soluções. Em outras palavras, um curso voltado para entender as dores e as necessidades reais dos clientes na criação, lançamento e uso de produtos.
Por sua vez, o terceiro curso de gestão de produtos, o de product marketing, contempla o uso de conceitos e ferramentas para impulsionar e otimizar as estratégias de vendas. Desse modo, o curso examina os principais ativos do marketing na gestão de produtos.
Tecnologia em programação e dados
Os dois cursos na área de programação: front-end com React e back-end com Javascript. O primeiro curso foca na construção de interfaces web com React JS, Next JS, entre outros, por meio do gerenciamento e fluxo de informações, interações e páginas. Já o segundo é direcionado para a criação e infraestrutura de aplicações com o Node JS.
A Awari também lança mais dois cursos na área de tecnologia, especificamente de data science e de data analytics. O primeiro reúne conceitos, estratégias e ferramentas para manipular banco de dados e outras aplicações de agrupamento com Python. Já o segundo curso trabalha com a construção de modelos estatísticos e na visualização de informações complexas, explorando grandes volumes de dados para a interpretação e geração de insights qualitativos.
Design de experiência e interação
Por fim, os profissionais que desejam estar inseridos nas novas demandas na área do design encontram duas oportunidades no catálogo de cursos da Awari. Na formação em UI Design, por exemplo, os alunos irão criar interfaces mobile, web, dentre outras, trabalhando com protótipos de baixa e alta fidelidade a fim de validar conceitos e realizar testes de usabilidade.
No curso de UX Design, por outro lado, os alunos terão a oportunidade de entender profundamente as necessidades, objetivos e o comportamentos dos usuários. Assim, na capacitação, os alunos irão elaborar pesquisas e análises de interação com frameworks, utilizando e avaliando ainda outros métodos para aferir a experiência do usuário.
Outras informações sobre os cursos de design, tecnologia e gestão de produtos, acesse www.awari.com.br