Os influencers e criadores de conteúdo do Grande ABC brilharam na noite do último dia 5 de Dezembro no Buffet Samyr em São Caetano do Sul durante a cerimônia do Prêmio ABC 2023.
O Prêmio ABC Influencers é voltado para os criadores de conteúdos das mais diversas áreas e que atuam em uma das setes cidades do Grande ABC. A premiação é dividida em três blocos. Conheça cada um deles:
Bloco 1 – Homenagens Especiais
Neste bloco o objetivo é reconhecer profissionais que tenham se destacado por sua atuação junto ao mercado de marketing de influência e também incentivar os novos influenciadores. Conheça os homenageados deste ano:
- Influencer Referência: Juliana Leme
- Influencer Revelação: Aline Macedo
Bloco 2 – Melhores Profissionais
Neste bloco O Prêmio buscar reconhecer os melhores criadores de conteúdo por meio do engajamento da sua audiência. Para participar o influencer teve que realizar sua inscrição formal no Prêmio ABC. Posteriormente, todos os perfis inscritos passaram por uma análise técnica pela empresa INFLR que forneceu um relatório de mais de 20 páginas de cada influenciador contendo itens como: credibilidade dos seguidores, credibilidade de likes, engajamento, análise de postagens, entre outros. Com este relatório em mãos, o comitê escolheu os três finalistas que foram a fase final que contou com votação aberta e popular. Neste ano foram mais de 159 mil votos que definiu o vencedor de cada categoria. O objetivo de realizar a votação popular e aberta é medir o engajamento e envolvimento da audiência com o influenciador de sua preferência. Conheça os vencedores deste ano:
- Melhor Influencer – Saúde, Bem-Estar e Fitness
- Dra. Ana Cícilia (@draanacicilia)
- Melhor Influencer – Gastronomia e Viagens
- Larsanha (@lar.sanha)
- Melhor Influencer – Igualdade, Diversidade e Inclusão
- Aline Messias (@alineap.messias)
- Melhor Influencer – Moda
- Nati Cricca (@naticricca)
- Melhor Influencer – Casa & Decoração
- Gislaine Marques (@ajudaaivizinha)
- Melhor Influencer – Maternidade
- Marcella Kovacz (@marcellakovacz)
- Melhor Influencer – Beleza
- Flávia Pólido (@flaviapolido)
- Melhor Influencer – Empreendedorismo, Finanças e Perfis de Negócios
- Lupa Barros (@lupabarros)
- Melhor Influencer – Lifestyle
- Je Lindsay (@jelindsay_)
Prêmio INFLR
Além disso, neste ano, ao analisar os perfis na plataforma INFLR, um único influenciador obteve a nota 100 no Score especial da INFLR, o que levou o comitê em conjunto com a empresa apoiadora a criar o Prêmio INFLR.
- Prêmio INFLR: Keen Arakaki (@keenarakaki)
Bloco 3 – Cases & Campanhas
O Bloco 3 de Cases e Campanhas é dividido em dez categorias que contemplam as principais atividades do criador de conteúdo. Um Júri composto por profissionais que trabalham com marketing de influência e professores da área participaram da primeira fase de votação e análise dos cases. Na segunda fase o comitê do Júri do Prêmio classificou os cases em ouro, prata e bronze de acordo com a qualidade e entrega de cada case. No total foram premiados 15 criadores de conteúdo.
Confira a Lista de Cases Premiados:
Melhor Ação com Recebidos
- OURO: Natal Mágico Harry Potter (Shopping ABC) | Dondoca Vende Tudo
- OURO: Natal Premiado Besni (Lojas Besni) | Mega Dicas
- PRATA: Arrume-se comigo para assistir a Barbie (Mauá Plaza Shopping) | Tami Ferreira
- BRONZE: Tempera & Empana (Sazon) | Wesleatorio
Melhor Ação de Influência do Próprio Negócio
- OURO: Aprenda Brincando | Je Lindsay
- PRATA: Dicas de MOPs | @apedamiyashiro
- BRONZE: Meu bolo de aniversário | Beatriz Artioli
- BRONZE: Consultoria de Planejamento Financeiro | Lupa Barros
Melhor Campanha de Ativação
- PRATA: Brinquedoteka Estrela (Shopping ABC) | Dondoca Vende Tudo
- PRATA: Receita de Casa (Ajinomoto) | Lar.Sanha
Melhor Campanha de Vouchers, Afilados e Cupons
- OURO: Carnaval Baby Beef (Baby Beef) | Dondoca Vende Tudo
- PRATA: LegBrasil (LegBrasil) | Rafaela Santana
Melhor Evento Presencial
- PRATA: Inauguração Arena Bom Boliche (Bom Boliche Atrium Shopping) | Keen Arakaki
- PRATA: Parque Gloob (Canal Gloob) | Dondoca Vende Tudo
Melhor Produção de Conteúdo/Storytelling
- OURO: O mistério da Mãe (Shopping ABC) | Dondoca Vende Tudo
- PRATA: Restaurante com comida de Vó (Recanto Maria Margarida) | Dicas de Mauá
- PRATA: Judith no Carnaval (Paco e a sua Turminha) | Dondoca Vende Tudo
Melhor Vídeo
- PRATA: Quinzena Renove sua Casa (Loja Torra) | Tâ e Will
- PRATA: Férias no Zoofaz (Zoofaz) | Maternando Malu
- PRATA: Férias no Pipo Park (Central Plaza Shopping) | Maternando Malu
- BRONZE: De frente com uma mãe solo (Aline Macedo) | Aline Macedo
- BRONZE: Visita Gastronômica (Kzen Sushi) | Rose na Cozinha
Influencer do Ano
Seguindo a mesma dinâmica da escolha da Agência do Ano no Prêmio ABC da Comunicação, nesta edição foi eleita pela primeira vez a Influencer do Ano, que foi aquela influencer que obteve o maior número de cases com ouros, em ocorrendo empate, mais pratas e mais bronzes assim sucessivamente.
Camila Scarpa, do perfil dondocavendetudo, foi eleita a Influencer do Ano ao conquistar 3 Lobos de Ouro e 3 Lobos de Prata.
“Criamos o mesmo formato que realizamos para as agências para incentivar o influenciador a inscrever mais cases, pois é isso que as marcas contratantes e agências querem ver. Eles querem saber como é o trabalho do influenciador, do criador de conteúdo na prática. A melhor forma de mostrar isso é por meio dos cases premiados.” explica Luciano Bonetti, idealizador do Prêmio.