Por Fernanda Lemes
O desempenho do varejo na Black Friday e na Cyber Monday do Brasil
superou às previsões, o que sinaliza um
início de recuperação econômica. De acordo com os dados da
Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado, somente no
e-commerce, as datas movimentaram R$ 5,96 bilhões no País, alta de 35,5%
em comparação a 2018. Por isso, a expectativa está alta para o
Natal!
Mas, para encerrar as vendas de final de ano
com um ‘boom’ nos números e finalizar o ano com chave de ouro, é
preciso planejamento, além do investimento de tempo e de dinheiro.
Pensando nisso, separei cinco dicas para alavancar as vendas, sejam nas
lojas físicas ou online, e surfar na onda do crescimento econômico.
1) Treinamento – um (bom) relacionamento com o
cliente, o que otimiza a experiência de compra, só é possível
com uma equipe que esteja preparada. E, para isso, é necessário que haja
um treinamento. Afinal, os talentos não nascem prontos, eles
precisam ser lapidados! E treinamento é investimento, segundo o estudo
realizado pela Universidade da Califórnia, um vendedor preparado
realiza, em média, 37% vendas a mais do que os outros.
2) Checklist diário! – reúna a equipe, discuta e verifique os itens que ajudarão a tornar a jornada do cliente
mais ágil e, se precisar, faça várias checagens para garantir a disponibilidade desses produtos que são tão requisitados.
3) Comunicação assertiva – saber se comunicar é
importante, não apenas com o cliente, mas também com o
colaborador. Neste cenário, cada empresa conhece a sua realidade e, por
isso, sabe as ferramentas que vão transmitir a informação para
todos.
No fim de ano, por exemplo, com os seus
horários diferenciados, é preciso uma comunicação assertiva com todos.
Para isso, use painéis em locais estratégicos e, também, aposte nos
grupos de redes sociais para falar com a equipe. Nesta época do ano,
é imprescindível que toda a equipe esteja alinhada com as estratégias da
empresa.
4) Organização e reposição 2V’s – uma loja que
esteja limpa e organizada incentiva o cliente a permanecer e,
também, o ajuda a fazer suas escolhas. Separe os produtos por estilo de
vida, numeração, marca, lançamentos, oportunidades etc. Outro
ponto importante é a reposição. Uma dica é optar pela 2V’s, que
significa vai e volta. Ou seja, caso o produto vá para a prova do
cliente e não seja vendido, ele deve imediatamente voltar para a
exposição para que outro cliente possa levá-lo para casa.
5) Experiência de compra – com os processos
alinhados é o momento de surpreender o cliente. Abuse da criatividade
e da tecnologia para identificar alguns indícios do produto que seja
ideal para ele. A equipe está preparada e, agora, é a hora de
colocar em prática, finalizar a venda e fidelizar o cliente.
Ufa, é isso! As projeções estão ótimas,
principalmente após as altas nos números das últimas datas
comercias, o que significa que o mercado está aquecido. Portanto, os
brasileiros estão prontos para comprar e, com essas dicas, a sua loja
está preparada para vender. Então, que comecem as vendas do final de
ano!
* Fernanda Lemes é especialista em varejo e gestora da SetaDigital, empresa de Tecnologia da Informação
especializada no setor calçadista adquirida recentemente pela Linx.