Vivemos em um turbilhão de lives, conteúdos, novos conceitos. Ver essa explosão de coisas acontecendo nos paralisa e nos faz entrar em um looping de comparação. Onde fica a sua marca no meio disso tudo?
Estar na internet não é mais uma opção, a não ser que você possa bancar essa escolha, como fez a Bottega Veneta.
Clamamos por autenticidade nos outros, mas será que estamos dando a devida atenção ao que nos faz diferente, ou estamos apenas reproduzindo padrões?
Uma coisa é fato: A tal autoridade que você tanto busca está dentro de você. Ninguém vai te coroar como autoridade sem você colocar sua marca em movimento, e para fazer tudo isso, o digital é o melhor caminho para sua marca crescer.
Porém, não basta postar. Sua marca precisa emocionar.
Entenda que sua audiência é sua cliente só pelo fato de consumir seu conteúdo. O que você coloca no mundo pode aflorar sentimentos ou transmitir passividade. Qual você acha que vende mais?
Hoje a honestidade é um pré-requisito, e a confiança se destaca entre as emoções mais importantes para os próximos anos. Então, se você quer ter uma marca que dure no tempo, conquiste a confiança da sua audiência e mais do que isso: confie no seu cliente.
Você tem o papel de ser líder da sua comunidade e pode gerar movimentos que emocionam, afinal as pessoas estão ali pelos interesses em comum, a sua marca representa quem eles são.
Ter uma comunidade te ajuda a reconhecer as preferências do seu grupo, e a se atualizar para continuar fazendo parte da vida do seu cliente, não importa o seu tamanho.
Nesse ponto, te mostro dois ótimos exemplos: a LEGO® que criou uma comunidade para receber sugestões de novos brinquedos e produzem os mais votados pelo grupo, e a Não Tenho Roupa – NTR, uma marca de aluguel de roupas de Florianópolis que uniu jovens adultos pelo interesse em cultura pop.
Ambos têm comunidades ativas, com símbolos e rituais próprios, que potencializam a interação e conectam à nível emocional, quem está ali se sente pertencente.
A emoção tem o poder de ressignificar a nossa relação com as marcas e o digital aparece apenas como um meio para conquistar e transmitir essa confiança e despertar emoções.
O branding entra como o farol que guia o caminho para você se entender, movimentar e comunicar de forma coerente. Não se padroniza criação de marca, cada uma é única.
Sua marca está pronta para viver a sua melhor versão digital?
Thami Carelli | @thamicarelli
Especialista em Branding Digital
Thami Carelli é especialista em branding e oferece soluções estratégicas para marcas que desejam se posicionar no digital. Após 5 anos trabalhando ativamente com a expansão internacional de negócios, ela encontrou no branding a chave para fazer negócios prosperarem através do ambiente digital. Thami é membra fundadora do TBG, especialista em Marketing e Gestão pela ESPM e graduada em Relações Internacionais pela PUC-SP.