No mercado do consumo e varejo, a experiência de compra é algo fundamental para o cliente. O estágio de “Flow” que, em português, significa “estado ou experiência de fluxo” é a experiência de compra ótima, em estado fluído, contínuo. O conceito foi desenvolvido pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, na década de 70, que define o Flow como um estado mental onde o corpo e a mente fluem em perfeita harmonia.
O estágio máximo do flow mostra que as pessoas desenvolvem habilidades e as utilizam para tornar suas compras mais ágeis ou mais prazerosas. O professor e coordenador do Núcleo de Varejo e Retail Lab da ESPM-SP, Ricardo Pastore, acredita que a criatividade é muito importante no desenvolvimento de habilidades, pois elas podem se manifestar em forma de jogos, quizzes e em outras diversas maneiras que tornem a compra mais prazerosa. “Muitas vezes as pessoas buscam experiências próprias, a experiência é do cliente, e o que a tecnologia permite é uma personalização do consumo”.
Geralmente, as pessoas entram em estado de flow (fluxo) quando estão fazendo algo que elas gostam, uma vez que a motivação se intensifica e a concentração se torna mais fácil.
Pastore acrescenta que a todo momento os clientes estão desenvolvendo habilidades de compra e superando desafios, e que a tecnologia oferece recursos para serem usados no consumo.”Agora a onda é a inteligência artificial, as pessoas estão aprendendo a lidar com isso e podem aplicar este recurso nas suas compras”, afirma.
O professor ainda completa o raciocínio dizendo que quanto mais experientes as pessoas se tornarem, desenvolvendo habilidades, mais fácil será de superarem os desafios.
“A experiência ótima, perfeita, é fruto do desenvolvimento de habilidades com aplicação dos desafios, então quanto mais hábeis os nossos clientes se tornam, mais desafios eles podem superar e, com isso, eles ficam satisfeitos”, acrescenta Pastore.
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