E assim chegamos, depois de navegar sobre duas ilhas chamadas Influenciadores e Creators, a pouco mencionada porém existente ilha dos Evidenciadores.
Para que você visualize melhor quem são os evidenciadores, ou melhor como o mercado assim os chama, separei alguns tópicos que podem trazer uma clareza para a sua mente.
· Geralmente os evidenciadores tem suas contas repletas de seguidores mas sem uma audiência calibrada, disposta, ativa e influenciada de fato.
· Seu perfil fala de tudo mas não se aprofunda. Apresentam diversos produtos, mas não tem constância das marcas na sua timeline;
· Toda semana está em 4 ou 5 restaurantes, inaugurações, eventos pockets mas na grande maioria das vezes não tem conexão nenhuma com aqueles ambientes nem tão pouco com a experiência que eles geram;
· Diariamente se apaixonam, enlouquecem, são fãs de mais 14 produtos diferentes. Hoje falam sobre tintura para cabelo e amanhã estão falando sobre cursos esotéricos. Trocam facilmente a temática dos temas sem se preocupar com o nó que causam na cabeça dos seguidores.
· A sua audiência está sempre oscilando e sempre crescente. A cada hora estão literalmente atirando para um novo alvo, um novo nicho, mas não fidelizam os que já estão por lá e nem ao menos ensaiam em torna-los influenciáveis de fato.
Ué! Calma ai, mas isso não é ser um influenciador?
Pois é! Era o que todos (inclusive eles) achavam! Mas o mercado sabiamente tratou de colocar cada um no seu quadrado. Como você mesmo pode conferir no 1º capitulo, apesar de muito próximos há um verdadeiro abismo entre as duas partes e se chama distanciamento da audiência.
A Influência é transformar um pensamento em ação. É literalmente ser íntimo da audiência, pegar pela mão e providenciar que ela aja! Não é só inspirar, mas causar uma mudança concreta. E com o evidenciamento isso não ocorre, porque esse relacionamento de fato nunca se estreita.
Essa ilha chamada de evidenciadores atualmente representa 90% das contas nas principais redes sociais. São sempre amáveis criaturinhas que tem como comportamento peculiar comunicar para os mais diversos públicos, sem filtros, sem propósitos alinhados, apenas comunicando e evidenciando seu universo de consumo. A máxima é crie conteúdo, crie conteúdo, crie conteúdo!
O Evidenciador tem a capacidade de hiperdimensificar uma informação, no sentido de “quando eu falo todo mundo me escuta” porque a quantidade de seguidores é grande e ativada quando ele se movimenta.
Por isso que a evidência é importante para as marcas. Eles são produtores de conteúdo que tem potencial de alcance, comunicam para as massas, mas não tem relacionamento fieis com audiência, muito menos de longo prazo. Ele traz holofote aos momentos, as situações imediatas e assim pinça constantemente diversas pessoas que habitam na sua audiência mas não são nichados.
Então meu alecrim dourado, todos nós temos que nos sentar neste exato momento, fecharmos os olhos, respirar fundo e gentilmente abrir nossas redes sociais dedicando a ela um bom período de análise, porque acredite, quem você é suas redes sociais já estão te dizendo e sua audiência também, mas quem você quer ser ou onde quer chegar, você terá que descobrir, ajustar a rota e iniciar a manobra do transatlântico de seguidores que hoje se propõe a estarem contigo.
Fique atento aos movimentos das marés, afinal amanhã novas ilhas podem surgir.