Nada de apelar ao Papai Noel neste final de ano. Para conquistar novos clientes e aumentar o engajamento com a marca, a Zissou, referência em produtos para sono, apostou no desenvolvimento do jogo “Liga da Soneca” e criou seus próprios personagens. O game estilo arcade incorpora elementos do universo do sono e premia os jogadores com descontos proporcionais ao seu desempenho, que variam de 2% a 15% em todas as compras no site e nas lojas da marca. Essa é uma ação especial, já que a marca não costuma oferecer promoções e descontos em seus canais de venda.
O lançamento do game reforça a estratégia de crescimento da marca, baseada na construção de uma comunidade fiel, por meio de conteúdo e entretenimento, em vez de entrar em guerra de preço em promoções convencionais. “O game marketing é uma forma de impactar o público de maneira mais natural em relação aos anúncios tradicionais, aprimorando a consciência de marca e conectando-a às pessoas de forma mais profunda. A Liga do Soneca chega alinhada ao posicionamento da Zissou, que muito além de produtos, busca levar conteúdo alinhado ao propósito de redefinir a relação das pessoas com o sono”, afirma Ilan Vasserman, co-fundador da Zissou. O mercado de games no Brasil ultrapassou os R$11bi em 2021 e é a indústria de entretenimento que mais fatura ao redor do mundo.
Além de chegar a mais pessoas e aproximar-se de seu público de forma lúdica, com os benefícios dados aos jogadores a Zissou espera alavancar as vendas no último trimestre do ano, que representa 35% da receita anual da marca, aumentando a motivação de compra de um produto que costuma ser adquirido de forma planejada. A empresa deve fechar o ano com faturamento médio de R$35M, que corresponde a um crescimento de 60% em relação ao ano anterior, nos canais da marca.
Quanto mais eles dormem, mais você ganha
Desenvolvido para plataforma web, o jogo pode ser jogado em celulares ou computadores, sem a necessidade de download de aplicativos, no link www.zissou.com.br/ligadasoneca. O desafio é manter dormindo um dos quatro personagens que podem ser escolhidos: Bicho Papinho, Princesa Ervilha, Fantástico Dr. Melo e Freeze.
Por meio de cliques do mouse ou recurso TouchScreen, a missão é capturar elementos que remetem a um bom sono, como travesseiros, unicórnios, ursinhos de pelúcia e nuvens fofas. Caso toque em elementos que prejudicam o sono, como pesadelos, despertadores ou bebês chorando, o jogador perde pontos. A quantidade de pontos acumulados equivale ao valor do cupom de desconto recebido para compras no site da Zissou.
A criação da dinâmica do jogo, de personagens, cenários e elementos ficou a cargo da equipe de marketing da Zissou e o desenvolvimento foi feito pela Blitzar Sistemas Digitais Interativos. Com gameplay de fácil assimilação e curva de aprendizado relativamente baixa, o jogo propõe a obtenção de cupons por meio da pontuação obtida. Uma forma de incentivar a recorrência e o compartilhamento do mesmo.
Nos últimos anos a marca investiu em campanhas criativas em parceria com marcas de peso, a criação do “Clube dos Chocolovers Dorminhocos”, com Goldko, “Rituais do Sono”, com Amazon, “Do Banho ao Sono”, com L’Occitane en Provence, “Conecte. Desconecte.Reconecte.”, com Samsung e “Momento Spark”, com Holistix. O lançamento do jogo reforça o posicionamento inovador e criativo da marca.